Afinal, como otimizar o tempo de produção da equipe de obras?

Última atualização: 04/03/2017 | 4 min. de leitura

A equipe de obras é o coração de qualquer empreendimento na construção civil, e otimizar o tempo de produção é um desafio para os administradores, engenheiros e encarregados envolvidos na obra. Muitas vezes isso é devido ao gestor, nos vários níveis, lidar necessariamente com as personalidades de cada um, com suas particularidades, competências, deficiências, medos e anseios.

Por Marcel Ribeiro
equipe de obrasequipe de obras

Mas há técnicas e dicas que auxiliam nessa tarefa, permitindo que a equipe de obras produza de forma eficiente, evitando desperdício principalmente de tempo.

Neste post, mostraremos 4 dicas de fácil implementação que podem auxiliar na otimização do tempo de produção da equipe de obras. Acompanhe.

Banner
loading…

1. Tenha um planejamento diário das atividades

Manter um diário de obra é algo valioso na gestão do tempo no canteiro de obra, sobretudo com o auxílio da tecnologia disponível para essa finalidade. Esse recurso permite acompanhar dia a dia a evolução da obra, fornecendo dados gerenciais importantes. Tendo em vista o planejamento global da obra, a definição do que precisa ser feito em espaços mais curtos de tempo é uma prática que pode aumentar a eficiência produtiva da equipe.

Uma meta de produção diária é um parâmetro de referência para o time. No entanto, não basta apenas lançar uma meta e esperar que tudo se resolva. A produtividade precisa estar alinhada com a qualidade, pois produzir rápido apenas para produzir muito não é uma maneira inteligente de otimizar o tempo.

2. Otimize o layout do canteiro a favor da produção

Um canteiro de obras limpo e bem ordenado são condições necessárias para a otimizar o tempo de produção, mas é necessário algo além disso para que o rendimento seja máximo. O canteiro, além de limpo e ordenado, precisa estar bem organizado do ponto de vista logístico.

Organizar o canteiro, nesse sentido, significa pensar na logística interna, como:

  • dispor materiais próximos aos locais em que vão ser usados,
  • criar corredores com espaço suficiente para transporte dos materiais e
  • observar as sequências corretas das etapas de construção.

Essas são ações simples, mas que valem minutos e horas preciosas ao longo dos dias, semanas e meses, que podem impactar as finanças da empresa.

3. Dimensione corretamente o tamanho da equipe de obras

Um trabalho em equipe tem sua eficiência diretamente ligada ao correto dimensionamento do time. Se houver falta de operários, não se produzirá a contento, e uma equipe com excesso de mão de obra certamente terá alguém ocioso. Idealmente, a quantidade de mão de obra deve ser exatamente aquela necessária para executar as tarefas no prazo planejado.

À medida que a equipe vai ganhando experiência e sendo treinada, o rendimento será maior e, assim, poderá executar a mesma tarefa com menos operários, ou produzir mais com a mesma quantidade de operários.

4. Incentive com um programa de bônus por produção

A motivação principal para que uma equipe produza mais e melhor é algum tipo de recompensa ou premiação além dos salários convencionais. É importante que esse tipo de ação seja de abrangência coletiva, de modo que todo o time se sinta responsável pelo sucesso individual de cada integrante.

Obviamente, atreladas a esse tipo de motivação devem estar as condições necessárias para uma produtividade otimizada, como ambiente seguro de trabalho, ferramentas adequadas, clareza de atribuições e funções, treinamento e transparência na comunicação.

Dessa forma, a equipe de obras produzirá de forma otimizada, oferecendo o que de melhor há em cada um de seus integrantes.

Conclusão

Gostou das dicas sobre como fazer um excelente trabalho com a equipe de obras? Então compartilhe nas suas redes sociais e mantenha-se na vanguarda das boas práticas de gestão da produção de sua empresa.