Controle de custos em obras: como um software de gestão pode ajudar?

Controle de custos em obras: como um software de gestão pode ajudar?

Pelo fato de o mercado da construção civil estar cada vez mais competitivo, realizar uma gestão eficiente passou a ser essencial para muitas empresas e para que isso ocorra é preciso ter um excelente controle de custos em obras.

Quando se tem controle sobre os custos, é possível encontrar maneiras de reduzi-los aumentando assim lucratividade do negócio. Neste texto, vamos mostrar para você os benefícios que um software de gestão pode oferecer aos gestores de obras para atingirem ótimos resultados em seus projetos!

Como um software de gestão pode ajudar no controle de custos em obras?

Para garantir o controle de custos em obras é importante registrar todas as despesas e apropriá-las por categorias e centro de custos, como por exemplo etapas e atividades. Para facilitar neste processo e manter os lançamentos organizados é importante contar com a ajuda de um software.

Um bom software de gestão específico para obras pode te ajudar nesta função, pois ele já está preparado para realizar as tarefas particulares desse tipo de negócio, facilitando no processo de apropriação dos custos e permitindo comparar o que foi realizado com os custos planejados até o momento. Isso permite que o gestor possa tomar decisões antecipadas para evitar estouros nos custos e garantir o cumprimento do orçamento inicial.

Quais são as vantagens que um software de gestão pode trazer ao seu negócio?

Diminuição nos custos e prejuízos

Ao armazenar e organizar os dados das obras realizadas anteriormente, é possível aproveitar essas informações e elaborar orçamentos mais assertivos, com custos mais reais, com base nos acontecimentos passados. Dessa forma, o orçamento futuro virá sustentado de informações, capazes de oferecer mais segurança e previsibilidade.

Pode-se observar também a diminuição do tempo na atividade de elaboração de um orçamento. Isso pois, em alguns softwares, é possível criar novos orçamentos a partir da duplicação de orçamentos anteriores ganhando agilidade e economia de tempo.

Aumento da produtividade

A utilização de um software de gestão empresarial facilita a tarefa de lançamento e apropriação das despesas por obras, reduzindo assim o tempo gasto nesta atividade. A atividade de elaboração de relatórios para análise do andamento das obras também fica muito mais fácil. Isso proporciona o gestor de obras mais tempo para se dedicar à outras tarefas.

Com uma ferramenta apropriada, o gestor pode dedicar parte do seu tempo no planejamento e no controle das obras, permitindo mais informações em momentos de tomadas de decisões. Isso traz maior agilidade e assertividade.

Maior qualidade na gestão

Além de dados relativos à obra, um sistema de gestão também oferece integração com outros departamentos da empresa. Essa integração dos setores é importante para o alinhamento entre as áreas e a fluidez das informações de forma transparente.

Em muitos casos, gestores buscam o auxílio de planilhas para controlar suas atividades, no entanto, é importante ressaltar os riscos das planilhas diante de uma operação complexa, pois além de não serem integradas, o que resulta em duplicidade de lançamentos e maior tempo necessário à essas atividades, necessitam de conhecimentos avançados da ferramenta para se fazer um melhor controle.

Maior segurança nas informações

Em sua maioria, os softwares de gestão empresarial trazem maior proteção sobre os dados lançados, visto que as tecnologias e os conceitos atuais tratam este assunto com prioridade, e geralmente contam com criptografia de dados e certificados de segurança.

É possível em alguns sistemas cadastrar perfis de acessos para que cada colaborador da empresa tenha acesso somente às informações que competem às suas atividades.

Disponibilidade de dados

Caso o software que você tenha escolhido seja hospedado em um servidor em nuvem (tecnologia que cresce a cada ano) será possível acessar suas informações e relatórios de qualquer lugar e a qualquer hora, bastando um acesso à internet.

Neste caso é importante que seu fornecedor de software atenda às exigências mínimas quanto à utilização de recursos de segurança das informações, conforme citado no tópico anterior.

Cronograma físico financeiro

Com o cronograma, o gestor tem a possibilidade de estipular o sequenciamento das tarefas e ter em mãos uma previsão do avanço de suas obras com datas de início e fim. Com o auxílio de um bom software, é possível cruzar facilmente as datas do planejamento com os recursos necessários para a execução de cada atividade, sendo assim possível estimar o cronograma físico financeiro.

O cronograma físico financeiro representa o quanto a organização espera desembolsar durante o andamento do projeto. Com ele é possível monitorar os atrasos e identificar brechas em cada fase da construção.

Você viu que para atingir excelência no planejamento e no controle de custos de obras é preciso que a empresa possua profissionais capacitados e que, de preferência, faça uso de um software de gestão empresarial alinhado com as suas necessidades. Isso faz com que a empresa se torne mais eficaz e como consequência disso, tenha economia no custo final do empreendimento e aumento da lucratividade.

Você gostou deste texto? Então continue visitando nosso blog e veja “6 dicas infalíveis para melhorar o seu gerenciamento de obras”!


Guilherme Junqueira
Guilherme Junqueira
Administrador de empresas, apaixonado por gestão, finanças e construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *