Saiba como realizar o apontamento de produção na construção civil

Saiba como realizar o apontamento de produção na construção civil

Atualizado em 31 março, 2020
por Marcel Ribeiro

O apontamento de produção serve para registrar o caminho que um produto percorre na etapa de fabricação garantindo sua visibilidade. Esse recurso pode ser aplicado no cotidiano da construção civil por meio do registro do que foi finalizado, por exemplo.

Para obter todos os benefícios dessa prática, é indispensável acertar nesse passo. O objetivo é fazer com que o registro aconteça dentro das regras adequadas, pois, assim, todas as fases serão favorecidas.

A seguir, entenda como realizar o apontamento de produção na construção civil e tire as suas dúvidas!

Qual é a importância dessa etapa em uma obra?

Ter visibilidade da obra é indispensável para tomar boas decisões. Com o apontamento, essa questão é favorecida, já que possibilita “enxergar” o que tem sido realizado e em quais condições.

Como otimiza o monitoramento, ele permite identificar a relação entre planejado e executado segundo o cronograma físico-financeiro, por exemplo. É uma forma de conhecer o valor agregado do projeto até o momento e identificar se existe algum problema.

Além disso, o apontamento de produção é essencial para registrar os dados relevantes. Assim, há uma comunicação facilitada entre setores e profissionais sem que ocorram dúvidas sobre o que ainda deve ser feito.

Como realizar o apontamento de produção na construção civil?

Já que se trata de um processo tão importante, nada melhor que conhecer os passos obrigatórios para realizá-lo. Veja como executar o apontamento de produção na construção civil.

Escolha o método adequado

Há mais de um tipo de registro, com duas opções principais: o apontamento retroativo e a versão em tempo real. A primeira alternativa geralmente está associada a dados manuais, que são incluídos em planilhas isoladas. Já o método em tempo real permite que as informações sejam conhecidas assim que a etapa se inicia, por exemplo.

Selecione uma boa ferramenta

Para fazer o registro das informações em questão, é indispensável ter a ferramenta certa. Pranchetas e planilhas já foram muito utilizadas, mas, hoje, a tecnologia é uma alternativa mais eficiente. Então, vale buscar um software para construção civil com essa funcionalidade.

Conscientize e treine a equipe

O apontamento de produção depende dos colaboradores mesmo quando há tecnologia. Por isso, é indispensável capacitar o time e conscientizar os profissionais da importância dos registros. Desse modo, eles criam o hábito de realizar o registro.

Controle o processo

Além de orientar sobre a realização dessa etapa, é essencial garantir que ela esteja sendo executada corretamente. Por isso, é necessário controlar o processo para ter certeza de que as diretrizes têm sido cumpridas. Também é uma forma de identificar problemas com maior precisão.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Como a tecnologia pode ajudar?

Utilizar um software como ferramenta otimiza o apontamento de produção na construção civil. Isso acontece, primeiramente, porque a tecnologia ajuda a automatizar tarefas. Assim, é preciso inserir menos informações manuais, garantindo que todos os registros serão padronizados.

Além disso, há maior confiabilidade e integração. Todos os dados ficam protegidos e em um só lugar. Dessa forma, a comunicação entre profissionais é favorecida e há chances menores de ocorrerem perdas. Isso é indispensável para modernizar essa etapa da obra, evitar retrabalhos e, até mesmo, melhorar a tomada de decisão.

Conclusão

O apontamento de produção na construção civil é essencial para garantir a segurança e oferecer controle máximo à gestão. Com o apoio da tecnologia certa, é possível potencializar seus benefícios e aproveitar essa etapa de maneira robusta.

Para ficar por dentro de outras dicas e novidades, acompanhe nossas publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!