Saiba como cumprir os padrões de qualidade na construção civil

Saiba como cumprir os padrões de qualidade na construção civil

Atualizado em 12 novembro, 2020
por Marcel Ribeiro

Controlar e manter a qualidade na construção civil parte da capacidade de garantir o cumprimento de de prazos e requisitos. Há métodos que visam facilitar o trabalho ao mesmo tempo que comparam a entrega realizada com os padrões previamente estabelecidos. Cumprir com os padrões de qualidade é bom para manter o controle e garantir a satisfação dos clientes.

Hoje, vemos a necessidade de controlar todo o trabalho, a equipe, os materiais e a qualidade do projeto. Para tanto, é necessário cumprir os padrões de qualidade para evitar problemas e garantir um bom desempenho.

Neste texto selecionamos algumas orientações para ajudar sua empresa a ficar de acordo com os padrões de qualidade. Aprenda como simplificar o trabalho da sua construtora!

Faça o orçamento e o planejamento das obras

Orçar e planejar a obra é o primeiro passo para garantir a qualidade dos serviços na construção civil. Dessa forma, tudo que é planejado tem maiores chances de funcionar bem. Do mesmo modo, no setor de obras e construções isso também acontece.

Assim, caso não seja feito um orçamento e planejamento adequado, é possível que a obra não fique pronta dentro do prazo. Logo, um planejamento é excelente para solucionar eventuais problemas e evitar desperdícios e gastos com materiais ou serviços desnecessários.

Busque por automação dos trabalhos manuais

Para evitar erros que podem ser causados por falha humana, reflita sobre a continuidade de um controle desse tipo. Existem diversas plataformas tecnológicas que ajudam a manter a obra no ritmo, mas sem controles manuais.

A chance de um trabalho manual falhar é grande, seja por esquecimento ou falta de atenção. Com o uso da tecnologia, a equipe pode ser alertada sobre cada detalhe da obra em seu smartphone, por exemplo.

Gerencie para elevar a qualidade na construção civil

O gerenciamento de toda obra se encaixa bem a partir do planejamento mencionado anteriormente. Nesse ínterim, para fazer uma boa gestão de obras é importante contar com metodologias e ferramentas tecnológicas aptas para isso. Assim, se torna possível controlar todas as etapas, do orçamento à entrega da obra.

Além disso, também serve para verificar todo o material utilizado, focando na qualidade. Logo, uma plataforma moderna e organizada aumenta a eficiência e a produtividade.

Ofereça treinamentos para a sua equipe

Os procedimentos para construções se tornam mais modernos a cada ano, então é necessário manter todos do time sempre atualizados. Dessa forma, com treinamentos regulares, é possível realizar aulas teóricas e práticas para aprimorar o desempenho de toda a equipe.

Com uma equipe preparada, a construtora estará sempre pronta para atender todos os pedidos de diferentes clientes.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Fiscalize todo o trabalho final

Uma maneira para controlar a qualidade é fiscalizando cada parte do serviço antes da entrega para o contratante. Em síntese, uma revisão final para verificar todo o trabalho é indispensável para garantir a satisfação do cliente.

Esse processo é importante para conferir cada etapa da obra. Portanto, é recomendado que esse controle seja feito por inspetores que não estavam envolvidos nas atividades de produção.

Conclusão

Vimos que é necessário planejar cada etapa da obra, de forma que o resultado final seja satisfatório para o cliente. Além disso, uma gestão bem feita aliada ao treinamento da equipe pode trazer organização e bons resultados.

Buscar por automação e um sistema de gestão que se adequem à realidade da empresa, pode ajudar na gestão e organização. Ceom isso, certamente a empresa terá clientes mais satisfeitos e indicando novas oportunidades.

Já sabia de alguma dessas dicas? Cada informação nesse conteúdo pode ser útil para ajudar você a elevar ainda mais as boas entregas do seu negócio. Agora que conhece os benefícios de cumprir a qualidade na construção civil, não perca mais tempo e mãos à obra!

Gostou do conteúdo? Para acessar outras publicações e saber das novidades do nosso site, acompanhe a nossa página no Facebook.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!