4 dicas para contratar um bom profissional para sua empreiteira

4 dicas para contratar um bom profissional para sua empreiteira

por Marcel Ribeiro

Todo empreiteiro ou prestador de serviços da construção civil possui uma responsabilidade muito grande na hora de constituir sua equipe de trabalho. Contratar um profissional gabaritado é fundamental para o êxito de seu projeto, independentemente se for para uma reforma, um serviços especializado ou para a construção de uma nova edificação.

Proprietários das pequenas empresas necessitam de pessoas de total confiança uma vez que seu tempo é corrido e a sua presença em tempo integral nas obras é muito difícil. Normalmente, estes empresários têm que cuidar dos orçamentos para novas obras ou serviços, gerenciar os projetos em andamento, as compras de materiais, as transações financeiras, administração do pessoal, além do relacionamento com os clientes.

O primeiro ponto é montar a estrutura da sua equipe de execução. É importante estabelecer as características particulares exigidas em cada obra e determinar o quadro de funcionários. Em seguida, deve-se avaliar as qualificações e expertises exigidas e estabelecer as especialidades demandadas para cada função.

Neste post, vamos apresentar 4 dicas para ajudá-lo a contratar um bom profissional para sua empreiteira sem dores de cabeça. Confira a seguir!

1. Peça referências

Sempre que for contratar, peça referência do profissional. Para algumas funções, como o mestre de obras, por exemplo, a experiência em campo é fundamental. Portanto, solicite a comprovação na carteira profissional e faça contato com as últimas empresas em que ele trabalhou. Verifique pontos como se o funcionário era faltoso, se tinha bom comportamento e se realizava as atividades com qualidade e se possível o motivo da sua saída.

Na entrevista de avaliação, peça para que ele detalhe como é o seu relacionamento interpessoal. Atualmente, as relações humanas são primordiais quando se está gerenciando profissionais de um nível de escolaridade mais baixo, o que é um fato na construção civil.

2. Examine os currículos

A avaliação dos currículos, independentemente da área de atuação, sempre foi relevante. Nos últimos anos, essa análise se tornou ainda mais necessária. A evolução tecnológica disponibilizou uma grande quantidade de ferramentas, como por exemplo equipamentos automatizados para serem utilizados na operação e softwares que facilitam o gerenciamento e controle das obras.

Assim sendo, possuir colaboradores que têm experiência e destreza com essas ferramentas tornou vital. E a melhor forma de se descobrir um bom profissional ainda é examinando criteriosamente seu currículo.

3. Avalie os dados dos candidatos

Pode-se avaliar, na internet, se os candidatos estão com algum problema relacionado à ficha criminal, ou mesmo em relação ao sistema financeiro. Sites especializados nestas informações estão disponíveis para o acesso de todos.

Esses dados são importantes para evitar que no futuro algum inconveniente venha atrapalhar o seu vínculo com este profissional.

4. Analise a expectativa financeira

Avaliar qual é a expectativa financeira do aspirante à vaga é crucial para a continuidade da contratação. Ajustar sua remuneração ao previsto no orçamento da empresa é imperativo para que o fluxo financeiro e o resultados dos projetos  não saiam do controle. A questão salarial é muito importante, pois manter na sua empresa um funcionário desmotivado e insatisfeito é prenúncio de problemas em um curto espaço de tempo.

Contratando as pessoas certas para as funções apropriadas, a possibilidade de sucesso em seus empreendimentos é muito grande.

Se você ficou com alguma dúvida ou se conhece outras dicas que podem ser acrescentadas para contratar um bom profissional para sua empreiteira, não deixe de comentar e compartilhar conosco!


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

2 respostas para “4 dicas para contratar um bom profissional para sua empreiteira”

  1. felipe disse:

    Oi pessoal
    Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês.
    Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!