O que é Steel Frame? Vantagens e desvantagens para construção civil

O que é Steel Frame? Vantagens e desvantagens para construção civil

Uma das partes mais importantes de uma construção é a estrutura, que normalmente é feita de concreto armado. No entanto, um novo sistema tem ganhado espaço nas inovações e novidades da construção civil no Brasil: o steel frame.

Utilizado há séculos nos Estados Unidos e um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo, o steel frame tem suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esse sistema que promete revolucionar as edificações!

O que é steel frame?

Steel frame é um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado. O fechamento dessas estruturas é feito com placas que podem ser de madeira (OSB), cimentícias, painéis de alumínio composto e até drywall. Também conhecido como light steel frame, esse método para construções é racionalizado e industrializado.

Com a revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço se tornou um material abundante e começou a ser utilizado nas construções, originando o sistema e as estruturas em steel frame.

Após a fundação, os perfis de aço são colocados até ficarem com o formato desejado. Depois, as placas ou os painéis para fechamento são colocados nas laterais. Por fim, é feito o telhado, que pode ser com telhas de cerâmica, shingle ou lajes impermeabilizadas.

O steel frame pode ser utilizado em qualquer tipo de imóvel. Em casos de utilização de aço leve, pode ser utilizado em construções de prédios de até quatro andares.

Quais são as vantagens do steel frame?

Além da leveza, do ganho de área e da durabilidade de até 300 anos, as construções em steel frame proporcionam vantagens importantes. Veja quais são:

Redução de custos

Com a utilização de steel frame não há gasto de água e você ainda economiza com insumos como cimento, tijolos e equipamentos que são necessários nas construções convencionais.

Esse sistema é mais leve e, como dissemos, industrializado, permitindo que a sua obra fique pronta em menos tempo e com mais precisão. No mais, ainda há economia na contratação de caçambas para recolher entulhos, já que as construções em steel frame não produzem quase nada de lixo de obra.

Realização de uma obra mais ecológica

Além da pouca ou quase nenhuma utilização de água, esse sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais que podem comprometer o meio ambiente.

A produção das estruturas de steel frame também é sustentável. Grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada. O isolamento, por exemplo, pode ser fabricado com lã de garrafas pet, que além de incentivar a reciclagem, não provoca alergias e coceiras como a lã de rocha ou de vidro.

Fácil manutenção

O transtorno, a bagunça e os custos gerados com a troca de tubulações, instalações elétricas e hidráulicas não existe nas construções em steel frame. Como a estrutura é modular e de fácil manuseio, você só precisa retirar a placa para fazer a manutenção e depois voltá-la para o lugar.

Quais são as desvantagens?

Apesar da redução de custos e da crescente utilização na construção civil brasileira, as estruturas feitas com o sistema de steel frame apresentam algumas desvantagens. Confira quais são:

Pouca mão de obra especializada

O sistema de steel frame precisa ser minuciosamente calculado e planejado. Por não permitir erros e desperdícios que podem pesar no bolso e pelo manuseio diferenciado em comparação às construções de alvenaria, a mão de obra especializada ainda é escassa.

Possibilidade de fragilidade

O steel frame é muito utilizado em países com terremotos por ser uma estrutura resistente, ao contrário do que muitos imaginam. No entanto, é um aço leve e não é indicado para construções com mais de cinco andares, pois pode apresentar fragilidade.

Barreira cultural

A utilização de steel frame tem crescido no Brasil. Entretanto, ainda há uma resistência muito grande em substituir os processos tradicionais da construção civil. Portanto, é preciso vender essa inovação aos clientes.

O steel frame é um sistema já muito utilizado em todas as partes do mundo. Por ser sustentável e mais rápido, é uma inovação importante para os modelos estruturais da construção civil.

Você acha que o steel frame tem tudo para se tornar tendência no Brasil ou acredita que os modelos tradicionais são melhores? Deixe um comentário!


Guilherme Junqueira
Guilherme Junqueira
Administrador de empresas, apaixonado por gestão, finanças e construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *