Como fazer a gestão eficiente do contas a receber na construção civil?

Como fazer a gestão eficiente do contas a receber na construção civil?

por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

Garantir a gestão eficiente de contas a receber na construção civil é indispensável. Com o uso da tecnologia, diversas empresas têm melhorado seus resultados por meio da melhor gestão desse processo. Afinal, a Construção Civil envolve inúmeros dados e informações para que um projeto seja executado da melhor forma.

Não é à toa que construtoras e demais empresas realizam orçamentos para clientes, concorda? Os gastos devem ser calculados para contratar serviços e ter certeza de retorno financeiro que assegure a saúde do negócio.

Mas como tornar esse controle mais eficiente? E como fazê-lo de maneira adequada? Se você tem dúvidas acerca deste assunto, é hora de ler este artigo.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Por que é necessário ter um controle eficiente de contas a receber?

Não fazer uma boa gestão de contas a receber, gera atraso ou inadimplência, que pode prejudicar o seu negócio. Na construção civil, é comum se relacionar com diversos clientes ao mesmo tempo. Isso aumenta a chance de inadimplências passarem despercebidas, cobranças não serem feitas e atrasos nos recebimentos.

Isso é péssimo para a empresa e interfere na execução de futuros projetos. Além disso, pode fazê-lo a ir atrás de empréstimos, o que piora a situação. É imprescindível a organização dessas contas, com atenção aos prazos, valores e formas de recebimento.

Nem sempre a cobrança amigável será aceita, e processos ainda mais demorados terão que entrar em vigor. Isso prejudica o andamento do negócio e pode travar operações, além de gerar inadimplências da empresa para com suas responsabilidades.

Além disso, uma boa gestão de contas permite que você faça previsões financeiras baseadas em dados concretos. Isso é importante para que você saiba o quanto tem disponível para novas frentes de investimento, por exemplo. Além, é claro, de perceber falhas nesse processo e poder atuar nelas imediatamente, de forma a reduzir possíveis danos.

Como é possível melhorar esse processo de gestão?

Algumas práticas são importantes para diminuir a inadimplência na construção civil. Para começar, você deve registrar e controlar essas contas de maneira visual e, de preferência, com notificações sobre as datas.

A descrição da transação, do que está sendo pago ou recebido, deve ser bem detalhada. Assim como datas e prazos envolvidos nas movimentações. Mês a mês, todos os comprovantes também devem ser recolhidos e anexados ao restante da documentação.

Há quem prefira fazer tudo isso manualmente ou em planilhas. Mas nem sempre essas são as melhores alternativas, pois envolvem as chances de falha humana e de perda de materiais. O melhor, então, é recorrer a tecnologia.

Orçamento de obra em 4 passos

Como usar a tecnologia a seu favor para um bom resultado?

A tecnologia é sempre uma ótima solução para diminuir problemas relacionados a contas a receber na construção civil. Sistemas e softwares ERP costumam ser os mais eficientes.

Isso porque eles ajudam a organizar todo o fluxo de etapas de uma construção. O acompanhamento do projeto, então, passa a ser mais preciso, com um registro de histórico para solucionar casos de inadimplência.

Como prazos, valores e meios de pagamento ficam registrados, é mais fácil visualizar o que ficou acordado em um contrato. Caso algum tipo de pagamento esteja atrasado ou inexista, a empresa pode programar estratégias de cobrança para facilitar o recebimento.

Conclusão

Como você pode ver, a gestão de contas a receber na construção civil é determinante para o sucesso da sua empresa. Quanto mais controle acerca de possíveis inadimplências, despesas e lucros você tiver, mais fácil será tomar decisões acertadas para crescer.

Continue por dentro deste e de outros assuntos do setor: curta a nossa página no Facebook e acompanhe nosso conteúdo!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!