Como um software pode otimizar a gestão de tempo na construção civil?

Como um software pode otimizar a gestão de tempo na construção civil?

Atualizado em 6 novembro, 2019
por Marcel Ribeiro

A gestão de tempo na construção civil pode representar aumento de lucro e redução de gastos, além de gerar bem estar para os trabalhadores. Uma das maneiras mais efetivas de se alcançar tal objetivo é através do uso de tecnologias e um software de gestão, veja como.

Fazer a gestão de tempo na construção civil é uma tarefa complexa. Nas empresas, às vezes perde-se muito tempo com determinadas atividades; em outras ocasiões, gasta-se menos tempo do que o devido para que o resultado seja realmente satisfatório.

Os softwares são recursos tecnológicos que possibilitam otimizar o tempo, sem demoras excessivas, nem serviços malfeitos. Por serem programados para determinadas funções, eles efetuam operações em menos tempo e com eficiência, contribuindo para o aumento da produtividade e a satisfação do cliente.

A gestão de tempo na construção civil de forma correta resulta em um diferencial valioso para que ela se expanda e tenha o lucro esperado.

Veja como um software pode ajudar a empresa a administrar melhor o tempo de trabalho!

Conheça o Mais Controle

A identificação de desperdícios

Os desperdícios no âmbito da construção civil geralmente são altos.A princípio, desperdiça-se não somente tempo, mas muitos materiais que poderiam ser melhor aproveitados. Dessa forma, um software contribui para identificar fontes de desperdícios e, consequentemente, tornar as decisões mais fáceis e acertadas.

Algumas atividades podem combinar o trabalho entre o homem e a máquina, agilizando o trabalho e economizando tempo. Da mesma forma, acaba-se gastando muito tempo com os controles financeiros que envolvem a construção.  Dessa forma, um sistema que seja capaz de identificar gargalos e trabalhar de maneira ágil pode desempenhar um papel primordial. Afinal, dessa maneira é possível não somente identificar desperdícios, mas também ter tempo para trabalhar na correção dos mesmos.

Utilizar técnicas, e tecnologias, que permitam acelerar as atividades sem provocar prejuízos é muito importante como diferencial competitivo. Em suma, a economia de gastos com materiais e profissionais não pode comprometer a qualidade dos serviços e dos materiais.

A identificação dos desperdícios de forma precisa pode acelerar os processos e as operações, pois sabendo onde está o erro, imediatamente se trabalha para corrigi-lo.

O aumento da eficiência da obra

Uma obra, para ser boa, deve ser realizada respeitando os parâmetros do que foi planejado. Um dos pontos mais importantes é exatamente o prazo para a execução e entrega.

Com a entrega do projeto executado no prazo acordado, além da satisfação do cliente, os custos diminuem. Isso significa ganho de valor agregado devido à qualidade conquistada com a quantidade recursos inicialmente definida.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

A facilidade em elaborar estimativas válidas

As estimativas são importantes dentro de qualquer orçamento de obras. Afinal, elas podem se relacionar ao uso de recursos, bem como aos impactos provocados pelo planejamento.

Considerando as estimativas, é possível ter uma noção real do que precisa ser feito e das dificuldades encontradas.

Com a tecnologia apropriada, o processo de análise fica mais completo e compatível com a realidade, permitindo efeitos de controle. Dessa forma, pode-se aproveitar a possibilidade de automatização dos processos para otimizar novamente a gestão de tempo na construção civil.

O auxílio na definição de metas

Definir metas é uma forma de engajar e direcionar os trabalhadores. Elas devem ser estratégicas e envolver desafios. É importante que as metas definidas maximizem o uso do tempo, tornando os processos mais satisfatórios.

O software contribui para controlar as atividades, tendo-as como a base do seu planejamento.

A agilidade na tomada de decisões

Se estamos falando em gestão de tempo na construção civil, é relevante que as tomadas de decisões sejam aceleradas, mas bem embasadas. Assim, os softwares fornecem as informações necessárias para que a decisão seja tomada com segurança e em tempo hábil.

A avaliação dos relatórios gerados em tempo real tornam o processo de pensar e tomar decisões mais dinâmico e eficiente. E o melhor de tudo, os relatórios podem ser gerados de maneira automática e sem esforços.

O Mais Controle oferece muitas funcionalidades para melhorar a gestão de tempo na construção civil

O software Mais Controle oferece diferentes funcionalidades que melhoram a gestão de obras na construção civil. Por exemplo, ele traz um catálogo que cadastra as informações dos insumos e composições, possibilitando o ganho de tempo no planejamento das obras.

Ele também conta com as funções:

  • Comercial: Gera orçamentos e propostas comerciais personalizadas com facilidade e rapidez. Oferece também gráficos de desempenho comercial;
  • Planejamento e Gestão de Obras: Permite elaborar orçamentos de custos de maneira prática e completa, comparando o Planejado Vs Realizado de gastos ao longo da execução. Além de cronograma, evolução física e financeira, relatórios, entre outras.
  • Controles Financeiros: Gerencia as contas a pagar e a receber, classificando os gastos por categoria e centro de custos, como suas obras por exemplo. Controle do  fluxo de caixa e indicadores financeiros de sua empresa automaticamente.

Com o Mais Controle você pode analisar os dados separados por obras, controlando a operação e a saúde financeira da sua empresa.

Conclusão

A gestão de tempo é uma estratégia importante na construção civil. Favorece a economia das despesas, aumento do lucro, bem estar dos funcionários e garante a satisfação dos clientes com a entrega do serviço dentro do prazo.

Através do comprometimento da equipe aliado à utilização de um software é possível melhorar os resultados do negócio. Cada vez mais as empresas estão aderindo a esta ideia e os benefícios vêm se comprovando a cada dia!

Agora aproveite os espaços abaixo para deixar seu comentário e compartilhar suas ideias!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!