Checklist de como fazer o acompanhamento de obra

O acompanhamento de obras é uma tarefa que demanda disciplina, já que envolve fiscalizar a segurança no trabalho, as compras de materiais e contratação de pessoal, por exemplo. Pensando nisso, este texto mostra o que é necessário analisar e auditar para ter eficiência no gerenciamento das obras na sua empresa.

Inicialmente, para fazer um bom acompanhamento de obras, a equipe deve se ater ao planejamento realizado antes do início da execução. Isso pode ser feito com ajuda de tecnologias, para que as informações importantes da obra estejam em um único lugar. Depois disso, é necessário se organizar e elaborar um roteiro com os pontos que devem ser vistoriados. Dessa forma é possível facilitar o trabalho, apesar de não dispensar a contratação de um profissional responsável pelo acompanhamento da edificação.

Assim, para ter êxito na gestão da obra e garantir o acompanhamento dos serviços no setor da construção, é preciso fazer um checklist completo. De forma que estejam incluídos desde os serviços preliminares, passando pela fundação, estrutura, hidráulica, elétrica até o acabamento.

Continue a leitura e descubra outras dicas relevantes sobre o tema.

Controle de mão de obra para construção civil

Estude bem os projetos

Essa é uma etapa crucial para cumprir o padrão de qualidade proposto durante o acompanhamento da obra: analisar os projetos como um todo para prever as interferências e fazer a conciliação.

Nesse sentido, vale conferir o projeto arquitetônico, aprovado junto à prefeitura, e a parte de instalação estrutural, elétrica e hidráulica. Assim, será possível conhecer os gargalos da construção e poder atuar com antecedência para manter o bom andamento da obra.

Antecipadamente, é bom definir as áreas do canteiro de obras para ajudar na logística dos materiais e pessoas: vestiário, banheiro e almoxarifado. Também é necessário fazer a cotação dos materiais a serem usados na construção e contratar a mão de obra especializada.

Confira a locação da obra

A locação da obra é um dos momentos mais importantes da obra, por se tratar da marcação dos furos para a fundação. Desde já, a posição definida para o furo da sapata, por meio da tabeira, é de onde a obra irá se desenvolver.

Sem dúvidas, o seu checklist de acompanhamento de obras deve conter a conferência do posicionamento das sapatas. Com o projeto estrutural em mãos, este trabalho deve ser feito pelo Engenheiro junto com a presença do Encarregado da obra.

Nessa etapa, os responsáveis pela conferência devem medir o distanciamento entre as estacas e os afastamentos em relação aos limites da edificação.

Cheque a execução das atividades

Um bom acompanhamento de obras exige que o gestor tenha conhecimento sobre boas práticas de planejamento e controle. É preciso haver assiduidade nas visitas à obra para se conhecer as necessidades e se adiantar quanto às demandas da obra.

Além de monitorar a segurança do trabalho e o desperdício dos materiais, deve-se checar algumas atividades prioritárias, como:

  • execução de formas;
  • posicionamento das ferragens;
  • lançamentos elétricos e hidráulicos;
  • armazenamento de materiais;
  • cotações e compras de insumos;
  • organização do canteiro;
  • pagamentos e recebimentos.

Banner clicável para conhecer nossas funcionalidades e não se perder em tantas planilhas

Invista em um software de acompanhamento de obra

Atualmente, já existe tecnologia para facilitar o trabalho nas empresas da construção a obterem melhores resultados na gestão de obras. O software Mais Controle, por exemplo, proporciona o acompanhamento da obra com uma interface acessível e integração entre as áreas. Assim, além de otimizar a gestão das obras, ainda organiza as finanças da construtora ou da empreiteira.

Realizar o acompanhamento e a gestão financeira da obra se torna um grande desafio quando isso é feito somente com o apoio de planilhas. Por isso, bom é investir em um sistema de gestão integrado, que controla o fluxo de caixa e apropriam os gastos de maneira automática.

Conclusão

Neste texto, você observou como é importante fazer o acompanhamento de obras, para controlar o uso de recursos e vistoriar a execução da construção. Dessa forma, vale ressaltar que a checklist ajuda a vistoriar a execução da obra, mas não exclui a visita feita pelo responsável técnico.

Para facilitar o trabalho é importante se organizar e montar um planejamento a ser seguido, evitando imprevistos e desperdícios desnecessários. Após isso basta executá-lo da maneira correta e melhorar seus resultados com as obras.

Gostou do artigo? Se sim, continue aprofundando o seu conhecimento em ferramentas e técnicas para a execução de obras. Baixe, agora, este e-book gratuito sobre planejamento e gerenciamento na construção civil!

Compartilhe

Marcel Ribeiro

Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle