Engenheiro de obras: como se tornar um profissional de sucesso?

Engenheiro de obras: como se tornar um profissional de sucesso?

por Marcel Ribeiro

O engenheiro que deseja alcançar o sucesso na carreira deve se manter atualizado e aperfeiçoar suas características e habilidades. Além disso, é importante investir em capacitação e fazer contatos profissionais, a fim de se destacar nesse mercado concorrido.

Independentemente da profissão, ser bem-sucedido é uma das principais metas de qualquer profissional. No caso de um engenheiro, por exemplo, além de ser um desafio, algumas características no perfil deste profissional são necessárias.

Se você é engenheiro e quer se tornar um profissional de sucesso na construção civil, confira este material. Aqui, daremos algumas dicas muito importantes para que você alcance o seu objetivo profissional. Continue a leitura e acompanhe!

planilha gratuita para mercado de construção civil

Como ser um engenheiro de sucesso?

O mercado de trabalho é altamente competitivo, inclusive na área da engenharia. Sendo assim, o profissional que deseja chegar ao sucesso deve investir em capacitação e no desenvolvimento das suas habilidades. Isso é indispensável para se destacar, o que rende benefícios que vão além de um bom salário. Portanto, se tornar um bom engenheiro é uma questão de aprendizado contínuo e adaptabilidade ao mercado em que está inserido.

Veja o que um engenheiro deve saber para ser um profissional de destaque em todos os sentidos!

Desenvolva uma boa comunicação

A comunicação é a base das relações profissionais e pessoais, por isso, deve ser executada da melhor forma possível. Saiba se comunicar bem com todo tipo de pessoa, sempre com cordialidade e empatia. 

O engenheiro é visto como uma referência em uma obra, um profissional preparado para mediar conflitos e oferecer soluções. Portanto, use da comunicação para ser entendido por todos e fazer uma boa gestão de pessoas, se tornando um exemplo profissional.

Tenha um perfil de liderança

Embora algumas pessoas confundam, ter um perfil de liderança é bem diferente de mandar. Assim, um verdadeiro líder se coloca à frente das situações e ajuda seus colaboradores a encontrarem, conjuntamente, soluções para as dificuldades. Além disso, um líder deve ser amigável, de modo a conquistar a confiança de todos os envolvidos na obra, para que tenham abertura para questionar em ocasiões adversas.

 

Quando se tem um perfil de liderança bem desenvolvido, o profissional é capaz de tomar decisões mais acertadas. Simultaneamente, este consegue gerir a equipe de forma mais adequada e garantir um melhor controle das atividades.

Um líder costuma obter índices de produtividade da sua equipe acima da média. Afinal, ele busca se inteirar das dificuldades e toma atitudes para que as barreiras sejam eliminadas. Dar exemplo de bom comportamento é uma ótima maneira de motivar e engajar sua equipe.

Busque sempre por conhecimento

Quem busca por conhecimento sabe a importância e o impacto que isso gera na sua carreira. Pessoas que entendem bem o que fazem têm mais chances de serem reconhecidas no mercado de trabalho.

Além do mais, estar sempre atualizado com as novidades do mercado agrega valor ao seu trabalho, tornando-o qualificado e preparado para os mais variados desafios que um engenheiro de obras pode se deparar. Para isso, você pode fazer alguns cursos complementares através da internet, ler livros ou ainda assinar revistas relacionadas à área. Aqui vai algumas sugestões de cursos online que você pode fazer:

Diversifique as experiências

A engenharia possui diversos segmentos diferentes e aplicações que podem ser exploradas para agregar conhecimento. Por isso, é interessante diversificar suas experiências e entender sobre os mais variados tipos de obras. 

Para tanto, você pode fazer cursos extracurriculares ou, até mesmo, ler e estudar sobre outras áreas e técnicas por conta própria. É uma forma inteligente de se manter ativo e por dentro de vários assuntos, acompanhando sempre as novidades no segmento.

planilha de relatório diário de obras gratis

Conheça as atividades que são executadas

Um bom engenheiro de obras deve conhecer muito bem cada uma das atividades que são executadas em campo. Isso demonstrará propriedade e segurança para um potencial cliente, além claro, de facilitar na comunicação junto à equipe de obra.

Conhecer as etapas é fundamental para se desenvolver um bom planejamento das tarefas que, embora há todo um cronograma a ser seguido, imprevistos podem acontecer e você deve estar preparado para isso. Bem como ter uma visão analítica do projeto de modo a garantir a qualidade e cumprimento dos prazos adequados.

Entenda as boas práticas do planejamento

Um bom planejamento de obras se dá pelo conhecimento que o engenheiro sobre as atividades que devem ser executadas. Portanto, para se tornar um bom profissional do setor, é fundamental compreender e seguir as boas práticas de planejamento, buscando aprimorar o conhecimento na área. Da mesma forma, é necessário ter olhar crítico para saber identificar o que pode ser feito para melhorar ou agilizar processos.

Geralmente o planejamento de uma obra envolve os seguintes temas:

  • Estudo de Viabilidade
  • Organização das Atividades e Serviços
  • Levantamento dos Quantitativos
  • Levantamento de Mão de Obra, Materiais e Equipamentos necessários
  • Cronograma Físico-Financeiro

Em conclusão, conhecer as boas práticas de um planejamento irá te ajudar a garantir a satisfação do seu cliente. Com isso, trará maior transparência e flexibilidade para obras.

Um Engenheiro de Obras investe em Networking

O Networking permite ser conhecido no mercado, fazendo com que as pessoas reconheçam o seu trabalho e suas aptidões profissionais. Assim, oportunidades de trabalhos podem aparecer com mais frequência, tornando-o requisitado.

É possível fazer isso indo a palestras, cursos, workshop, etc. Dessa forma, além de conhecer pessoas novas, você ainda pode trocar conhecimentos e se tornar, ainda mais, um bom profissional. Mas atenção! Nada disso adiantará se você não buscar aprimorar as características que citamos aqui neste post, certo?

O que todo engenheiro deve saber?

Para ter uma carreira promissora e superar os desafios da profissão, todo engenheiro deve compreender certos aspectos. São fatores que podem ser decisivos para impulsionar a vida profissional, como:

  • saber lidar com pessoas é fundamental;
  • é preciso se antecipar às demandas da obra;
  • cumprir o cronograma é preciso para receber indicações;
  • todo desafio é uma oportunidade para se destacar.

Além disso, trabalhar com um sistema de gestão de obras é um dos principais fatores que o engenheiro deve saber. Afinal, a tecnologia proporciona vantagens exclusivas para facilitar o dia a dia e permitir que você otimize o seu tempo. Os softwares de gestão online para a construção civil são imprescindíveis para ter organização e controle na obra. Permitindo uma gestão moderna, inovadora e automatizada.

Além disso, o SaaS, Software como Serviço, oferece mobilidade e facilita a comunicação, fatores importantes para qualquer obra. Conta com ferramentas úteis para a gestão financeira, que é um desafio para o andamento dos serviços na obra.

Conclusão

Como vimos, é necessário trabalhar vários elementos do seu perfil profissional para ser um engenheiro de obras de sucesso. Você deve saber se comunicar da forma correta com diferentes pessoas, estar sempre aprendendo mais sobre sua área de atuação, fazer contatos importantes e estar atento às inovações e tecnologias que podem te ajudar no dia-a-dia. Portanto, agora que você sabe o que todo engenheiro deve saber, basta pôr mãos à obra e buscar elevar as suas habilidades.

Gostou do post? Contar com facilidades também é algo indispensável para todo engenheiro e se você deseja saber como, agende uma demonstração do sistema Mais Controle! Veja como podemos ajudar!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!