Benefícios da padronização de processos para o sucesso da empresa

Benefícios da padronização de processos para o sucesso da empresa

Atualizado em 2 agosto, 2017
por Marcel Ribeiro

Todo gestor que busca ampliar seus resultados precisa focar sua atuação em três pontos-chave dentro da empresa. Esses pontos são: a melhoria contínua de processos, o aumento do lucro pelas tomadas de decisões estratégicas e a economia de tempo.

Esses fatores estão ligados ao mapeamento e à padronização de processos. Para explicar melhor como tudo isso acontece, listamos os principais benefícios decorrentes de um controle de processos benfeito em seu negócio.

Conheça o Mais Controle

1. Criação de histórico operacional da empresa

Toda empresa que pretende alcançar novos níveis de competitividade e uma fatia maior do mercado precisa aprender a se desenvolver por meio de uma visão crítica. Analisando sempre os seus erros assim como seus acertos.

Para que isso seja possível, é necessário ter em mãos informações precisas de tudo o que foi feito e quais os resultados atingidos. Essa é uma das principais funções de se ter um histórico operacional da empresa.

Pela análise dos dados coletados, pela reflexão sobre o momento atual da empresa e pelo histórico de gastos com áreas e setores do negócio fica bem mais fácil conseguir comparar os cenários e escolher qual a linha estratégica a ser adotada para garantir maior assertividade das decisões e um futuro com mais chances de sucesso para o empreendimento.

2. Fluidez dos serviços

Uma empresa que se preocupa em organizar procedimentos rotineiros a serem seguidos tem capacidade de controle e previsão de gastos e investimentos muito maiores.

Como já se sabe o que é necessário ser feito e os valores a serem empenhados em cada parte do trabalho, o planejamento torna-se naturalmente algo mais simples de ser realizado. Dessa forma, evitando gargalos financeiros ou de produção e também a maioria dos imprevistos que possam surgir pelo caminho.

Outro ponto importante é que, como a rotina dos processos torna-se mais conhecida, qualquer tipo de problema que ocorra durante a execução do processo acaba ficando mais fácil de ser identificado, já que o controle de processos rapidamente indicará a desconformidade.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

3. Ganho de tempo

Quanto mais organizados estão os processos, menos se perde tempo para fazer as tarefas previstas.

Primeiro, porque não há que ficar avaliando e tomando decisões sobre assuntos anteriormente definidos. Uma vez estudados, o modus operandi mais adequado já foi encontrado e poderá ser seguido sem medo.

Segundo, porque a rotina dos processos controlada de maneira adequada, mais cedo ou mais tarde, começará a indicar pontos que podem sofrer ajustes mais finos. Isso é o que muitos chamam de melhoria continuada.

Quanto mais se repete uma rotina de maneira controlada e com uma boa forma de mensuração, melhores são as chances de conseguir aprimorá-la, garantindo assim economia de tempo e recursos da sua empresa.

4. Adaptação às novas demandas do mercado

Em um ambiente competitivo e que exige tomada de decisão rápida para que se garanta a sobrevivência do negócio em meio às muitas mudanças dentro do mercado, saem na frente as empresas que conhecem melhor o seu negócio e a sua capacidade de resposta.

Essa eficiência só é possível de ser atendida uma vez que a empresa tenha ferramentas eficientes de controle de seus processos e que realmente possam servir de base para a análise das alternativas à frente.

Ter um bom Software ERP que ofereça boas fontes de informação a respeito do próprio empreendimento evita o gasto de tempo buscando levantar esses dados. De forma a não ficar para trás na corrida do dia a dia.

Se você agora consegue enxergar melhor por que se deve buscar a padronização de processos e os benefícios que ela pode produzir em sua empresa, ajude outros amigos e colegas divulgando este conteúdo em suas redes sociais.


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!