Você sabe a importância da tecnologia na construção civil?

Você sabe a importância da tecnologia na construção civil?

Atualizado em 8 fevereiro, 2017
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

A construção é uma das maiores indústrias do planeta, e como tal, é responsável pela geração de milhões de empregos, contribuindo decisivamente para os avanços da sociedade. A tecnologia na construção civil vem evoluindo a cada dia e é o diferencial na busca da eficiência e produtividade do setor.

A tecnologia permite uso mais racional de tempo, material e mão de obra, pois agiliza e auxilia na gestão, tanto nas fases de projeto e orçamento quanto na execução.

Ao entender a importância dos processos de planejamento e controle de obras com automação e integração, ficará clara a necessidade de recorrer a bons investimentos nesse sentido. Por isso, conheça a relevância da tecnologia para a construção civil e tire as suas dúvidas.

Conheça o Mais Controle

As transformações da indústria 4.0

Antes mesmo de conhecer os impactos nesse setor, convém explorar o conceito a respeito da indústria 4.0. A primeira fase surgiu com a Revolução Industrial ainda do século 18. Com a criação da máquina a vapor, novas possibilidades de produção se concretizaram.

Com o passar dos anos, foram desenvolvidos novos sistemas de produtividade, o que deu origem à segunda fase. Nas últimas décadas, a integração com alguns recursos automáticos viabilizou a terceira fase.

Recentemente, a indústria 4.0 tem se concretizado em todos os âmbitos. Ela é marcada pela automação industrial, como pelo uso de robôs e outras ferramentas que diminuem a necessidade de interferência humana. Ela ainda não está completa e ganha força a cada novidade que surge nas aplicações econômicas.

No ramo da construção civil, a versão 4.0 é marcada pela entrada de máquinas inteligentes, de recursos conectados à Internet e, principalmente, por softwares. Tarefas que eram realizadas manualmente passam a ser executadas de forma eficiente e automática, o que impacta no crescimento dos resultados e diminuição dos custos.

A tecnologia na fase de projeto

Na fase de projeto, os modernos softwares não mais permitem apenas que se faça o desenho, mas gera visualizações em três dimensões, com detalhes construtivos mínimos, evitando imprevistos durante a execução.

Além disso, os softwares modernos de CAD/CAM (Computer Aided Design/Computer Aided Manufacturing) possibilitam cálculos estruturais, simulações de carregamentos e deformações, vibrações, efeitos do calor e vários outros módulos auxiliares.

Modernas aplicações de renderização permitem visualizações simuladas tanto externas quanto internas das construções, fluxo de pessoas, objetos e materiais, além de decoração e acabamento virtualizados, para que o cliente possa escolher com detalhes como ficará a obra acabada.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

A tecnologia na gestão da obra e do cronograma

Na gestão do tempo há uma verdadeira revolução do uso da tecnologia na construção civil. As aplicações de gestão de obras permitem ao administrador da obra, engenheiro ou encarregado um controle minucioso das etapas construtivas.

A gestão da obra usando as tecnologias modernas disponíveis, favorece a ordenação no fluxo de fornecimento de material e insumos, além de permitir alocar o tipo e quantidade adequada de mão de obra para cada etapa. Assim, tem a condição de fazer uso mais efetivo da força de trabalho, do espaço do canteiro e dos materiais, evitando desperdícios e perda.

A tecnologia presente na execução da obra

Na execução, as modernas ferramentas trazem benefícios sem precedentes, pois ajudam a evitar erros. Como, na maioria das vezes, as falhas resultam em retrabalho, trata-se de algo que garante a economia de recursos.

Nivelador a laser, vibrador de concreto microprocessado, guincho computadorizado e com sensores para evitar acidentes, modernos equipamentos de segurança, que são confortáveis e seguros — tudo é tecnologia na construção civil.

Essa abordagem faz parte de uma mudança de cultura, em que buscar o que há de mais moderno não implica somente em custos, mas é investimento, com excelentes oportunidades de melhorar a produtividade. Desse modo, é possível fazer o tempo, a inteligência e a eficiência trabalharem a seu favor.

Dessa forma, a tecnologia ajuda a evitar falhas e erros na obra, desde a concepção do projeto arquitetônico até a compra e utilização de materiais.

