Fluxo de caixa na construção civil, como organizar? Aprenda!

Como organizar fluxo de caixa na construção civil? Aprenda!

Por causa dos conflitos entre a quantia de recursos que precisam ser gastos e a entrada de capital em uma obra, é muito importante ter um controle eficaz de fluxo de caixa na construção civil. Um bom gerenciamento financeiro, o uso da estratégia correta e a utilização de ferramentas inovadoras podem ser um diferencial para a longevidade da sua empresa.

Pensando nisso, neste post, vamos mostrar a importância de organizar seu fluxo de caixa e como ele pode ajudar na saúde financeira do seu negócio. Confira!

O que é fluxo de caixa?

Em linhas gerais, fluxo de caixa é o mecanismo de controle e organização das entradas e saídas de dinheiro do seu empreendimento num certo período de tempo. Ele permite visualizar os períodos de maiores desembolsos ou de maiores sobras de caixa, possibilitando o empresário tomar decisões mais assertivas a fim de preservar a saúde financeira do seu negócio.

Para fazer o cálculo do fluxo de caixa, devem ser registrados todos os recebimentos e todos os pagamentos a fim de que o resultado seja verdadeiramente adequado à movimentação e demonstre a situação real da empresa.

Dessa forma, é possível verificar e planejar o saldo disponível para que o empreendimento sempre tenha capital de giro visando pagar suas contas em dia ou realizar novos investimentos. Veja no exemplo abaixo um método gráfico de visualização das entradas e saídas de capital durante os dias do mês, este recurso ajuda a prever e se preparar para o período.

 Qual é a importância do fluxo de caixa para a saúde financeira do negócio?

Controlando o fluxo de caixa, é possível que você visualize o movimento do capital da empresa de maneira precisa e realize uma administração financeira que permita o cumprimento e o pagamento de todas as obrigações. Além disso, isso possibilita que se tenha uma visão do presente e do futuro, contribuindo para que algumas decisões importantes possam ser tomadas de forma antecipada.

Como organizar o fluxo de caixa?

  • Estipule um período para o seu fluxo de caixa.
  • Estabeleça uma forma de identificar receitas e despesas.
  • Identifique transações financeiras regulares.
  • Registre as contas a pagar.
  • Anote as contas a receber.
  • Classifique suas receitas e despesas por categorias.

O que é necessário para implantar um fluxo de caixa na construção civil?

Ao implantar o controle de fluxo de caixa na sua empresa, alguns parâmetros devem ser considerados, tais como:

  • recebimento — controla a entrada de capital em caixa e é importante incluir todos os tipos de recebimentos;
  • pagamentos — monitora toda e qualquer saída de dinheiro do caixa;
  • saldo — representa a diferença entre o pagamento e o recebimento. Serve para ter uma noção mais detalhada de como está a situação financeira do negócio;
  • diagrama de fluxo de caixa — local de representação das entradas e das saídas de capital do empreendimento. No eixo horizontal, deve constar o tempo, com uma separação em períodos unitários; e no eixo vertical, as receitas e as despesas do caixa da empresa.

Vale ressaltar que é recomendável que a projeção do fluxo de caixa aconteça por um tempo de, no mínimo, 3 meses.

Como um software pode auxiliar na realização do fluxo de caixa?

O principal benefício na utilização de um software é poder controlar e organizar o fluxo de caixa em tempo real com pouco esforço. O sistema escolhido deve ser adaptável ao seu negócio, oferecendo facilidade e integração.

Ao implementar um modelo específico, você terá um painel de gestão financeira e poderá ter uma ideia real do caixa da sua empresa. Isso possibilita que você planeje melhor as datas dos recebimentos e dos pagamentos, a fim de garantir que haja saldo suficiente para honrar com as obrigações ou para fazer novos investimentos. Caso queira saber mais, leia nosso post sobre o tema.

Agora que você entende mais sobre a relevância da organização do fluxo de caixa na construção civil, é conveniente que realize um planejamento e defina novas metas e estratégias para o crescimento do seu negócio.

Gostou deste texto? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!


Guilherme Junqueira
Guilherme Junqueira
Administrador de empresas, apaixonado por gestão, finanças e construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *