Entenda os problemas em utilizar planilha para o orçamento de obras

Entenda os problemas em utilizar planilha para o orçamento de obras

Atualizado em 28 janeiro, 2020
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

O uso de planilhas para o orçamento de obras pode gerar atrasos e prejuízos em uma obra. Além de não serem seguras, elas não são integradas e se tornam obsoletas ao longo do tempo. Isso tem feito com que muitas empresas migrem para sistemas onlines.

Mesmo parecendo uma estratégia de organização boa, usar uma planilha para o orçamento de obras traz riscos para o seu empreendimento. Riscos esses, que podem estar relacionados à prejuízos financeiros, atrasos, perda de informações, etc.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas explicações de por que você deve evitar utilizar esse recurso. Então, se ficou interessado, continue a leitura e confira o material até o final!

Conheça alguns riscos de utilizar a planilha para o orçamento de obra

Trabalho manual

O uso da tecnologia como alternativa para automatizar alguns serviços não virou uma tendência à toa. O ser humano, por natureza, é falho e essas falhas podem prejudicar serviços que necessitam de atenção, como é o caso das planilhas. Isso porque elas apresentam uma quantidade enorme de informações — principalmente relacionado ao orçamento de custos de obras.

Logo, o principal motivo para você não utilizar esse recurso na construção são as chances de erros que podem ocorrer.

Atraso

Um fator que está relacionado ao primeiro item apresentado é o atraso das obras. Isso porque, utilizando planilhas, informações podem passar despercebidas como uma vírgula fora do lugar no quantitativo, por exemplo. Gerando assim, a paralisação de uma etapa, e consequentemente, atraso do prazo de entrega do empreendimento.

Segurança

Quem elabora planilhas para o controle de orçamento de obras, geralmente, reaproveita um modelo de planilha já existente. No entanto, essa prática pode gerar algumas confusões, fazendo com que o gestor embaralhe alguns dados.

Além disso, a falta de segurança com informações toma tempo do gestor, que precisará dedicar seu tempo para conferir dados.

Conheça a melhor solução para orçamentos de obras

Mesmo as planilhas sendo uma solução tecnológica, elas não são tão fáceis de usar. Isso ocorre devido aos possíveis problemas advindos da sua utilização e complexidade. Porém, com o avanço dos sistemas de gerenciamento, ferramentas surgiram dando segurança e agilidade aos processos de orçamento de obras.

Uma dessas ferramentas é o software Mais Controle, que realiza a gestão de forma on-line para empresas de construção civil. Além de simples de controlar, o programa é totalmente eficiente, garantindo total organização das finanças da empresa.

Conclusão

Em conclusão, o uso de uma planilha para orçamento de obra pode causar diversos problemas para a sua empresa. Assim, na hora de escolher a ferramenta para ajudá-lo na gestão dos empreendimentos, conte com um software desenvolvido para essa função.

Caso tenha se interessado pelo assunto confira esse ebook que sobre orçamento de obras que preparamos.

Se você ficou interessado em adquirir um software para melhorar a qualidade e agilidade dos processos financeiros da sua obra, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre o nosso produto!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!