Saiba como otimizar o planejamento de obras de construção civil

Saiba como otimizar o planejamento de obras de construção civil

Atualizado em 7 janeiro, 2020
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

O planejamento de obras é uma tarefa fundamental para que o gestor garanta que o projeto seja executado conforme o esperado. Dessa forma, espera-se que todas as atividades planejadas estejam dentro dos custos e prazos previamente determinados.

Quando um dos itens do planejamento não está de acordo com o esperado, a empresa responsável pela execução da obra pode sofrer alguns prejuízos. Desde já, os prejuízos podem ir além daqueles relacionados ao setor financeira da empresa.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com informações importantes sobre como melhorar o seu planejamento de obras e a entregar mais qualidade ao seu cliente. Assim, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Acesso fácil aos dados

Hoje em dia não é comum encontrar empresas que utilizam papéis para manter o registro das informações dos projetos que estão em andamento. Em suma, essa não é uma prática considerada usual, muito menos sustentável.

Os processo de busca por informações precisam ser ágil, demandando o menor tempo possível aos colaboradores para encontrar os dados. Assim, as horas economizadas pelas buscas rápidas podem ser investidas em atividades que realmente são importantes para a empresa.

Para ajudar neste processo, alguns softwares — como o Mais Controle —, podem auxiliar de forma efetiva e bastante positiva. Antecipadamente, com simplicidade e eficiência para controlar as obras, torna-se possível ter mais organização sob as finanças da empresa, mantendo tudo sob controle.

Uso de tecnologias que auxiliam no controle

O controle das atividades é um extremamente importante quando o assunto é mensurar a produtividade de uma empresa. Assim a economia é gerada quando se tem em mãos informações sobre o andamento do projeto. Dessa forma, encontrar uma solução se torna uma tarefa muito mais simples e rápida para os problemas.

Logo, por mais que no curto prazo esse processo possa parecer um pouco complicado, saiba que no longo prazo, os resultados podem compensar todo esse esforço.

Geração de relatórios

Quando a empresa se dispõe de relatórios precisos, fica muito mais fácil encontrar a solução para os possíveis problemas que podem ser acontecer durante a execução do projeto. Assim, alguns dos relatórios mais importantes para toda empresa da construção civil são: fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, relatório de compras e de comparação dos custos planejados versus realizados.

Definitivamente, esse é um item que deve ter alta prioridade, principalmente se o seu objetivo é entregar excelência aos seus clientes e garantir uma imagem positiva perante a concorrência e os futuros consumidores dos seus serviços.

Conclusão

Ao utilizar a tecnologia para gerenciar as informações, controlar a operação e gerar relatórios, o trabalho de engenheiros e profissionais da construção pode se torna mais fácil, econômico e ágil.

Se você tem interesse em contratar um serviço que vai ajudar a sua empresa a melhorar os resultados, basta entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais sobre as soluções que oferecemos!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Uma resposta para “Saiba como otimizar o planejamento de obras de construção civil”

  1. Carlos disse:

    Boa tarde! Ótimos apontamentos, utilizar a tecnologia é um algo crucial. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!