Medir a produtividade na construção civil não é uma tarefa simples. Afinal, cada atividade, seja ela de fundação, elétrica, hidráulica, estrutura ou acabamento, possui características próprias — o que veremos mais detalhadamente no decorrer deste texto.
Ao mesmo tempo, o cálculo é fundamental para a precisão nas estimativas de: prazo, custos, redução de desperdícios e aumento da lucratividade com a melhora na execução e no controle dos serviços.
Felizmente, hoje possuímos recursos tecnológicos e informações de referência que facilitam em muito o cálculo em questão. Então, saiba como aproveitar essa facilidade continuando com a leitura.
Quais os benefícios em medir a produtividade?
Fica mais difícil calcular o prazo de entrega de uma obra sem conhecer a produtividade dos serviços que serão executados. Com um planejamento preciso você diminui imprevistos, correções de última hora, improvisações e desperdícios, além de favorecer a precisão no cálculo orçamentário.
Obviamente, quando pensamos em calcular a produtividade, está implícito o objetivo de trabalhar para melhorar o desempenho. Mas isso só trará resultado prático se mantida a qualidade. Sendo assim, o conhecimento da produtividade ajuda no cálculo da quantidade de profissionais, dos prazos, na definição da sequência e início das atividades.
Como medir a produtividade na construção civil?
Basicamente, para medir a produtividade, deve-se levar em consideração uma quantidade de serviço executado por um número de profissionais durante uma determinada quantidade de tempo (hora, dia ou mês). A produtividade pode ser expressa individualmente ou por equipe, e o relacionamento dessas variáveis segue conforme a fórmula abaixo:
Exemplo:
- Quantidade de serviço: 80 m²
- Tempo de execução: 8 horas
- Número de profissionais: 2 homens
É comum observar a produtividade sendo apresentada através de um coeficiente ou índice. Eles representam a quantidade de tempo necessário de um profissional para a execução de uma unidade serviço, geralmente expresso por homem/hora.
Exemplo:
- Quantidade de serviço: 80 m²
- Tempo de execução: 8 horas
- Número de profissionais: 2 homens
Adotando como exemplo a pintura de um apartamento, dentre as principais tarefas deste serviço, temos a preparação da superfície (lixar, selar, aplicar massa, lixar novamente, etc.), e a pintura, com produtividades diferentes.
Pois bem, o cálculo do coeficiente de produtividade é obtido calculando o Hh/m² (homem-hora por metro quadrado), de cada um dos serviços de execução. Assim, se um pintor leva duas horas para pintar 10 m² de parede, seu coeficiente é de 0,2 Hh/m². Obviamente, há uma variação se você calcular o tempo usado para cantos e detalhes. Outros fatores de influência são, por exemplo:
- Quantidade de funcionários envolvidos;
- Tempo de execução de cada serviço;
- Tempo de transporte de materiais;
- Fatores externos;
- Materiais usados;
- Uso de equipamentos.
Ou seja, se a disponibilização do material de trabalho não ocorrer nos prazos certos, a produtividade irá diminuir. Da mesma forma, atrasos de salários, o relacionamento interpessoal, e a quantidade de dias chuvosos também influenciam o resultado. Em razão disso, o controle da produtividade é um indicador importante da melhora de desempenho dos processos.
Por isso, uma forma muito eficiente de usar o cálculo é considerar a influência em Hh/m² de cada fator envolvido. Por exemplo:
- Qual a variação entre a pintura de cômodos grandes e pequenos? Em Hh/m²?
- E no caso de paredes mal preparadas?
- Qual a influência da indisponibilidade de materiais? E equipamentos?
Conclusão
Ainda em consequência, a produtividade na construção civil é um dos fatores chaves na lucratividade e competitividade no setor. Junto com o controle de desperdícios, a diminuição do retrabalho e com o aprimoramento dos processos, ajuda a construir modelos mais sólidos de gestão, contribuindo para a lucratividade e para a reputação da empresa, uma vez que os clientes usam o cumprimento de prazos como referência de competência e confiança.
E você? Acha importante se dedicar ao aprimoramento de processos? Se sim, aproveite para conferir o conteúdo que separamos para você: “Ciclo PDCA: o que é, como funciona e porque aplicar?”
Boa tarde
Saberia como calcular ou estimar a quantidade de emprego gerado por m² na construção civil?
Fala Guri.
Esse indicador servirá para qual finalidade?