Escolha uma Página

Na Construção Civil, todos os detalhes são importantes e um erro pode ser fatal para determinado projeto. Afinal, as três principais etapas (planejamento, acompanhamento e relatórios) precisam estar bem direcionadas — quando não há uma boa gestão de obras, pode haver prejuízos e desperdícios.

Devido à alta competitividade do mercado é evidente que uma série de falhas podem ser evitadas com o apoio de um software para gestão. Contudo, contar com a tecnologia é uma maneira de agilizar, otimizar e proporcionar serviços de maior qualidade para o cliente.

Mas, afinal, o que o software de gestão de obras tem de tão especial e como ele funciona? Leia o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Que benefícios o software de gestão de obras proporciona?

Você já entendeu que a tecnologia veio para ficar, certo? Quem não fizer uso dessas inovações, além de perder seus benefícios, ficará para trás. Dessa forma, o software de gestão de obras chega trazendo mais veracidade e respostas em tempo real às informações. Trata-se de algo que, se feito de modo manual, pode não só ser arcaico, mas também imprudente.

Planejamento

Aplicar a tecnologia no planejamento de obras maximiza o custo-benefício e fornece rapidez na elaboração dos orçamentos, eliminando incertezas e atrasos. Logo, em uma plataforma de gestão, você pode determinar processos, equipe, local e materiais necessários para uma obra.

Depois, é possível combinar as variáveis de forma coerente, afinal a Engenharia Civil é uma ciência exata e não pode trabalhar baseada em suposições. Desde já, é imprescindível operar com confiança para se obter o custo direto da obra .

A tecnologia também ajuda você a saber quais serão os serviços necessários em uma obra: alocar a equipe, levantar gastos por etapa, planejar a evolução física-financeira e estipular prazos. Assim, tudo isso ocorre de modo preciso e prático, a depender da solução utilizada.

Acompanhamento

Sabemos que é difícil conseguir acompanhar todos os detalhes de uma obra com atenção. Com uma boa solução, esse monitoramento é feito de modo claro, sendo que os dados são apurados automaticamente e geram relatórios precisos. Facilitando a comparação entre o Planejado Vs. Realizado.

Tudo isso otimiza o tempo do profissional responsável pela função de acompanhar a obra. Assim, elimina problemas como a incapacidade de observar e registrar as características da obra. Com a inteligência tecnológica ao seu lado, você terá direcionamentos para ações preventivas e corretivas durante a obra, além de maior agilidade para tomada de decisão

Geração de relatórios

Em uma reunião de negócios, a equipe de gestores e diretores da construtora necessita ter informações precisas sobre o andamento da obra. Sem o auxílio de um software, porém, conseguir levantar dados para analisar os resultados pode ser mais trabalhoso.

Do diretor(a) ao estagiário(a), passando pela equipe terceirizada: todos esses funcionários precisam ser comunicados para fornecer informações a respeito da evolução da obra. Igualmente, é claro que tal processo não seria nada eficiente sem a ajuda de um software.

Nesse cenário, a tecnologia entra como uma forma de centralizar todos os dados necessários para o relatório de uma obra, de modo facilmente visualizável — o que é essencial a uma boa gestão.

Isso funcionaria da seguinte forma: cada funcionário contribui com informações em diferentes níveis, variando de acordo com as responsabilidades do cargo. Assim, a comunicação se tornaria mais clara, possibilitando o acesso remoto e melhoria na comunicação entre os envolvidos na obra. A tecnologia garante:

  • antever e controlar os gastos;
  • controle financeiro das contas e fluxo de caixa;
  • uma melhor gestão do tempo;
  • apropriação de custos a fim de integrar a gestão de obras com o financeiro.

Quais são as funcionalidades de um software de gestão de obras?

Agora que você já entende melhor os benefícios dessa ferramenta, é importante conhecer suas funções. Veja abaixo!

Painel

À primeira vista, no painel, você consegue ter uma visão geral sobre as informações da sua empresa. É possível acompanhar o andamento da obra (com gráficos de valores Planejados Vs. Realizados) e manter um maior controle financeiro ao visualizar os próximos pagamentos e recebimentos.

Antecipadamente com esse recurso, é possível obter dados interessantes para conhecimento das despesas realizadas em relação a cada tipo de insumo necessário na obra.

Contatos

Há, ainda, uma área específica para salvar todos os contatos envolvidos direta ou indiretamente com a obra. Logo, quando você precisar de informações rápidas sobre seus clientes, funcionários e fornecedores, é possível recorrer à funcionalidade de forma ágil e fácil.

Catálogo

Para ganhar tempo na elaboração do planejamento da obra, as opções presentes na aba do catálogo, como informações de materiais, equipamentos e serviços, podem ser cadastradas. Dessa forma, você avaliará a produtividade da mão de obra e o rendimento dos materiais, de maneira simples e centralizada.

Comercial

Que tal elaborar orçamentos comerciais de forma fácil e acompanhar sua negociação para fechar mais contratos depois? Desde já, com a funcionalidade comercial, é possível fazer isso. Basta estabelecer um preço para seus cliques e, depois, gerar propostas profissionais. Há as seguintes opções:

  • precificação de orçamentos;
  • elaboração de propostas comerciais;
  • organização de orçamentos e listagem de materiais;
  • gráfico de desempenho comercial.

Obras

Nessa área, você pode acompanhar o andamento dos custos planejados em relação ao que já foi realizado na sua obra. Afinal, este processo inclui identificar se os gastos estão dentro do orçamento de custos, ou se houve desvio. Em síntese, ele permite uma visão macro em etapas ou mais detalhada, em itens, de acordo com a apropriação de custos.

Com a ferramenta, você observa se o andamento da obra vem respeitando o orçamento, se está conseguindo economizar ou se será preciso melhorar. Há as opções:

  • materiais;
  • mão de obra;
  • equipamentos;
  • Cronograma.
  • despesas;

Financeiro

A funcionalidade relacionada ao setor financeiro pode ser subdividida em contas a receber, contas a pagar e fluxo de caixa. Dessa forma, confira cada uma delas a seguir.

Contas a receber e a pagar

Nesse setor, suas contas são organizadas em um mesmo espaço. Assim, possível manter os recebimentos e pagamentos em dia, consultar relatórios por clientes ou obras específicas e acessar extratos. Desde já, você tem a chance de classificar seu pagamento por categoria e centro de custo.

Fluxo de caixa e resultados

Por meio de gráficos e tabelas objetivas, o desempenho financeiro da sua empresa pode ser acompanhado nessa ferramenta. Assim, você tem acesso rápido às receitas, às despesas e aos resultados obtidos dos períodos que deseja consultar.

A princípio, no fluxo de caixa, você terá o pleno conhecimento da sustentabilidade das obras e do negócio. É essencial o controle dos gastos realizados e da previsibilidade financeira em relação às próximas entradas e saídas de caixa.

Conclusão

Utilizar um software de gestão de obras é uma ótima forma de garantir bons resultados. Dessa forma, garantir a redução do tempo gasto em tarefas que podem ser automatizadas e otimizar a performance da empresa.

Agora que você entendeu como funciona a gestão de obra e de que forma os softwares ajudam nisso, que tal entrar em contato conosco e conhecer nosso sistema de gestão voltado para a Construção Civil? Será um prazer ajudá-lo!