Qual a importância da análise de dados para a tomada de decisão na construção civil?

Qual a importância da análise de dados para a tomada de decisão na construção civil?

por Marcel Ribeiro

Ao analisar dados para tomar decisões eficientes na empresa, aumentamos os acertos e tornamos as escolhas mais objetivas. Por isso, as empresas da indústria da construção têm buscado recursos tecnológicos para ter informações precisas à disposição.

Usar a análise de dados para tomar decisões eficientes na empresa tornou-se um padrão de qualidade. Afinal, não dá para tomar grandes decisões, em casos que envolvem recursos financeiros ou humanos, com chutes e emoções. Com os dados, alcançamos uma compreensão objetiva do cenário e das opções disponíveis. Além disso, podemos usar indicadores de desempenho para fazer medições e otimizar os processos da empresa.

Logo abaixo, abordamos os motivos da análise ser tão importante nas organizações atuais. Não deixe de conferir!

Como a análise de dados auxilia na tomada de decisões?

Os dados, quando armazenados seguramente, são usados amplamente em diversos setores das empresas para ajudar na tomada de decisão. Gestão de pessoas, contabilidade, finanças e planejamento estratégico são alguns exemplos. De antemão, você sabe dizer o porquê?

A verdade é que a análise de dados expande nossa compreensão do contexto baseado em fatos ocorridos no passado. Entre as principais aplicações, temos as seguintes:

  • análise descritiva — dados são usados para esclarecer um cenário, problema ou situação;
  • análise preditiva — o histórico é utilizado para antever comportamentos futuros, inclusive, com modelos estatísticos;
  • análise prescritiva — informações e estatísticas são usadas para gerar recomendações, por exemplo, medidas corretivas;
  • análise prospectiva — dados são aplicados para projetar cenários futuros.

Na construção civil, existem diversos momentos nos quais podemos usar a análise de dados para tomar decisões eficientes na empresa:

  • projetar custos e orçamentos;
  • identificar desperdícios, retrabalhos e outras métricas;
  • mapear oportunidades de melhoria nos processos;
  • avaliar o cenário financeiro e fiscal da empresa;
  • identificar competências e avaliar os colaboradores.

Nessas e em outras situações, tornamos nossas decisões mais bem fundamentadas, logo, aumentamos as chances de êxito. Igualmente, temos novos subsídios para definir estratégias e planejar o futuro da organização.

Como usar a análise de dados para tomar decisões eficientes na empresa?

O ponto de partida para fazer a análise de dados é coletar informações em um local seguro e organizado. Para isso, é fundamental contar com um sistema de gestão e é preciso que você entenda isso o quanto antes!

Substitua as planilhas

Reunir as informações quando usamos planilhas ou processos manuais leva muito tempo e trazem incertezas devido a falta de padronização. Além disso, a visão passa a ser limitada, pois teremos que cruzar as informações por nós mesmos.

Por isso, em primeiro lugar, o papel da tecnologia é tornar os indicadores visíveis em tempo real. Dessa forma, você terá os dados necessários completos e disponíveis sempre que forem necessários.

Automatize processos

Outro ponto relevante para conseguir usar os dados de forma eficiente é a automação e integração de processos. Ao reduzir as etapas e as tarefas para levantar as informações, liberamos o tempo dos gestores para suas outras atribuições. Assim, eles investem na interpretação e definição de estratégias.

Escolha os indicadores-chave de desempenho

Desde já, é importante priorizar os indicadores de desempenho mais importantes para a gestão na construção civil. Custos de obras, retrabalho, produtividade e prazos são exemplos de informações-chave de performance nessa área.

Avaliar o que realmente importa é fundamental para o ganho de produtividade pois assim sabe-se que o esforço trará resultados.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Aplique a gestão à vista

Por fim, comunique sempre com a equipe as informações importantes para que sejam rapidamente compreendidas. Nesse sentido, a gestão à vista será um diferencial para o alinhamento e o acompanhamento das atividades. Nela, usamos gráficos, painéis, quadros e outros elementos visuais para ajudar na tomada de decisão. Assim, o gestor tem compreensão imediata do que acontece. Portanto, consegue tomar as decisões com mais agilidade e confiança.

Aqui na Mais Controle, desenvolvemos um sistema de gestão completo, no qual você pode usar dados na tomada de decisão. Nele, você enxergará o que acontece na empresa em uma plataforma intuitiva e com fácil acesso às informações.

Com a tecnologia, tornamos o recurso mais acessível, pois as informações são geradas automaticamente. Assim, pequenas e médias empresas, por exemplo, não terão que contratar especialistas em análise de dados para ajudar na gestão.

Conclusão

Como visto, na construção civil, usar a análise de dados para tomar decisões eficientes na empresa traz diversas vantagens. Nesse sentido, é importante que você tenha suas informações e dados disponíveis sempre e da forma correta.

Definitivamente, é preciso armazenar os dados de forma segura e organizada para ter garantia de que as informações estão corretas. Para isso, pode ser interessante buscar tecnologias para ajudar neste processo e melhorar os resultados da sua organização.

Se o conteúdo gerou valor para você, assine gratuitamente a nossa newsletter e acompanhe as principais tendências de gestão!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!