Conheça 5 grandes obras da engenharia civil no Brasil

Conheça 5 grandes obras da engenharia civil no Brasil

O setor de engenharia civil passou por oscilações devido à crise econômica. No entanto, espera-se que este cenário melhore visto a capacidade dos profissionais em realizarem grandes obras, conforme mostraremos neste post.

Estas construções mostram porque a engenharia civil brasileira é hoje reconhecida pelo conhecimentos técnicos e pela eficiência, o que ajudará a alavancar este mercado. Ao longo deste artigo, você conhecerá algumas dessas maravilhosas construções. Boa leitura!

Complexo Hidrelétrico de Itaipu

A ideia da construção de uma hidrelétrica no Rio Paraná com participação do Brasil e do Paraguai surgiu nos anos 60, mas só em 1973 os dois países assinaram o Tratado de Itaipu, criando a usina. As obras foram iniciadas em 1975 e finalizadas em 1982.

A construção do Complexo demandou o empenho de mais de 40 mil trabalhadores. Confira outros números grandiosos envolvendo sua construção:

  • 12.570.000m³ de concreto, suficientes para construir 210 estádios como o Maracanã;
  • aço o bastante para construir 380 Torres Eiffel;
  • volume de terra e rochas escavadas 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel;
  • 50 milhões de toneladas de terra e rochas usadas para desviar o curso do Rio Paraná;
  • barragem com comprimento total de 7.919 metros;
  • barragem principal de 196 metros de altura.

Desde sua inauguração, em 1984, a usina de Itaipu produziu mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora, gerando inúmeros benefícios, como a maior produção total de energia limpa do mundo. Atualmente, é a segunda maior do mundo em potência instalada (14.000 MW) perdendo apenas para a Hidrelétrica das Três Gargantas, na China (22.500 MW).

Ponte Rio-Niterói

A ponte passa sobre a Baía de Guanabara, ligando a cidade do Rio de Janeiro à de Niterói. É a maior ponte de concreto protendido em todo o hemisfério sul.

Suas obras foram iniciadas em 1968 e finalizadas em 1974, quando era a segunda maior ponte do mundo, atrás da Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos.

Em seus mais de 13 km de extensão (sendo 9 km sobre as águas), a Ponte Rio-Niterói recebe um tráfego médio de 150 mil veículos por dia.

ponto-rio-niteroi

Cidade Administrativa de Minas Gerais

O complexo de prédios da Cidade Administrativa é a sede do Governo do Estado de Minas Gerais. Seu plano foi elaborado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, tendo suas obras iniciadas em 2003 e finalizadas em 2010.

O complexo possui área total de 805.000m², sendo 265.000 m² de área construída. Seus principais prédios são:

  • Palácio Tiradentes: no qual se instalam o Governador, o Vice-Governador e mais três secretarias. Lidera a lista dos maiores prédios de concreto protendido suspensos do mundo, com 147 metros de comprimento e 17 metros de largura;
  • Edifício Minas e Edifício Gerais: são prédios idênticos, de 14 andares cada, nos quais está instalada a maior parte das secretarias de Estado. Cada andar possui 7.000 m²;
  • Auditório JK: construído para abrigar congressos, ocupa mais de 4 mil m² e possui 490 lugares.

cidade-administrativa

Edifício Millennium Palace

Localizado em Balneário Camboriú (SC), é o maior prédio do Brasil. Sua construção foi proposta em 2008 e iniciada em 2011. Foi concluído em 2014 com 177 metros de altura e 46 andares, tendo uma área total construída de 23.773m².

O prédio deve perder a liderança dos edifícios mais altos do Brasil para empreendimentos vizinhos. Estão em fase de planejamento ou construção na mesma orla:

Millennium_Palace

Edifício Mirante do Vale

Com 170 metros de altura, o Edifício Mirante do Vale manteve, durante quase meio século, o recorde brasileiro de edifício mais alto. Localizado na cidade de São Paulo, foi projetado por Waldomiro Zarzur e sua construção demorou de 1960 a 1966.

O prédio tem 51 andares e 75.000 m² de área construída. Cerca de 10 mil funcionários trabalham nele e uma média de 30 mil pessoas circulam nele todos os dias. Embora tenha perdido a liderança nessa década para o Millennium Palace, o Mirante do Vale tem seu nome gravado permanentemente entre as grandes obras da engenharia civil no Brasil!

mirante-vale

Gostou do nosso post? Então, compartilhe-o em suas de redes sociais e apresente essas grandes obras a todos os seus amigos!


Guilherme Junqueira
Guilherme Junqueira
Administrador de empresas, apaixonado por gestão, finanças e construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *