Escolha uma Página

A produtividade da equipe de obras é essencial para o bom andamento do projeto. É graças à atuação das pessoas que é possível alcançar os objetivos específicos com a empreitada, além de ser algo que ajuda na economia. Aumentar a produtividade, portanto, amplia as chances de sucesso da construção.

Convém ressaltar que isso não significa apenas produzir em menos tempo. Também é preciso reduzir o uso de diferentes recursos, otimizar a utilização de equipamentos e máquinas, evitar os retrabalhos e assim por diante. Na prática, é um jeito de cumprir tanto o cronograma quanto o orçamento.

Pensando nisso, elaboramos 4 dicas para você aumentar a produtividade da equipe de obras e ter sucesso na tarefa. Confira!

1. Estabeleça metas e responsabilidades

Ter um bom planejamento é essencial para melhorar o controle e o trabalho dos profissionais. O estabelecimento de metas ajuda a criar interesses desafiadores e que direcionam as pessoas.

O ideal é definir metas que tirem os funcionários da zona de conforto, mas que, ainda assim, sejam alcançáveis. A partir dessa definição, é possível criar um programa de incentivo e recompensas para quem conseguir atingir os objetivos.

Além de tudo, não basta definir os interesses. É indispensável determinar quais são as responsabilidades de cada pessoa, de modo que todos saibam o que é esperado da própria atuação.

2. Qualifique a mão de obra

Profissionais que não têm a capacitação adequada, frequentemente, cometem erros que levam ao retrabalho. Além disso, a falta de entendimento sobre certas etapas torna tudo mais complexo e demorado.

Para aumentar a produtividade da equipe de obras, portanto, uma dica é reforçar a qualificação da mão de obra. Treinamentos e capacitações são bem-vindos para que todos saibam como agir em cada situação.

Esse passo não apenas garante mais eficiência de atuação, como melhora a qualidade do que é realizado. Assim, há uma economia de recursos e, principalmente, uma elevação na satisfação do cliente.

3. Escolha as ferramentas e os materiais corretos

O conhecimento do time não é o único componente necessário para aumentar a produtividade. Afinal, não basta que eles saibam como executar um processo da melhor maneira se não tiverem à disposição os recursos exigidos.

Ainda durante o planejamento de obras, é essencial selecionar corretamente os equipamentos e materiais. Versões tecnológicas ou atualizadas, normalmente, trazem mais eficiência e garantem resultados melhores. Portanto, o recomendado é que os times possam usar esses recursos a favor da execução de tarefas.

4. Use um software para o gerenciamento

A tecnologia é uma grande aliada da produtividade da equipe de obras. Mais que apenas estar presente em equipamentos, ela também pode ser aplicada na gestão. Um software, por exemplo, traz as condições necessárias para automatizar e simplificar todo o processo.

Primeiramente, o ideal é que ele ofereça total mobilidade. Poder controlar e verificar as informações de qualquer lugar aumenta a conveniência e garante bons resultados.

Também é importante conseguir acompanhar cada etapa e identificar o realizado em relação ao planejado. Com a verificação dos dados, é possível encontrar gargalos e perceber se algo não tem saído conforme o esperado. No final, é um jeito de sustentar as decisões e otimizar o processo.

Saber como aumentar a produtividade da equipe de obras é essencial para gerar melhores resultados. Além de usar essas dicas, não se esqueça de que a motivação é uma aliada no processo, então busque formas de engajar os colaboradores o tempo inteiro.

Já que a intenção é tornar a obra mais eficiente, aproveite para descobrir como realizar um bom controle de estoque na construção civil!