Por que o cronograma de obras é fundamental para a gestão do projeto?

Por que o cronograma de obras é fundamental para a gestão do projeto?

por Marcel Ribeiro

Executar os processos referentes a execução de uma obra requer bastante planejamento e compromisso. O cronograma de obras é um documento essencial para o controle de prazos de entrega de todas as atividades de uma construção.

Neste artigo você verá as causas que tornam o cronograma de obras uma ferramenta tão importante durante a execução de uma obra. Durante o texto você saberá quais são as vantagens trazidas pelo uso de um cronograma alinhado aos propósitos da obra ou do empreendimento.

Ao final, você receberá dicas de como elaborar um bom documento desse tipo para ajudar na gestão das suas obras. Não espere mais tempo, continue a leitura para entender como melhorar seus resultados com essa ferramenta!

planilha gratuita para mercado de construção civil

Qual é a importância do planejamento de ações em uma obra?

Tocar uma obra pode ser uma tarefa complicada por vezes. Vários fatores podem contribuir para que existam atrasos na execução de um projeto. Para contornar esse e todos os problemas possíveis, deve ser usado um cronograma de obras completo. Por meio dele a empresa consegue ter um guia mais claro de todos os passos a serem seguidos.

Alguns pontos são essenciais dentro de um cronograma, como por exemplo: conhecimento das etapas, sequenciamento das atividades, previsão de início e término das tarefas listadas, dados detalhados de orçamento e a previsão de entrega.

Seguir esses pontos é importante para manter sólida a imagem de uma construtora, ou empreiteira, diante do mercado em que ela atua.

Quais são os benefícios trazidos por um cronograma de obras bem alinhado?

Que um cronograma bem-feito é essencial para atingir o sucesso de um empreendimento já ficou claro. Mas também é possível elencar as vantagens de ser guiado por um plano desses.

Entre os principais benefícios podemos citar o melhor controle de prazos e o gerenciamento de materiais, por meio da diminuição de erros e consequentes desperdícios. Além disso, a maior assertividade nos processos pode facilitar o acesso a recursos financeiros, quando necessário capital de giro, por exemplo.

Dessa forma a programação de compras se torna muito mais efetiva e o gerenciamento dos riscos passa a ser mais controlado, o que evita imprevistos custosos.

Como um cronograma de obras deve ser feito?

Um cronograma é um documento simples, que não requer malabarismos operacionais. Sua importância está na descrição das atividades a serem realizadas, a especificação de seus custos e as datas de conclusão. Em suma, ele é a materialização daquilo que foi planejado inicialmente.

Assim, o documento precisa ser feito seguindo uma ordem cronológica. Primeiramente devem ser discriminadas as atividades preliminares, passando pelas tarefas intermediárias até chegar à fase de acabamento.

Um ponto de atenção deve ser a descrição de metas alcançáveis em vez de tentar acelerar os processos. Isso é importante pois pode resultar em frustração da equipe por não atingir determinados objetivos.

Conclusão

Um cronograma de obras é parte fundamental de um processo de construção bem-sucedido. Utilizar esse documento pode significar mais lucro e mais agilidade nas suas obras.

Por isso, é necessária muita atenção durante a elaboração desse documento e, portanto, à sua execução. É importante elaborar cronogramas realistas, alinhados com o orçamento e a entrega prevista para o seu cliente. Isso evita quebras de expectativas e melhora a transparência e contato com seus clientes. Seguindo os passos descritos, as chances de melhorar os resultados com obras aumentam consideravelmente.

Gostou do conteúdo? Então baixe agora mesmo a planilha do controle de cronograma físico-financeiro e melhore a gestão de seus processos construtivos!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!