6 ferramentas que ajudam na gestão de obras

Última atualização: 13/11/2017 | 7 min. de leitura

O gerenciamento de obras é uma atividade essencial no ramo da construção civil. Desde as grandes empreiteiras até as pequenas empresas prestadoras de serviço, todos precisam estar atentos à boa gestão dos recursos, prazos, funcionários e fornecedores. Por isso há uma busca por ferramentas que ajudam na gestão de obras.

Por Marcel Ribeiro
ferramentas que ajudam na gestão de obrasferramentas que ajudam na gestão de obras

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, acabaram-se as desculpas para a falta de organização. Ou seja, bom gerenciamento não é mais um diferencial, e sim uma necessidade exigida pelo mercado.

Atualmente existem várias ferramentas que podem ajudar a melhorar a gestão de obras, proporcionando maior organização, agilidade e eficiência. Por isso, listamos 6 modernas ferramentas, mostrando como cada uma pode contribuir na sua rotina de trabalho. Acompanhe:

Banner
loading…

Quais os tipos de planejamento de obras?

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos momentos mais importantes para a construção civil. É aqui que entenderemos todos os processos que devem levar à conclusão do produto final.

Entenderemos o planejamento orçamentário, o tempo de execução, as forças do empreendimento, entre outros aspectos. Podemos dividir os tipos de planejamento em diferentes formas, apresentadas a seguir. Veja!

Planejamento de longo prazo ou estratégico

Nesse momento, é avaliado todo o projeto, desde as etapas iniciais até o processo final de entrega do empreendimento. Ou seja, é um planejamento a longo prazo, o que facilita a tomada de decisões, ajudando a entender quando devemos escolher certos serviços, equipamentos e contratação de terceiros. 

Também são avaliados fatores que podem influenciar os prazos de entrega, como períodos mais chuvosos.

Planejamento de médio prazo ou tático

Podemos considerar essa etapa de planejamento aquilo que gira em torno de quatro semanas. Ele faz a ligação entre a gestão estratégica e operacional. Esta última veremos no próximo tópico.

O planejamento de médio prazo tático tem como objetivo analisar aquilo que foi desenvolvido dentro da gestão operacional e pode influenciar a visão estratégica. Assim, seu projeto pode passar por mudanças sem impactar o que foi projetado a longo prazo.

Constantemente, o planejamento tático passa por revisões, principalmente na área de suprimentos. Dessa forma, evita-se que o projeto estratégico seja descumprido.

Planejamento de curto prazo ou operacional

Pode ser considerado um planejamento do que será realizado entre uma e duas semanas. Aqui, as atividades são bem detalhadas, por esse motivo é chamado de operacional. Ele acompanha a rotina da obra.

O planejamento de curto prazo busca a proteção da produção por meio do combate à incerteza e garantia do fluxo. Ele parte da ideia de que todas as etapas serão executadas sem nenhuma interferência e, da mesma forma, que nenhuma etapa será feita sem os insumos necessários.

Entretanto, podem existir influências que não estão nas mãos das construtoras. A responsabilidade do projeto operacional é reconhecer esses fatores que impactam as entregas. Quando o planejamento operacional tem diversas inconclusões, identificamos quais são os gargalos do projeto e o que pode ser feito para evitar que o planejamento estratégico seja totalmente descumprido.

Qual a importância do planejamento de obras?

O planejamento de obras é fundamental para você poder garantir a eficiência do seu projeto, isto é, reconhecer gargalos, identificar custos elevados, verificar descumprimento de etapas, entre outros pontos importantes.

A eficiência de um planejamento requer a utilização de três níveis: estratégico, tático e operacional. Um complementa o outro, fornecendo os insights necessários para que o gestor tome as melhores decisões para o sucesso do empreendimento.

Quais são as principais ferramentas para gestão de obras?

Já imaginou como seria a gestão de obras hoje sem o auxílio das tecnologias existentes em nossas mãos? Softwares de sistemas de gestão ERPs permitem que os gestores acompanhem toda a obra em diferentes níveis, desde a entrega das etapas planejadas, gestão orçamentária, nível de produtividade até a eficiência do time de qualidade. Esses são alguns dos aspetos que se avalia com o suporte de ferramentas para gestão de obras.

Sabendo disso, separamos 6 das principais soluções existentes atualmente no mercado. Confira quais são e veja por que são fundamentais para você.

1. Evernote

Imagine substituir o antigo bloquinho de anotações por uma ferramenta bem mais ágil e com muitas funcionalidades? Então considere utilizar o Evernote. O programa permite que você organize todas as informações relacionadas à obra, como: salvar cronogramas, elaborar rascunho do diário de obras, guardar fotos e vídeos mostrando a evolução do serviço e o que mais sua criatividade e necessidade permitirem.

Além disso, é possível compartilhar essas informações com os colaboradores em tempo real e assim garantir que toda a equipe esteja em sintonia.

2. Dropbox

O Dropbox é um programa que permite o armazenamento de documentos na nuvem com segurança. Essa é uma ótima maneira de guardar informações hoje em dia. Além de não perder arquivos importantes, você pode compartilhar com os colegas de trabalho e acessar remotamente os documentos, sem precisar ficar carregando várias pastas o dia todo.

3. Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos. A grande vantagem do Trello é que ele é perfeitamente ajustável à necessidade do usuário. Trata-se de um aplicativo online (Desktop Android e iOS) que permite que equipes possam organizar suas tarefas de forma dinâmica e facilitada.

4. Google Agenda

O Google Agenda facilita a organização de compromissos com clientes e fornecedores. Apesar de simples, a ferramenta pode trazer grandes vantagens, principalmente para quem ainda não se adaptou a usar softwares mais complexos. Com o Google Agenda você pode criar e compartilhar calendários com atividades, reuniões e prazos, mantendo-se sempre atualizado com seus compromissos.

5. Any.Do

O Any.Do é um aplicativo (Android e iOS) que lhe permite controlar suas listas de tarefas. Sua grande vantagem é a simplicidade. Com o Any.Do você cria tarefas e pode organizá-las por grupo (“pessoal” ou “profissional”) ou por tempo (“hoje”, “amanhã”, “em breve” e “algum dia”). O aplicativo também permite a criação de lembretes para avisá-lo sobre os prazos. No gerenciamento de obras, o Any.Do é ideal para controle de tarefas simples.

6. Mais Controle ERP

O Mais Controle ERP é um software de gestão online, ideal para micro e pequenas empresas de construção civil. Com ele, é possível planejar e controlar de forma simples e eficiente a execução de obras e serviços. Além disso, o programa ajuda a organizar as finanças da empresa.

O Mais Controle ERP conta com uma variedade de funcionalidades, como: cadastro de serviços por composição de custos, planejamento e controle de obras, lançamentos financeiros para a empresa ou obra específica, controle das contas a pagar e a receber, controle do fluxo caixa e dos resultados da empresa, dentre outros. Além disso, o programa conta uma tela de painel de controle, na qual você tem uma visão geral sobre a sua empresa, com o resumo do acompanhamento das obras, os próximos pagamentos e recebimentos, por exemplo.

Conclusão

Esperamos que com essas dicas você consiga escolher boas ferramentas para melhorar o gerenciamento de obras na sua empresa. Se ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão de outra ferramenta, ou quer dar sua opinião sobre os programas que nós apresentamos, então deixe um comentário no nosso post!