Qual o futuro da construção civil?

Qual o futuro da construção civil?

Atualizado em 16 abril, 2020
por Marcel Ribeiro

Em meio à turbulência que vivemos no mercado é importante estar atento à tendências que já se mostraram efetivas para o setor da Construção Civil. Ferramentas e processos que surgem diariamente a fim de agilizarem e tornarem o mercado mais dinâmico e produtivo nos apontam sobre o futuro da construção civil.

O futuro da construção civil já chegou. A transformação digital nessa área é uma realidade que tem feito diferença para os profissionais e empresas do mundo inteiro. Mas, afinal, o que há de mais moderno nesse setor? Por que é tão importante ficar de olho nas tendências que surgem a todo momento? 

Preparamos este post para trazer dicas e mostrar expectativas para o futuro desse setor extremamente dinâmico e em constante movimento. 

Quer conferir? Então, aproveite a leitura e não se esqueça de tomar nota das dicas a seguir. Vamos lá!

Algumas das principais tendências para o futuro da construção civil

Destacamos alguns exemplos do que é esperado para o setor e tendências que já são realidade em projetos e obras. Confira a seguir!

Sustentabilidade

Um dos fatores mais marcantes para o futuro da construção civil é a presença da sustentabilidade nos projetos. Aliás, essa tendência não se limita somente ao planejamento e uso mais eficiente de recursos sustentáveis durante uma obra. Ela também engloba valores e princípios de empresas, fornecedores e clientes. 

Desse modo, a sustentabilidade na construção civil é um fator de diferenciação e especialização. Porque ela impacta o aumento das vendas e o fortalecimento da marca por meio de uma pauta social e ambiental. 

Evidentemente, esse conceito também cumpre o papel principal proposto em um projeto sustentável. Isto é, causar menos impactos ao meio ambiente, permitir maior integração à comunidade e possibilitar desempenho mais eficiente dos serviços. 

Como exemplos práticos da sustentabilidade aplicada à construção civil, podemos destacar: 

  • reaproveitamento de recursos e materiais durante a obra;
  • projetos sustentáveis, como energia solar, captação de água, horta, jardim etc.;
  • especialização em bioconstrução (superadobe, hiperadobe etc.);
  • descarte correto ou reaproveitamento de entulhos;
  • ações sociais da obra com a comunidade local.

Automação predial 

Uma das tendências para o futuro da construção civil é a chamada automação predial. Na prática, são tecnologias aplicadas aos projetos que visam melhorar a segurança, a economia e o desempenho das empresas e trabalhadores.

Isso contribui para otimizar a obra e as atividades do dia a dia. Assim, garante o aumento da produtividade de pessoas e equipamentos, bem como a redução de custos e desperdícios.

Para entender melhor o que engloba a automação predial na construção civil, podemos apontar alguns exemplos. Confira abaixo: 

  • sensores de presença para acionamento de lâmpadas;
  • sensores de incêndio automáticos para a segurança;
  • aplicativos de controle de acesso e acionamento de equipamentos;
  • ferramentas de comunicação, como rádios, aplicativos e chats;
  • elevadores, carros e máquinas inteligentes.

Estruturas pré-fabricadas

Outra realidade na construção civil é o uso de estruturas pré-fabricadas, que, muitas vezes, são capazes de substituir diversos recursos. Isso contribui para diferentes fatores em uma obra, como praticidade, velocidade de entrega, processos mais limpos e silenciosos e sustentabilidade.

Há muitas alternativas disponíveis no mercado atualmente. Preparamos uma pequena lista de exemplos para você conferir:

  • tijolos ecológicos;
  • paredes de drywall;
  • isolamento acústico de diferentes materiais;
  • falsas-paredes;
  • pré-fabricados de concreto.

Drones

Enquanto os drones são apenas brinquedos para alguns, na construção civil seu uso é cada vez mais comum, oferecendo vantagens incontáveis. Eles funcionam como um excelente diferencial durante o planejamento de um projeto. Podem ser usados para: levantamento topográfico, agrimensura e avaliação geral do terreno e da região antes do início das obras.

Isso ajuda engenheiros, arquitetos, trabalhadores e clientes a terem uma visão mais ampla e detalhada da obra. Assim, eles conseguem alcançar resultados ainda melhores e mais adequados para a área em questão.

Além disso, como seu uso ajuda na medição e nas análises antes da construção, isso impacta, inclusive, o planejamento orçamentário

Impressão 3D

Uma das tendências mais promissoras para o futuro da construção civil é a popularização das impressões 3D. Essa prática, que já é utilizada em outros setores do mercado, traz vantagens e ganhos para projetos arquitetônicos e de engenharia.

Como exemplos do que esse tipo de tecnologia é capaz de proporcionar, há desde a impressão de vigas de concreto até a elaboração de móveis. Além disso, pontes, escadas, paredes, telhados e, até mesmo, cômodos completos podem ser elaborados a partir de uma impressão 3D.

Softwares de gestão

Hoje, muitas empresas e profissionais de construção civil conseguem gerir projetos desse setor de maneira eficiente e obter ótimos resultados. Tudo isso, graças à evolução tecnológica e ao desenvolvimento de softwares especializados nessa área de atuação.

Essas soluções permitem um controle total de seu projeto em um ERP voltado para as necessidades da construção civil. Elas englobam desde a gestão de compras e a manutenção do catálogo de materiais até o acompanhamento geral da obra e do orçamento.

Então, contar com um software específico para a gestão da construção civil garante o aumento da produtividade, a otimização das atividades, a redução de custos e desperdícios. Além disso, ele ajuda a cumprir os cronogramas e orçamentos e, sem dúvidas, proporciona uma experiência melhor ao cliente final.  

Conclusão

Em resumo, essas são algumas dicas sobre o futuro da construção civil nos próximos anos. Boa parte dessas tendências já é uma realidade e a expectativa é que, a cada dia, surjam novidades, ferramentas e materiais para o setor. Portanto, acompanhe e invista no que há de mais moderno e funcional para atender às novas demandas do mercado. Mantendo, dessa forma, sua empresa relevante e lucrativa.

Gostou do nosso post? Quer atualizar-se sempre sobre a área de construção civil e não perder mais nenhuma dica? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e acompanhe as próximas novidades. Até mais!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!