6 ferramentas que ajudam na gestão de obras

6 ferramentas que ajudam na gestão de obras

Atualizado em 13 novembro, 2017
por Marcel Ribeiro

O gerenciamento de obras é uma atividade essencial no ramo da construção civil. Desde as grandes empreiteiras até as pequenas empresas prestadoras de serviço, todos precisam estar atentos à boa gestão dos recursos, prazos, funcionários e fornecedores. Por isso há uma busca por ferramentas que ajudam na gestão de obras.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, acabaram-se as desculpas para a falta de organização. Ou seja, bom gerenciamento não é mais um diferencial, e sim uma necessidade exigida pelo mercado.

Atualmente existem várias ferramentas que podem ajudar a melhorar a gestão de obras, proporcionando maior organização, agilidade e eficiência. Por isso, listamos 6 modernas ferramentas, mostrando como cada uma pode contribuir na sua rotina de trabalho. Acompanhe:

Conheça o Mais Controle

1. Evernote

Imagine substituir o antigo bloquinho de anotações por uma ferramenta bem mais ágil e com muitas funcionalidades? Então considere utilizar o Evernote. O programa permite que você organize todas as informações relacionadas à obra, como: salvar cronogramas, elaborar rascunho do diário de obras, guardar fotos e vídeos mostrando a evolução do serviço e o que mais sua criatividade e necessidade permitirem.

Além disso, é possível compartilhar essas informações com os colaboradores em tempo real e assim garantir que toda a equipe esteja em sintonia.

2. Dropbox

O Dropbox é um programa que permite o armazenamento de documentos na nuvem com segurança. Essa é uma ótima maneira de guardar informações hoje em dia. Além de não perder arquivos importantes, você pode compartilhar com os colegas de trabalho e acessar remotamente os documentos, sem precisar ficar carregando várias pastas o dia todo.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

3. Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos. A grande vantagem do Trello é que ele é perfeitamente ajustável à necessidade do usuário. Trata-se de um aplicativo online (Desktop Android e iOS) que permite que equipes possam organizar suas tarefas de forma dinâmica e facilitada.

4. Google Agenda

O Google Agenda facilita a organização de compromissos com clientes e fornecedores. Apesar de simples, a ferramenta pode trazer grandes vantagens, principalmente para quem ainda não se adaptou a usar softwares mais complexos. Com o Google Agenda você pode criar e compartilhar calendários com atividades, reuniões e prazos, mantendo-se sempre atualizado com seus compromissos.

5. Any.Do

O Any.Do é um aplicativo (Android e iOS) que lhe permite controlar suas listas de tarefas. Sua grande vantagem é a simplicidade. Com o Any.Do você cria tarefas e pode organizá-las por grupo (“pessoal” ou “profissional”) ou por tempo (“hoje”, “amanhã”, “em breve” e “algum dia”). O aplicativo também permite a criação de lembretes para avisá-lo sobre os prazos. No gerenciamento de obras, o Any.Do é ideal para controle de tarefas simples.

6. Mais Controle ERP

O Mais Controle ERP é um software de gestão online, ideal para micro e pequenas empresas de construção civil. Com ele, é possível planejar e controlar de forma simples e eficiente a execução de obras e serviços. Além disso, o programa ajuda a organizar as finanças da empresa.

O Mais Controle ERP conta com uma variedade de funcionalidades, como: cadastro de serviços por composição de custos, planejamento e controle de obras, lançamentos financeiros para a empresa ou obra específica, controle das contas a pagar e a receber, controle do fluxo caixa e dos resultados da empresa, dentre outros. Além disso, o programa conta uma tela de painel de controle, na qual você tem uma visão geral sobre a sua empresa, com o resumo do acompanhamento das obras, os próximos pagamentos e recebimentos, por exemplo.

Esperamos que com essas dicas você consiga escolher boas ferramentas para melhorar o gerenciamento de obras na sua empresa. Se ficou alguma dúvida, tem alguma sugestão de outra ferramenta, ou quer dar sua opinião sobre os programas que nós apresentamos, então deixe um comentário no nosso post!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

2 respostas para “6 ferramentas que ajudam na gestão de obras”

    • Guilherme Junqueira disse:

      Obrigado Silvio! Estamos sempre postando novos conteúdos sobre gestão e construção. Se inscreva na nossa Newsletter! ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!