5 ideias de como conquistar novos clientes na construção civil

5 ideias de como conquistar novos clientes na construção civil

Atualizado em 30 junho, 2020
por Marcel Ribeiro

Em tempos de crise, conquistar novos clientes tornou-se um desafio para diversas áreas, em especial, empresas e profissionais da construção civil. Investir no marketing e no relacionamento com o cliente são fatores que, cada vez mais, devem ser levados em consideração.

Boa parte do setor conseguiu manter algumas obras em andamento durante a pandemia (2020), passando por mudanças e restrições. Porém, especialistas ainda apontam para um futuro incerto, especialmente no que se refere à expansão desse mercado. Por isso conquistar novos clientes é necessário para manter seu balanço positivo.

Portanto, cabe às empresas estudarem e aprenderem técnicas para conquistar novos clientes durante esse período de incertezas. Por isso, separamos cinco dicas essenciais para ajudar você. Confira o post!

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1. Ofereça um atendimento personalizado

Hoje, mais do que nunca, vender uma obra de construção civil depende de uma negociação clara, objetiva e direta. É normal que durante uma crise boa parcela dos clientes tenha receio em aplicar investimentos devido às incertezas do futuro.

Portanto, investir em uma comunicação estratégica e um atendimento personalizado pode ser uma solução viável e inteligente. Visando, principalmente, atender a cada cliente conforme suas necessidades específicas.

Dica: crie canais de comunicação diretos, aproxime-se do cliente, construa uma relação, esteja disponível sempre e venda soluções e oportunidades.

2. Invista no marketing da empresa

Ainda sobre o assunto anterior, investir no marketing é mais uma estratégia essencial para conquistar novos clientes na construção civil.

Como dito, é preciso saber vender oportunidades e soluções tendo em vista o receio de investimentos nesse período.

Dica: crie um site, aposte em conteúdos de para as redes sociais, faça feirões online, promova ofertas especiais. Além disso, foque em vantagens e diferenciais que se destacam durante a crise — valor, prazos, facilidades de financiamento, etc.

3. Demonstre compromisso com a obra

Em tempos de pandemia, muitas restrições e alterações nos cronogramas da construção civil precisaram ser impostas. Porém, isso não pode refletir de forma negativa na visão do cliente e, consequentemente, causar desconfiança ou incertezas.

Dica: reforçamos a importância do atendimento personalizado e a transparência total das informações e mudanças necessárias em relação aos prazos e orçamento.

4. Flexibilize as condições

Diante de crises, quase sempre é necessário ceder um pouco para conquistar novos clientes na construção civil. Por isso, estude as possibilidades existentes que possam se transformar em alguma vantagem ou benefício a ser oferecido ao cliente .

Dica: facilidades de financiamento, preços especiais, serviços extras, renegociação de dívidas e flexibilização de cobranças.

5. Revise seus controles

Além de aprender a conquistar novos clientes, cabe às empresas reverem seus controles internos e administrá-los com eficiência. Para isso, existem inúmeras ferramentas e soluções específicas que podem ajudar nesse processo.

Ferramentas essas, que abrangem desde o planejamento, passando pelos custos e compras, até a análise final da curva ABC. Além de gerarem relatórios completos e detalhados.

Os clientes gostam de acompanhar a obra, para isso é possível gerar Relatórios Diários de Obras – RDOs e compartilhar o andamento dos serviços. Dessa forma a relação de trabalho entre vocês será mais transparente e de confiança.

Dica: softwares de gestão para construção civil, desenvolvidos para controlar melhor todas as etapas necessárias de uma obra.

Conclusão

Percebemos como o atendimento personalizado e o marketing direcionado proporciona um contato mais próximo com o cliente. Além disso, ser transparente quanto às obras e oferecer condições melhores de negociação permitem que você chegue a mais clientes. Por fim reforçamos a importância do controle e gestão das informações, de forma a tomar decisões baseadas em números reais.

Essas são algumas dicas de como conquistar novos clientes na construção civil. Talvez ainda seja cedo para prever o futuro do setor no pós-pandemia. Porém, como mostrado neste artigo, há possibilidades e alternativas para manter as atividades em dia e aguardar uma retomada de forma segura e confortável.

Gostou deste post? Quer saber mais dicas para conquistar seus clientes na construção civil? Então veja o nosso próximo artigo e entenda melhor qual a importância de obter feedbacks de seus consumidores. Boa leitura!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

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