Saiba como fazer a análise de viabilidade financeira de obras

Saiba como fazer a análise de viabilidade financeira de obras

Atualizado em 22 janeiro, 2020
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

A análise de viabilidade financeira de obras busca entender se a construção de um empreendimento é economicamente viável. Ou seja, deve-se examinar se o lucro esperado compensa em relação aos custos e prazos previstos.

A análise de viabilidade financeira de obras é essencial para qualquer negócio, agindo na redução de riscos e na previsão financeira. Dessa forma, é possível prevenir que dinheiro e tempo — variáveis que andam lado a lado — não sejam desperdiçados.

Apesar de algumas pessoas não concordarem, realizar esse estudo não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, basta pesquisar e analisar criticamente o mercado, analisando se o investimento no negócio realmente valerá a pena.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial apresentando uma lista com três pontos essenciais para elaborar uma análise de viabilidade financeira. Portanto, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira o material até o final!

Entenda as necessidades e os riscos envolvidos

Entender quais as necessidades para executar uma obra é o primeiro passo para iniciar a análise de viabilidade financeira. É preciso conhecer sobre a burocracia e as características relativas ao empreendimento, tais como: documentos, licenças, mão de obra, materiais, etc.

Posteriormente, é necessário listar e detalhar todos os riscos que podem surgir durante o período de execução do projeto. Como por exemplo o acesso ao local e as condições climáticas.

Dessa forma, será mais fácil definir as estratégias que serão utilizadas para contornar esses possíveis problemas.

Analise os indicadores de gestão

Essa etapa é, nada mais, que a projeção de custos e receitas necessários para colocar o projeto em ação. Assim, é possível balancear todos os gastos com o montante disponível para iniciar o processo de execução do empreendimento.

Caso as despesas sejam maiores que o arrecadado, deve-se analisar se isso compensa ser feito para atingir o seu objetivo.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Trabalhe com cenários

Elaborar alguns cenários é uma boa estratégia para analisar a viabilidade financeira de obras. Isso porque fica mais fácil verificar os riscos, imaginando quais são os possíveis problemas que podem acontecer.

Ao mesmo tempo, essas hipóteses podem também serem pensadas de modo otimista para o negócio. Ou seja, confirmando se o investimento realmente irá compensar.

Conclusão

Como vimos, a análise de viabilidade de obras é um passo fundamental para garantir o sucesso do negócio. Para isso, deve-se adquirir conhecimento sobre o mercado e relacionar essas informações para obter um resultado mais próximo da realidade.

Caso sinta que seja necessário, conte com o auxílio de uma empresa especializada no assunto. Entre em contato conosco e descubra as funcionalidades disponíveis em nosso software!

Orçamento de obra em 4 passos

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!