Entenda os benefícios de um sistema SaaS para a construção civil

Entenda os benefícios de um sistema SaaS para a construção civil

Atualizado em 8 julho, 2020
por Marcel Ribeiro

Um SaaS para construção civil permite acessar suas informações de qualquer lugar e a qualquer hora e ajuda a integrar as informações da empresa. Além disso, esse tipo de sistema geralmente possui bom custo benefício, o que o torna economicamente viável até para empresas menores. Tecnologias inovadoras na construção civil tem se mostrado uma grande tendência no setor.

Como exemplo de tecnologias na construção civil, temos o uso de um sistema SaaS para controle e gerenciamento de obras. Sobretudo, essa solução ajuda na maior integração das equipes, agiliza os serviços e diminui o tempo de resposta das ações. Isso beneficia diretamente o cliente, que, na maioria das situações, depende da sincronia das informações tratadas em obra.

No entanto, existem gestores que ainda ficam em dúvida para escolher o melhor software de construção adequado à sua realidade. Isso se estende também às características essenciais a serem observadas, que atendem as necessidades de seus negócios.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para apresentar mais informações sobre como funciona o SaaS na construção civil. Falaremos também sobre quais os principais benefícios desse software no setor. Acompanhe!

O que é e como funciona um SaaS?

O SaaS, da sigla Software as a Service (software como serviço), é uma maneira de disponibilizar programas e soluções tecnológicas via internet. Oferecendo, assim, um serviço que não necessita de atualizações de hardware ou instalações nos equipamentos. O acesso é direto, simples e prático, bastando apenas estar conectado com a web para funcionar.

Com isso, esses softwares hospedados são executados nos servidores das empresas prestadoras de serviço. Essas empresas gerenciam o acesso a partir de uma licença e mantêm a estrutura de sincronia e segurança dos dados.

Como o nome indica, esses programas são comercializados como uma prestação de serviço, disponibilizados mediante o pagamento de uma mensalidade. Essa atual forma de trabalho é tão comum, porém muitas empresas não se dão conta do seu real benefício.

Quais as vantagens do SaaS na construção civil?

O setor da construção civil tem se beneficiado muito dessas aplicações. Afinal, trata-se de um modelo de gestão eficiente. Equipamentos como smartphones e tablets contribuem para a mobilidade da informação em campo e otimizam o controle e a gestão.

Separamos os principais benefícios do emprego de SaaS para a Construção Civil. Confira!

Mobilidade

Uma das principais vantagens é a mobilidade, pois as informações podem ser visualizadas de qualquer dispositivo com conexão web. Com isso, todo o sistema de gerenciamento pode ser acessado via computador, tablet e smartphones.

Isso permite que as informações sobre os serviços e o andamento da obra sejam acessadas e atualizadas em tempo real. Ou seja, seja no escritório ou na obra, você tem acesso aos dados atualizados sempre. Além disso, é possível gerar relatórios que forneçam indicadores para análise e melhoria das atividades.

Integração e facilidade de comunicação entre as equipes

O compartilhamento de informações em tempo real é outra característica desses softwares. Uma comunicação simples e ágil beneficia os processos dos empreendimentos, reduzindo os índices de falhas e aumenta a produtividade.

Além disso, um programa que controla as atividades em tempo real evita desperdícios e faz com que imprevistos sejam antecipados. Reunindo todas essas características, é possível prever a entrega das etapas da obra e planejar os próximos serviços. Isso beneficia diretamente o negócio, pois é possível, inclusive, aproveitar ao máximo seus recursos, melhorando os resultados finais dos empreendimentos.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Viabilidade financeira

Outro ponto de destaque de um sistema SaaS na construção civil é a viabilidade de investimento nesse tipo de software. Como essa solução é vendida como um serviço, muitas empresas beneficiam-se dessa aplicação, o que barateia os custos.

Esse atributo permite que um software de serviço seja mais viável economicamente do que um programa personalizado para a empresa. Uma solução como essa se adequa, inclusive, a empresas pequenas devido ao seu custo-benefício vantajoso. Dessa forma, o investimento em um SaaS possibilita que o negócio da organização se torne rentável e cresça continuamente.

Conclusão

Sobretudo, o SaaS na construção civil é uma excelente opção para as organizações que buscam aperfeiçoar seus processos de gerenciamento. Com essa solução, as construtoras e incorporadoras podem acessar suas informações de qualquer dispositivo conectado à internet. Além de melhorar a comunicação interna, esse tipo de software é um meio para reduzir custos e melhorar os resultados.

Gostou do nosso artigo sobre os principais benefícios de um SaaS para o setor da construção civil? Então siga-nos nas redes sociais para não perder nenhum de nossos conteúdos! Estamos no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!