Qual a importância da gestão de informação na construção civil?

Qual a importância da gestão de informação na construção civil?

Atualizado em 14 fevereiro, 2020
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

Diante do grande fluxo de informação nas empresas hoje, gerí-las e armazená-las corretamente é fundamental. Dado isso, empresas adotam ferramentas e processos de controle para facilitar a gestão desses dados. Mais do que nunca, a gestão de informação na construção civil se torna necessária para fazer os negócios expandirem. Confira!

Diversas organizações perceberam a importância de investir em gestão da informação para otimizar processos e garantir ao máximo a eficiência nas suas atividades. Contudo, somente há pouco tempo as empresas da construção civil começaram levar em conta a relevância de investir em inovações relacionadas aos dados.

Vale dizer que a criação de orçamentos, o controle de prazos e o acompanhamento de projetos são tarefas que podem ser realizadas com mais qualidade. Evitam, assim, eventuais conflitos com os clientes e estresse desnecessário. Quer saber mais sobre o assunto? Veja a seguir o que você pode fazer, se quiser investir nessa ideia agora mesmo!

Conheça o Mais Controle

Entenda o papel da gestão de informação na construção civil

A gestão de informação cuida basicamente dos dados que uma empresa utiliza para operar a sua atividade. Na Construção Civil por exemplo, para executar uma obra, a Construtora irá gerar uma grande quantidade de informação. Por exemplo: projetos, escopo de atividades a serem realizadas, quantitativos, materiais necessários, mão de obra necessária, controle de custos, controle de prazos e controle de qualidade.

A gestão dessas informações podem ser usadas a fim de melhorar os resultados e aprimorar os processos continuamente.

Na construção civil, existem ferramentas que podem contribuir muito para otimizar o tempo e o custo das operações. Afinal, desde o momento da elaboração do projeto até a sua execução, ele passa por diversas etapas. Reunir informações e gerenciá-las permite a melhor coordenação das equipes para que tudo saia no prazo e com o menor custo possível.

Isso inclui o valor orçado, a compra de produtos, o cumprimento do cronograma, o gerenciamento do estoque e até mesmo a comunicação entre todas as pessoas envolvidas naquele empreendimento. Com isso, os atrasos, as falhas de comunicação e erros diversos podem ser evitados.

Descubra por que a gestão de informação é relevante na construção civil

É comum que projetos fiquem parados esperando um material que não foi encomendado a tempo ou então precisar devolver algo porque a especificação estava incorreta. Sem contar com as tarefas que foram realizadas de maneira errada e precisaram de refação.

Tudo isso implica em custo extra, atrasos na entrega e prejuízos para a construtora. Porém, quando você investe em um bom sistema de gestão de informação, fica mais fácil entender onde os maiores problemas costumam ocorrer e corrigi-los a tempo.

Afinal, você garantirá maior comunicação entre o escritório e as pessoas presentes no canteiro e vai realizar em minutos tarefas que levariam muito mais tempo. Além disso, conseguirá visualizar exatamente em qual etapa cada empreendimento está e o que precisa ser feito na sequência.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Quais características um bom software de gestão de informação deve ter

Acompanhar os orçamentos, fazer a gestão de compras, organizar pagamentos, controlar o fluxo de caixa, armazenar fotos e arquivos e manter um histórico de informações que podem ser consultadas rapidamente em qualquer lugar através da internet. Essas são algumas dificuldades encontradas durante a gestão de uma obra. Somando-se a isso, ainda existem as entregas, a mão de obra e muitas outras questões.

Por isso, um bom software precisa ajudar você a coordenar todas essas áreas com praticidade e eficácia. De forma que você precise visualizar sua empresa e ter o andamento de todas as obras em um único painel. Dessa forma, permite que você acesse os resultados, pagamentos e recebimentos mais rapidamente.

Deve ser possível, além disso, também cadastrar insumos e composições, dados de mão de obra, materiais e equipamentos. De forma que você ganhe tempo ao elaborar orçamentos.

Um software como o Mais Controle permite ainda a cotação de produtos, acompanhamento do cronograma físico-financeiro das obras, cotações para compras, controle do financeiro e muitas outras funcionalidades.

Conclusão

Diante da gestão de informação como forma de melhorar a lucratividade da sua empresa e a qualidade dos seus serviços, é imprescindível ter uma ferramenta adequada.

Dessa forma, quem já está deixando de lado o conservadorismo da construção civil e apostando em novas soluções acaba saindo da frente de seus concorrentes!

Alavanque você também os resultados da sua empresa! Não espere mais tempo para organizar ter organização e controle! Entre em contato com a gente e conheça nossa solução.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!