Afinal, como otimizar o tempo de produção da equipe de obras?

Afinal, como otimizar o tempo de produção da equipe de obras?

por Marcel Ribeiro

A equipe de obras é o coração de qualquer empreendimento na construção civil, e otimizar o tempo de produção é um desafio para os administradores, engenheiros e encarregados envolvidos na obra. Muitas vezes isso é devido ao gestor, nos vários níveis, lidar necessariamente com as personalidades de cada um, com suas particularidades, competências, deficiências, medos e anseios.

Mas há técnicas e dicas que auxiliam nessa tarefa, permitindo que a equipe de obras produza de forma eficiente, evitando desperdício principalmente de tempo.

Neste post, mostraremos 4 dicas de fácil implementação que podem auxiliar na otimização do tempo de produção da equipe de obras. Acompanhe.

1. Tenha um planejamento diário das atividades

Manter um diário de obra é algo valioso na gestão do tempo no canteiro de obra, sobretudo com o auxílio da tecnologia disponível para essa finalidade. Esse recurso permite acompanhar dia a dia a evolução da obra, fornecendo dados gerenciais importantes. Tendo em vista o planejamento global da obra, a definição do que precisa ser feito em espaços mais curtos de tempo é uma prática que pode aumentar a eficiência produtiva da equipe.

Uma meta de produção diária é um parâmetro de referência para o time. No entanto, não basta apenas lançar uma meta e esperar que tudo se resolva. A produtividade precisa estar alinhada com a qualidade, pois produzir rápido apenas para produzir muito não é uma maneira inteligente de otimizar o tempo.

2. Otimize o layout do canteiro a favor da produção

Um canteiro de obras limpo e bem ordenado são condições necessárias para a otimizar o tempo de produção, mas é necessário algo além disso para que o rendimento seja máximo. O canteiro, além de limpo e ordenado, precisa estar bem organizado do ponto de vista logístico.

Organizar o canteiro, nesse sentido, significa pensar na logística interna, como:

  • dispor materiais próximos aos locais em que vão ser usados,
  • criar corredores com espaço suficiente para transporte dos materiais e
  • observar as sequências corretas das etapas de construção.

Essas são ações simples, mas que valem minutos e horas preciosas ao longo dos dias, semanas e meses, que podem impactar as finanças da empresa.

3. Dimensione corretamente o tamanho da equipe de obras

Um trabalho em equipe tem sua eficiência diretamente ligada ao correto dimensionamento do time. Se houver falta de operários, não se produzirá a contento, e uma equipe com excesso de mão de obra certamente terá alguém ocioso. Idealmente, a quantidade de mão de obra deve ser exatamente aquela necessária para executar as tarefas no prazo planejado.

À medida que a equipe vai ganhando experiência e sendo treinada, o rendimento será maior e, assim, poderá executar a mesma tarefa com menos operários, ou produzir mais com a mesma quantidade de operários.

4. Incentive com um programa de bônus por produção

A motivação principal para que uma equipe produza mais e melhor é algum tipo de recompensa ou premiação além dos salários convencionais. É importante que esse tipo de ação seja de abrangência coletiva, de modo que todo o time se sinta responsável pelo sucesso individual de cada integrante.

Obviamente, atreladas a esse tipo de motivação devem estar as condições necessárias para uma produtividade otimizada, como ambiente seguro de trabalho, ferramentas adequadas, clareza de atribuições e funções, treinamento e transparência na comunicação.

Dessa forma, a equipe de obras produzirá de forma otimizada, oferecendo o que de melhor há em cada um de seus integrantes.

Gostou das dicas sobre como fazer um excelente trabalho com a equipe de obras? Então compartilhe nas suas redes sociais e mantenha-se na vanguarda das boas práticas de gestão da produção de sua empresa.


Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!