Como a tecnologia no canteiro de obras pode influenciar a construção?

Como a tecnologia no canteiro de obras pode influenciar a construção?

por Marcel Ribeiro

A gestão de obras avança com o auxílio de novas tecnologias no canteiro de obras. Neste sentido, a melhoria e o controle de processos, a redução de custos e o aumento da segurança são benefícios trazidos pela tecnologia no setor da construção.

Dessa forma, a vantagem competitiva pode ser desenvolvida de diferentes formas nesse segmento com o suporte das tendências tecnológicas. Entretanto, é preciso entender como é, e o que fazer para se adaptar durante esse período de mudanças.

Neste artigo vamos explicar melhor para você sobre como a tecnologia pode influenciar nos canteiros de obras. Continue a leitura para saber mais.

Controle de mão de obra para construção civil

Como funciona a tecnologia no canteiro de obras?

O primeiro passo é conhecer quais são as tecnologias disponíveis no mercado para o setor de construção civil. Com elas, o setor otimiza seus processos, tornando projetos mais efetivos, com menor custo, menor tempo e maior produtividade.

Vemos isso em diferentes frentes, como controle de estoque [COLOCAR LINK], gestão de compras, processos diários, entre outros casos que levam melhorias aos resultados das obras. Entretanto, não basta acompanhar as tendências, é preciso entender como elas podem impactar na sua obra.

O ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa, é um grande exemplo do que estamos falando. A partir de um software, é possível gerir todas as informações da obra e da empresa, visando a melhoria contínua nas construções.

A partir dos seus conceitos, a melhor maneira de tomar decisões que um gestor do setor tem é analisar dados, desempenhos e os resultados gerados. Com eles, entendemos quais são os possíveis pontos de melhoria para as futuras obras.

Quais são os benefícios da tecnologia no canteiro de obras?

Com as tecnologias, como o ERP citado anteriormente, diversos resultados podem ser identificados a partir da sua implementação. Conheça alguns dos principais e como eles são alcançados:

Automação de processos

Como otimizar a execução de processos sem gerar custos desnecessários e de modo que tenha impacto na produtividade do projeto? Esse é um dos principais conceitos a serem implantados na sua obra.

Implementar ferramentas que possam automatizar os processos é fundamental para quem tem esse objetivo. Além de um melhor desempenho, é possível evitar riscos por erro humano e atrasos que possam ocorrer no tempo de entrega do projeto.

Maior segurança

Como adiantamos no tópico anterior, tecnologias podem evitar falhas técnicas que coloquem seus colaboradores em risco. Além disso, equipamentos e ferramentas mais atualizadas, proporcionam uma segurança maior para o dia a dia da sua obra.

Além da segurança das suas informações, que ficam criptografadas nos softwares de gestão, mantendo seus dados em nuvem e permitindo o acesso remoto.

Menores custos

Um dos principais intuitos da implementação de tecnologias é a otimização dos processos da obra. Como consequência dessa melhoria contínua, é possível evitar que custos desnecessários venham a aparecer.

Um grande exemplo de custos desnecessários são os custos de retrabalhos devido a falta de planejamento e controle. Uma boa gestão traz tecnologias importantes que eliminam a necessidade de manutenção constante dos equipamentos utilizados na obra.

Conclusão

Como visto, utilizar a tecnologia no canteiro de obras é essencial para a otimização do desempenho das suas obras. Mas é fundamental entender quais são as maiores necessidades e identificar quais são as tecnologias que podem solucionar os problemas existentes nos processos. Dessa forma é possível diminuir custos, ganhar agilidade nos processos e ter maior segurança no trabalho e com suas informações.

O software Mais Controle é um exemplo dessas tecnologias que falamos ao longo do texto. Você já conhece? Fale com um de nossos especialistas e faça uma demonstração gratuita!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!