Como elaborar um orçamento de prestação de serviços na construção civil

Como elaborar um orçamento de prestação de serviços na construção civil

por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

Um orçamento de prestação de serviços se baseia em custos e prazos de acordo com as atividades a serem executadas. Ele pode ser um aliado durante a execução da obra pois ajuda a comparar os custos planejados aos realizados.

Saber como elaborar um orçamento de prestação de serviços na construção civil é fundamental para que não haja prejuízo futuros. Quando malfeito, esse documento pode causar diversos problemas para o cliente e para quem está executando o serviço.

Elaboramos este material para explicar sobre a importância de uma análise criteriosa para a elaboração de um orçamento. Além disso, esta atividade possibilita ter uma  margem mais próxima da realidade. Acompanhe até o final!

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Entenda a importância da análise de viabilidade do serviço

Essa análise é realizada para determinar se o investimento destinado para a obra vale a pena ou não. Logo, é importante saber se capacidade técnica atende a demanda do serviço, conhecer a relação custo-benefício, o tempo, entre outros componentes.

Com esse estudo, o investidor elimina os riscos, não só financeiros, mas relacionados à imagem da sua empresa. Antes de aceitar qualquer tipo de serviço, analise a viabilidade do projeto em questão.

Conheça as boas práticas para a elaboração de um orçamento de prestação de serviços

Para toda atividade, é importante se planejar, de modo que o serviço oferecido seja executado dentro da expectativa do cliente. Para isso, é fundamental criar hábitos e práticas que interferem diretamente em uma boa elaboração de orçamento. Confira quais são elas a seguir:

  • Faça o cálculo adequado da estimativa de custos

Baseada nos serviços anteriores, a estimativa de custos é uma avaliação do montante necessário para executar uma obra futura. Assim, deve-se considerar desde as horas trabalhadas até as ferramentas e os materiais necessários.

Na construção civil, um exemplo, ela é estimada utilizando o indicador conhecido como CUB (Custo Unitário Básico).  Esse indicador é publicado mensalmente pela SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil) de cada estado.

Planilha de orçamentos

  • Crie uma proposta comercial completa e objetiva

A proposta comercial é fundamental para garantir que os serviços estejam claros e especificados para o cliente. Antes de elaborá-la, portanto, não deixe de estudar para entender sobre o seu cliente e entender o serviço em questão.

Com as informações em mãos, monte uma proposta que atenda às expectativas de forma eficiente e com menos riscos futuros.

Conclusão

Em resumo, elaborar um orçamento de prestação de serviços na construção civil é importante para manter o alinhamento entre os envolvidos no processo. Assim, é possível prever aproximadamente o necessário para a execução do projeto e se é compensatório oferecer os seus serviços.

Se você se interessou pelo assunto, baixe o Ebook de Orçamento de Obras completo e conferir outros posts em nosso Blog. Boa leitura!

Se você tem interesse em contratar um serviço que vai ajudar a sua empresa a melhorar os resultados, basta entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais sobre as nossas soluções!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!