O que é um software ERP e como ele pode me ajudar?

O que é um software ERP e como ele pode me ajudar?

Atualizado em 14 abril, 2017
por Marcel Ribeiro

ERP é um termo utilizado para descrever os softwares desenvolvidos para auxiliar  organizações no gerenciamento do negócio. Contas a pagar e receber, compras, vendas, emissão de notas fiscais, controle de estoque e da folha de pagamento dos funcionários são apenas algumas das funções que podem estar inseridas nesse tipo de solução.

Se você deseja ter mais segurança na hora de gerenciar as quantidades de materiais usados, um acompanhamento bem feito de “realizado x planejado” e organizar bem suas contas como gastos com mão de obra, contas a pagar e a receber etc., está na hora de entender melhor o que é um ERP e como ele pode ajudar no seu negócio.

Para facilitar a sua vida, fizemos um resumo com as principais informações a respeito do assunto. Acompanhe o post!

Conheça o Mais Controle

Afinal, o que é um ERP?

Da necessidade de organizar todas as informações de uma empresa, surgiu a demanda dos ERP’s.

O Enterprise Resource Planning ou, em bom português, Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema que tem o objetivo de agrupar todas as funcionalidades e controles que uma empresa precisa.

Sendo um software de gestão, além de trazer tudo para um só lugar, ele também busca automatizar o máximo de tarefas possíveis. Isso significa que quando você paga uma conta da empresa, o programa automaticamente a acrescenta ao controle financeiro de caixa e e já corrige o valor do seu saldo.

Em uma situação normal, sem o ERP, para realizar a mesma operação você teria uma planilha para controlar as suas contas, quais estariam pagas ou não, valor pago e data, por exemplo. Ao realizar o pagamento precisaria atualizar essa planilha e incluir o pagamento no seu controle de caixa também, anotando quase as mesmas coisas outra vez e, finalmente, atualizando o seu saldo.

Um dos maiores ganhos que temos utilizando ERP é que não precisamos repetir alguns tipos de operações, além de já ter tudo em um só lugar. Isso porque o ERP controla mão de obra, materiais, contas a pagar e a receber, cronogramas, fluxo de caixa, cadastro de fornecedores, de clientes entre outras coisas.

Em resumo, ele organiza tudo para que você não precise mais ficar perdendo tempo com um monte de controles separados, tenha retrabalho e ainda não deixa acontecerem erros que qualquer um cometeria atualizando tudo à mão.

Quais os tipos de ERP que existem?

Entendido que um ERP serve para organizar toda a sua empresa, vamos avaliar agora os tipos que podem ser encontrados por aí.

Assim como qualquer outro sistema, são várias as formas em que se podem encontrar esses softwares de gestão. Com certeza, algum vai servir ao seu negócio.

ERP local

Também chamado de on premisse. Nessa modalidade temos aqueles programas que são instalados diretamente no seu computador. Eles não vão precisar de internet para funcionar, já que seus arquivos e informações estão todos com você.

Nesse caso, é normal acabar investindo em algum treinamento para poder dar manutenção se necessário. De alguma forma terá que entender melhor sobre o sistema para que não fique dependendo completamente de um suporte especializado de vez em quando.

Precisará também ter mais atenção e, possivelmente, mais manutenção das suas máquinas já que suportará todo o programa por sua conta.

ERP em nuvem

Ao contrário do modelo anterior, este tipo de ERP é um software de gestão online e não implica em ter que instalar nada no seu computador.

Utilizando a internet você vai atualizar seus controles de maneira remota. Assim o fornecedor da solução fica como responsável por guardar seus arquivos e dar manutenção no servidor, além, é claro, da segurança das informações.

Também chamado de SaaS (Software-as-a-Service), algo do tipo “software como serviço”, ele tem a vantagem de poder ser acessado de qualquer lugar e fica disponível o tempo todo.

ERP de nicho

Assim como temos restaurantes especializados em comida japonesa, italiana, espanhola e chinesa, os softwares de gestão também podem ser elaborados ao gosto do freguês.

É possível encontrar, então, ERP’s voltados para pet shops, supermercados, postos de gasolina e, é claro, software para gestão de obras.

Para cada caso um enfoque diferente com layouts específicos e funções voltadas para o tipo de negócio do cliente.

Essa preparação já focada no ramo de atuação ajuda a diminuir consideravelmente a necessidade de parametrização e outras adequações que seriam necessárias no caso da contratação de sistemas mais genéricos.

ERP opensource

Opensource, ou código aberto, são aqueles programas colaborativos criados quando alguém ou um grupo de pessoas desenvolve a base do sistema e aos poucos outras pessoas vão ajudando a construí-lo.

É como se fôssemos construir uma casa e quem quisesse ajudasse em uma parte. Tendo uma estrutura em comum e um direcionamento do que precisa ser feito.

O interessante desse tipo de programa é que ele está sempre em evolução, mas isso não significa que seja gratuito necessariamente.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Quais os principais benefícios de um ERP?

Como você já deve ter percebido, existem algumas boas vantagens na utilização de ERP’s.

Abaixo listamos as que precisam ser sempre lembradas:

  • Acabar com retrabalho;
  • Diminuir consideravelmente erros nos registros;
  • Melhorar a comunicação;
  • Tornar mais rápidos vários processos internos;
  • Facilitar a gestão de grandes volumes de dados;
  • Favorecer a tomada de decisões de maneira estratégica;
  • Diminuir o tempo de operações, entrega de produtos e prestação de serviços;
  • Eliminar a necessidade de várias rotinas de trabalho cotidianas;
  • Tornar a empresa mais ágil e profissional;
  • Facilitar a busca por dados e informações estratégicas;
  • Tornar os controles operacionais padronizados e de mais fácil análise;
  • Possibilitar a redução de estoques;
  • Diminuição de custos;
  • Aumentar a produtividade e a eficiência da empresa.

Como você pode ver um bom ERP ajuda muito a sua empresa a se estruturar melhor, tornar a sua rotina mais fácil e favorece bastante a melhoria dos seus resultados. Isso sem falar em reduzir consideravelmente o trabalho cansativo que é ficar tendo que atualizar manualmente cada um dos seus controles.

No final das contas, seu negócio agradece e também a sua família, já que você terá um pouco mais de tempo livre.

Agora você sabe o que é um ERP. Se quiser entender melhor sobre como um software para construção civil pode realmente ajudar a tocar os negócios, siga-nos nas redes sociais e se mantenha informado!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!