Arquivos em nuvem: como ter segurança no armazenamento de dados?

Arquivos em nuvem: como ter segurança no armazenamento de dados?

Atualizado em 9 novembro, 2020
por Marcel Ribeiro

Para manter arquivos em nuvem de forma segura é preciso adotar alguns procedimentos como: usar servidores de confiança, fazer backups periódicos, criar senhas fortes e criptografar os arquivos mais importantes.

Os serviços de armazenamento em nuvem têm sido cada vez mais usados pelas empresas para facilitar a gestão de informação. Uma das vantagens desse recurso é o compartilhamento de documentos em vários dispositivos, usados por funcionários e colaboradores remotos.

Antecipadamente, manter os arquivos em nuvem de forma segura exige cuidados específicos. Definitivamente as empresas devem adotar procedimentos que evitem invasões, roubos de dados e, até mesmo, perdas de arquivos importantes.

Se interessou pelo assunto? Então veja alguns procedimentos importantes para a sua empresa ter mais segurança no armazenamento de dados na nuvem.

Evite o uso de senhas óbvias

Uma senha complexa aumenta seu nível de segurança no armazenamento de dados. Ou seja, não use sequências como “123456” nem a data do seu nascimento.

Além disso, procure alterar suas periodicamente. Uma dica é misturar números, letras e símbolos. Da mesma forma, tampouco repita as senhas em diferentes ambientes, e evite salvá-las em seus navegadores.

Faça o backups de seus arquivos em nuvem

Evite a centralização de informações em um só lugar. Para isso, efetue backup dos seus dados periodicamente e guarde cópias em mais de um local.

O backup pode ser feito em um pen-drive ou em um HD externo com capacidade de memória suficiente. O importante, é sempre ligar esses equipamentos para garantir se estejam funcionando. Com essa precaução, você terá uma cópia de segurança em caso de danos no sistema.

Use ferramentas para criptografar os seus arquivos

A criptografia são práticas e técnicas seguras para o tráfego e acesso às informações que visa restringir o acesso de terceiros. Por isso é bom buscar por serviços que utilizam criptografia confiáveis e certificados de segurança confiáveis.

Se não puder criptografar todos os arquivos, faça isso ao menos com os documentos mais importantes. Um serviço de software em nuvem pode ajudar nisso.

Efetue logout sempre que sair do ambiente virtual

Um hábito que previne problemas é sair do sistema quando você se ausentar. Caso não efetue o logout, a próxima pessoa que utilizar o sistema terá acesso a todos os seus dados. Além disso, um sistema “aberto” facilita a vida de hackers, malwares e invasores.

Algumas sistemas profissionais já fazem o logout automático e facilitam neste processo.

Revise, organize e limpe sua nuvem

Às vezes mantemos em nuvem arquivos pesados que já não nos servem mais. Logo, efetuar revisões e limpezas de tempos em tempos para liberar espaço de armazenamento de dados.

A organização das pastas também é importante para que os usuários do sistema encontrem informações de maneira mais rápida. Afinal, quanto mais informações, dados e documentos estiverem agrupados, maior é a necessidade de organizá-los, evitando falhas.

Prefira um sistema de autenticação em duas etapas

Adotar um sistema com duas etapas de autenticação para acessar os arquivos em nuvem aumenta o nível de segurança. Por exemplo, cada vez que alguém se conecta ao sistema, você recebe um código no celular para permitir o acesso aos dados.

Conclusão

O armazenamento de dados em nuvem é um processo que pode ajudar na organização das informações da empresa. Com o acesso remoto as atividades se tornam mais seguras e produtivas. Cada vez mais as empresas usam o armazenamento de dados em nuvem.

A utilização do armazenamento de dados em nuvem parece ser realmente um caminho sem volta no mundo da informática. Porém, é fundamental manter os arquivos em nuvem de forma correta, evitando a perda de informações sensíveis da empresa.

O Mais Controle é um software de gestão específico para construção civil que utiliza armazenamento em nuvem. Conheça mais sobre nossas funcionalidades ou fale diretamente com um consultor.

Gostou dessas dicas para tornar mais seguro o armazenamento de seus dados na nuvem? Deixe seu comentário e nos acompanhe nas redes sociais.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!