Uma nova cultura na construção civil

A tecnologia possibilita uma mudança de perspectiva de todo o setor produtivo. Estar atualizado quanto às modernas práticas e ferramentas já não é uma opção — é uma exigência. O futuro é agora e não dá para ver a evolução como algo que vai ocorrer amanhã, pois ela já bateu à porta faz tempo.

Isso faz com que até setores considerados tradicionais, como a construção civil, passem a adotar essas ferramentas. Hoje, já é muito comum se deparar com obras que apresentam caráter inteligente e conectado.

Os benefícios da tecnologia na construção civil

A tecnologia na construção civil é uma aliada para ter mais precisão em todas as etapas de uma obra, desde o projeto até a execução. Além disso, adotar inovações e sistemas focados nos processos de obras pode trazer benefícios em diferentes aspectos. Confira quais são os principais!

Redução de custos

O uso de tecnologias é capaz de prever e prevenir riscos, erros e até mesmo acidentes no andamento de uma obra. Sistemas que visam a controlar as etapas e obter os resultados esperados medem o desempenho da equipe e rendimento dos materiais durante a execução da obra. Com isso há previsibilidade do caixa necessário e acompanhamento dos custos em tempo real.

Dessa forma, é possível verificar os gastos com materiais, mão de obra, equipamentos e despesas para que não ocorram surpresas indesejadas ao final do projeto. Também é um jeito de evitar imprevistos que, via de regra, elevam o valor total da obra.

Aumento da produtividade

Existem etapas em uma obra que demandam muito tempo se forem feitos de forma manual. No entanto, com o uso de ferramentas adequadas, é possível reduzir o período para a conclusão de certas atividades. Na prática, é algo que permite aumentar a produtividade dos seus funcionários.

Imagine abreviar um processo de apropriação de custos de 1 hora para 30 minutos, por exemplo. Podem parecer poucos minutos, mas, no andamento do projeto, fazem toda a diferença e dão oportunidade para você acompanhar o cumprimento de prazos e resolver problemas, caso ocorram imprevistos.

Aumento da segurança

A tecnologia na construção civil também é uma aliada em um dos temas mais importantes nesse setor: a segurança no canteiro de obras. Isso se dá por meio do uso de itens adequados e com inovações, como os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).

Além de serem obrigatórios, permitem o monitoramento de algumas atividades e diminuem o número de acidentes. Isso é essencial para prevenir perdas, processos contra a sua empresa e falta de produtividade por profissionais parados. Além de tudo, ajuda no que é relevante: proteção à vida.

Fortalecimento do registro de informações

A comunicação é uma etapa essencial em qualquer obra de sucesso. A tecnologia para a construção civil ajuda nisso porque favorece o registro de informações. Muitos dados são coletados e armazenados de forma automática, o que garante e aumenta a confiabilidade dos repasses entre gestores e suas equipes.

Outro ponto importante é que fica mais fácil compartilhar esse conhecimento, o que leva a uma democratização de informações. Os setores se conectam melhor, o que favorece a obtenção de desempenho.

Possibilidade de mensuração de resultados

O acompanhamento do andamento da obra é determinante para que tudo seja cumprido conforme o esperado. Sem controle das informações, entretanto, é mais difícil entender o que ainda falta ser realizado ou onde estão os principais pontos de melhoria.

Já com a tecnologia, todas as informações são registradas de forma adequada e levam a uma tomada de decisão embasada e precisa.

Inovações presentes na construção civil

Para ter os benefícios do avanço tecnológico, há diferentes equipamentos e funcionalidades que você pode adaptar para a sua empresa. Veja, a seguir, quais são as inovações mais presentes nas obras e como aplicá-las.

Drones

O uso de drones pode proporcionar diferentes utilidades em um canteiro de obras. A mais importante é a facilidade e a eficiência nas inspeções e na verificação do andamento do projeto e de todos os processos.

Essas etapas podem ser frequentes com o uso desse equipamento e se tornam mais rápidas e completas, já que, em pouco tempo, é possível percorrer todo o perímetro da obra. Essa prática auxilia nas correções de erros a tempo, evitando prejuízos maiores.

