Como um sistema de gestão ERP pode melhorar os resultados da sua empresa?

Como um sistema de gestão ERP pode melhorar os resultados da sua empresa?

por Marcel Ribeiro

Precisa melhorar os processos da sua empresa? Quer aumentar os seus lucros e otimizar o seu tempo, mas não sabe exatamente por onde começar? Então você está no lugar certo, pois aqui nós vamos mostrar como um sistema de gestão ERP pode lhe ajudar.

Do inglês Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa), ERP é um termo utilizado para descrever os softwares que foram desenvolvidos para auxiliar as organizações no que se refere ao gerenciamento do negócio.

Contas a pagar e receber, compras, vendas, emissão de notas fiscais, controle de estoque e da folha de pagamento dos funcionários são apenas algumas das funções que podem estar inseridas nesse tipo de solução.

Dito isso, vamos agora ao que importa: como um sistema de gestão ERP pode melhorar a performance da sua empresa. Ficou curioso? Quer saber? Então vamos lá!

Conheça o Mais Controle

1. Padronizando os processos

Por estender a visão do negócio em um único lugar e de forma sistêmica, é possível a padronização dos processos. Nesse sentido, o ponto a destacar é que um sistema de gestão ERP otimizará o fluxo de informações, contribuindo para a qualidade e a eficiência organizacional.

Ter os processos padronizados é o primeiro passo para a melhora da sua produtividade, lembre-se disso. Pense bem: você acha que as atividades manuais e os registros desorganizados trarão os resultados que tanto se espera? É claro que não!

2. Facilitando o gerenciamento das informações

A facilidade para gerenciar as informações é outro ponto que merece ser ressaltado. Entenda que, ao utilizar um ERP na sua empresa, você poderá controlar todas as obras e/ou serviços de maneira individual, mas tudo no mesmo ambiente (painel de controle).

Desse modo, evita-se a perda de informações e os erros que podem ser cometidos pela falta desses dados, um problema bastante recorrente no setor de construção civil.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

3. Organizando o fluxo de caixa

Um sistema de gestão ERP também organizará o seu fluxo de caixa. Aqui, isso será visto pela estruturação das obrigações no que corresponde às contas a pagar e receber.

Teoricamente, os resultados financeiros são mais positivos quando as entradas e saídas de caixa são bem gerenciadas, desconsiderando, obviamente, os fatores de mercado.

4. Controlando os custos com materiais e mão de obra

Sem a menor sombra de dúvidas, uma das grandes vantagens que você obterá ao aderir a esse tipo de software é a visão clara e completa dos custos com materiais e mão de obra.

Em razão de suas funcionalidades, todos os gastos e despesas estarão ao seu alcance, de forma simples e prática, isso lhe permitirá entender o que pode ser cortado ou apenas reduzido, por exemplo.

5. Agilizando as rotinas administrativas

Por último nessa lista, mas não menos relevante, está a agilidade nas rotinas administrativas. Em virtude de todos os benefícios apresentados até aqui, é nítido que você otimizará o seu tempo e consequentemente tornará a sua empresa mais eficaz.

Enfim, se há um setor que tem muito a ganhar com um sistema de gestão ERP é o da construção civil. Além de melhorar a sua performance, colocará o seu negócio em um novo patamar de atuação.

Se quiser saber mais e deseja conhecer as diversas funções de um ERP, entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!