Como fazer a compatibilização entre projetos na construção civil

Como fazer a compatibilização entre projetos na construção civil

Atualizado em 30 janeiro, 2020
por Marcel Ribeiro

A compatibilização entre projetos é um mecanismo criado para ajudar no entendimento de conflitos entre diferentes etapas da obra. Assim, a compatibilização pode contribuir para que a obra seja entregue com qualidade, satisfazendo as expectativas do cliente.

Para compatibilização entre projetos, suponhamos que você perceba que existe um pilar que está interferindo com outro elemento do empreendimento.Esse é um exemplo para justificar que a compatibilização é necessária para que problemas como esse não ocorram.

Já passou por esse tipo de problema em uma obra ou quer aprender a fazer compatibilização entre projetos? Confira este material que preparamos sobre o assunto.

Elabore uma sequência de projetos

Este é o primeiro passo para garantir que os projetos da obra não sejam alvo de incompatibilização.Isso é importante porque, ao seguir uma ordem de projetos a serem elaborados, fica mais fácil evitar que interferências ocorram.

Dessa forma, o projetista saberá onde há ou não algum elemento naquele espaço.Depois, é preciso revisar os projetos para garantir que não há interferência de elementos entre um projeto e outro.

Contrate um profissional experiente

Atualmente, a terceirização de serviços é uma tendência de mercado que veio para ficar. Afinal, além de obter uma maior garantia de que tudo sairá com qualidade, você pode focar nas suas próprias atividades.

Além disso, a empresa contratada já saberá quais passos devem ser seguidos para elaborar uma compatibilização entre projetos. Dessa forma o serviço será feito em um tempo menor e com maior assertividade

Orçamento de obra em 4 passos

Utilize ferramentas tecnológicas como aliadas

A tecnologia é a melhor aliada quando o assunto é garantir a segurança da qualidade do serviço, não é mesmo? Sendo assim, para conquistar um projeto de qualidade e a satisfação dos clientes, busque por ferramentas tecnológicas para elaborar os seus projetos.

Hoje em dia, existem diversos sistemas para ajudar a gerir e a verificar se os projetos da sua obra estão compatíveis. Conhecidos como BIM (Building Information Model), eles reúnem informações sobre todos projetos em apenas um local. Dessa forma, possibilitam que os projetistas tenham acesso simultâneo a tudo que está acontecendo.

No entanto, essas informações não são apenas planilhas ou tabelas. Na verdade, o BIM permite uma visualização muito mais ampla com a modelagem em 3D do empreendimento a ser construído. Incrível, não é mesmo?

Conclusão

Em síntese, a compatibilidade entre projetos é uma característica que deve receber bastante atenção antes mesmo de se iniciarem as obras. Porém, ainda que tudo tenha sido aprovado, é fundamental continuar acompanhando cada etapa para que tudo seja conferido e corrigido. Afinal, já no início da obra, é possível que a terraplanagem interfira na fase de fundação.

Se você já passou por isso ou ainda tem alguma dúvida sobre compatibilidade entre projetos, deixe o seu comentário. Estamos sempre dispostos à ajudar!

Se você tem interesse em contratar um serviço que vai ajudar a sua empresa a melhorar os resultados, basta entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!