Sensores

No quesito segurança, sensores vestíveis já são usados como componentes dos uniformes dos trabalhadores. Por exemplo, já existem capacetes com sensores que avisam qualquer tipo de impacto.

Há também equipamentos sensoriais que visam à saúde do seu funcionário — por meio de relógios com controle de temperatura, é possível evitar a exaustão e o cansaço térmico, por exemplo.

Softwares de gestão integrada

A gestão financeira é uma atividade essencial em qualquer tipo de obra, não importando o porte ou segmento. Softwares de gestão online são uma importante tecnologia na construção civil, pois estão integrados com o orçamento da obra e possibilitam a apropriação dos custos por etapas. Assim você pode monitorar facilmente a saúde financeira da obra e ter total controle das movimentações financeiras.

Impressão 3D

Nos últimos três anos, a impressão em 3D tem ganhado muito espaço no Brasil. Na construção civil, essa funcionalidade, além de permitir peças personalizadas, reduz o desperdício de materiais no canteiro de obras e diminui o tempo da execução. Em casos de necessidade de peças, não será preciso esperar pelos fornecedores.

As funcionalidades de softwares

Como visto, uma das inovações tem a ver com o uso de softwares de gestão. Eficientes, móveis e automáticos, garantem muito mais controle para a execução de obras. Por isso, veja quais são as principais funcionalidades e entenda os recursos.

Painel

Ideal para quem procura uma visão geral, com andamento de obras, resultado do empreendimento, orçamentos e recebimentos. Em uma só tela, fica fácil acompanhar todo o negócio.

Catálogo

Apresenta todos os serviços e composições com custo unitário, além de detalhar valores com mão de obra, produtividade, material e mais.

Comercial

Com essa funcionalidade, fica fácil elaborar a estrutura de custos das obras, gerar orçamentos precificados e suas respectivas propostas comerciais. Com o acompanhamento das negociações, nenhum contrato é perdido.

Obras

Crucial para qualquer empresa da construção civil, apresenta orçamento de custos, planejamento e cronograma físico-financeiro. Com apenas alguns cliques, é possível comparar o  planejado e o realizado para saber em quais etapas houveram acertos e em quais serviços os custos foram extrapolados.

Financeiro

Para manter os custos em dia, um sistema com recursos do módulo financeiro permite acompanhar recebimentos e pagamentos. Também dá para criar centros de custos e deixar seu saldo bancário sempre atualizado.

SINAPI

Na hora de elaborar orçamentos, essa integração com a base criada pela Caixa Econômica Federal é essencial. Com milhares de composições de custo, a base de serviços é atualizada por estado e ajuda a definir um preço justo.

Venda reajustada

Ao vender imóveis, é fundamental reajustar valores de acordo com índices específicos. Essa funcionalidade permite aplicar os aumentos segundo tabelas de reajustes e garantir máximo gerenciamento.

Quem quer se destacar no mercado precisa ter domínio e fazer uso da tecnologia para facilitar o dia-a-dia. Assim como os demais setores que aumentaram suas taxas de produtividade, fica evidente que esse é o caminho mais consistente para qualquer empreendimento de sucesso.

Se quiser ter os melhores recursos com um bom software, entre em contato com a Mais Controle e veja como podemos ajudar.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

12 respostas para “Você sabe a importância da tecnologia na construção civil?”

  1. Filipe disse:

    Esse site é muito top. Conteúdo de qualidade. Ja vi tanto site horroroso. Esse está muito bom. Continue postando conteudo de qualidade. Obrigado

  2. Seu site é show. muito conteúdo de qualidade. Abraço e sucesso!!

  3. Renda disse:

    Esse site eu adorei. Conteudo muibo bacana mesmo. Continue assim postando conteudo de qualidade.

  4. Edson disse:

    Obrigado pelo conteúdo disponível, sou estudante de técnico de edificações.

    • Marcel Ribeiro disse:

      Olá Edson, obrigado pelo seu feedback! =)

      Estamos sempre postando novos conteúdos sobre gestão e Construção Civil. Se inscreva em nossa Newsletter e curta também nossa página no Facebook! =)

  5. Perfeito o texto. Tecnologia cada vez mais avançada. A construção civil agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!