Diário de obra digital: veja 4 benefícios para controlar as atividades

Diário de obra digital: veja 4 benefícios para controlar as atividades

Atualizado em 8 outubro, 2019
por Marcel Ribeiro

O Diário de Obra é um documento que registra os acontecimentos nas obras e guarda as informações com segurança e organização. O uso de uma ferramenta digital para controlar esse processo pode proporcionar ganhos durante o acompanhamento das obras, no acesso às informações e adequação com a legislação.

Profissionais da construção civil precisam estar atentos no que acontece nas obras para garantir que tudo ocorra conforme o planejado. Isso inclui o cumprimento de prazos, o recebimento de materiais, a coordenação da equipe, o acompanhamento do orçamento e etc. Desde já, acredito ser um consenso de que esta não é tarefa fácil, certo? Por isso, para ajudar nesse controle, existe o Diário de Obra!

O Diário de Obra é um documento que guarda as informações sobre o andamento das obras com segurança e organização. Frequentemente, por considerarem um processo burocrático e demorado, nem sempre isso é cumprido.

Muitas vezes este relatório é feito manualmente e armazenado em papel, o que dificulta o armazenamento e consulta das informações. O que muitos não sabem é que existe a versão digital do diário de obra. Assim, além de manter a conformidade com as normas e garantir o pleno controle das atividades, você faz isso de modo prático e fácil.

Então, se você precisa conhecer melhor os benefícios do diário de obra, continue a leitura e descubra!

Conheça o Mais Controle

1. Facilita o acompanhamento das informações

Contar com ferramentas tecnológicas que registrem e facilitem o acesso a informações, aumenta o controle e pode ajudar muito. Simultaneamente, quando a solução utilizada possibilita o acréscimo de imagens e outros tipos de arquivos.

Algumas informações que podem ser registradas para servirem para consultas posteriores são:

  • profissionais no canteiro de obra;
  • número de horas trabalhada;
  • atividades em andamento;
  • produção da mão de obra;
  • controle de equipamentos;
  • registro de não conformidades.

Imediatamente, com essas informações armazenadas de forma segura e organizada, fica mais fácil justificar alterações. Desta forma, você pode apresentar dados para negociar prazos com clientes, discutir com empreiteiros e fornecedores situações de imprevistos etc.

2. Serve como documento comprobatório

Geralmente o diário de obra atua como subsídio para provar que as demandas foram cumpridas conforme as especificações. Em muitos casos, o diário de obra é utilizado como referência para futuras medições de obras.

Simultaneamente, em caso de eventualidades, ele é um excelente documento de consulta. Afinal, ele serve para avaliar o que pode ter ocasionado gastos inesperados, falhas técnicas e até acidentes de trabalho.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

3. Garante conformidade com a lei

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) tornou obrigatório o uso de um documento chamado Livro de Ordem. As informações contidas neste documento são semelhantes ao diário de obra como: dados do empreendimento e responsável técnico, datas de início e término de atividades, acidentes e danos materiais, períodos de interrupção de trabalho e etc.

Este documento ainda pode ser uma exigência no contrato entre a prestadores de serviços e o próprio contratante. Isso quer dizer que aqueles que descumprirem essas exigências podem sofrer advertências e multas. Em um mercado competitivo, não pega nada bem levar esse tipo de infração, certo?

Então, fazer uso de um diário de obra, além de facilitar o acompanhamento da obra, evita transtornos e situações desnecessárias.

4. Auxilia no acesso a documentos

A versão digital do diário de obra pode ser ainda mais benéfica ao facilitar o acesso às informações armazenadas. Além de eliminar a necessidade de armazenamento de documentos físicos, ele permite ao gestor consultá-lo de qualquer lugar.

Definitivamente, desde que o gestor verifique o documento, qualquer profissional que tenha acesso à ferramenta digital poderá realizar esses registros. Assim o processo se torna mais ágil e menos burocrático.

Conclusão

Contar com um diário de obra é mais do que uma vantagem extra para a construção civil, é uma obrigação. Além disso, se você deseja ter mais destaque nesse mercado, migrar da ferramenta manual para a digital é ainda melhor.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita para conferir como fazer uma correta gestão de obras e aprofunde-se no assunto!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

2 respostas para “Diário de obra digital: veja 4 benefícios para controlar as atividades”

  1. Claudio Cheib disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!