O que é Steel Frame? Vantagens e desvantagens para construção civil

O que é Steel Frame? Vantagens e desvantagens para construção civil

Atualizado em 9 outubro, 2018
por Guilherme Junqueira

O Steel Frame é um sistema construtivo formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural. A vedação de toda a estrutura é feita por painéis, ou placas, que podem ser compostas por diversos tipos de materiais, como: madeira, placas cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.

Uma das partes mais importantes de uma construção é a estrutura, que normalmente é feita de concreto armado. Por outro lado, um novo sistema tem ganhado espaço nas inovações e novidades da construção civil no Brasil. Estamos falando do steel frame.

Este sistema é utilizado há anos nos Estados Unidos e é um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo. Definitivamente, como todo processo de construção, o steel frame também tem suas vantagens e desvantagens. 

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre esse sistema que promete revolucionar as edificações!

O que é Steel Frame?

Steel frame, também conhecido como light steel frame, é um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado. O fechamento dessas estruturas é feito com placas que podem ser de madeira  (OSB – Oriented Strand Board), cimentícias, painéis de alumínio composto ou até drywall.

Com a revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço se tornou um material abundante. Assim, começou a ser utilizado nas construções, originando o sistema e as estruturas em steel frame.

Após a fundação, os perfis de aço são colocados até ficarem com o formato desejado. Logo depois, as placas ou os painéis para fechamento são colocados nas laterais. Por fim, é feito o telhado, que pode ser com telhas de cerâmica, lajes de aço galvanizado com revestimento de madeira ou lajes pré moldadas de concreto.

O steel frame pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação. Em casos de utilização de aço leve, pode ser aplicado em construções de prédios de até quatro andares.

Quais são as vantagens do steel frame?

Além da leveza e também da durabilidade de até 300 anos, as construções em steel frame proporcionam diversas outras vantagens importantes, como a redução de custos, maior produtividade e o ganho de área

Para saber quais são elas e conhecer melhor os detalhes a respeito dessas vantagens, continue a leitura abaixo:

Redução de resíduos da construção

A produção das estruturas de steel frame também é sustentável pois grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada.

Além da pouca ou quase nenhuma utilização de água, esse sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais.

Obras mais rápidas e mais limpas

Como mencionamos, as construções feitas através deste método quase não produzem lixo durante a obra. Logo, somente essa razão já seria suficiente para que o ambiente de trabalho e as obras fiquem mais limpas e rápidas. Afinal, se compararmos esse método às estruturas em alvenaria, que costumam ser mais demoradas, normalmente os métodos tradicionais produzem alto volume de entulhos.

Para quem precisa montar um negócio rapidamente ou preza pela praticidade em construções, o steel frame é a opção ideal. Uma obra em steel frame fica pronta mais rápido que obras feitas com outros sistemas de construção. Em suma, as peças já são compradas prontas, bastando montar a estrutura e realizar as ligações entre elas.

Facilidade de execução e manutenção de instalações

Sabemos que uma obra que facilite os processos de manutenção posteriores é uma enorme vantagem. E é justamente isso que uma construção em steel frame tem para oferecer.

Ou seja, uma obra que tem o steel frame como elemento estrutural garante maior facilidade na passagem e manutenção das instalações elétricas, hidrossanitárias, gás, ar-condicionado e dados.

Quanto à manutenção, o transtorno e os custos com a troca de instalações é reduzido nas construções em steel frame. Como a estrutura é modular e de fácil manuseio, você só precisa retirar a placa para fazer a manutenção. Após realizar o procedimento necessário, basta voltá-la para o lugar original.

Nem precisamos mencionar o fator durabilidade, certo? Logo, por ser um tipo de construção altamente durável, a necessidade de manutenção também pode ser reduzida.

Ganho de área

Quando comparada a uma planta de edificação em alvenaria, uma construção feita com aço galvanizado oportuniza um ganho de área. Imediatamente, isso se justifica porque a espessura das paredes internas nas edificações em steel frame é menor se comparada a tijolos e blocos, por exemplo.

Menor número de etapas de construção

As obras em steel frame são mais rápidas também por apresentarem menor número de etapas de construção. As pessoas, de maneira geral, têm pressa em todo tipo de projeto. Definitivamente, contar com uma construção de qualidade com etapas reduzidas para entrega fará a diferença até mesmo no bolso!

Já que o processo é industrializado, os desperdícios serão menores. Assim, as etapas da obra serão apenas atividades de montagem. Quando comparamos à construções em concreto armado, a redução nos custos das fundações se destaca, uma vez que o steel frame cria estruturas muito mais leves.

Quais são as desvantagens?

Apesar da redução de custos e da crescente utilização na construção civil brasileira, as estruturas feitas com o sistema de steel frame apresentam algumas desvantagens. Confira quais são elas.

Demanda de mão de obra especializada

O sistema de steel frame precisa ser minuciosamente calculado e planejado, por não permitir erros e desperdícios que podem pesar no bolso. Assim, possuem manuseio diferenciado em comparação às construções de alvenaria. 

Como a opção é inovadora no Brasil, podemos dizer que a mão de obra especializada por aqui ainda é escassa. O percentual de construções realizadas com estruturas de aço no Brasil ainda é muito inferior às estruturas de concreto armado.

Limitação de altura

O steel frame é utilizado em países com terremotos por ser uma estrutura resistente, ao contrário do que muitos imaginam. No entanto, é um aço leve e não é indicado para construções com mais de cinco andares, pois pode apresentar fragilidade. Antecipadamente, é muito importante ter o conhecimento minucioso a respeito desse tipo de material antes de optar por ele.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Barreira cultural

Ainda que não seja a mais popular, a utilização de steel frame tem crescido muito no Brasil. Entretanto, ainda há uma resistência, grande em substituir os processos tradicionais da construção civil. 

Contudo, por ser um sistema construtivo sustentável e rápido, é uma inovação importante para os modelos estruturais da construção no Brasil. Em parte, a barreira existe devido ao desconhecimento das inúmeras vantagens desse tipo de construção. 

Conclusão 

Vimos neste artigo que o Steel Frame possui diversas vantagens importantes, como a redução de custos, maior produtividade e o ganho de área. Além de ser um métodos construtivo mais sustentável e adequado aos modelos estruturais da construção no Brasil

Trata-se de um sistema inovador de construção, leve e com alta durabilidade. Logo, é preciso vender essa solução aos clientes para que, com as informações necessárias, eles se abram para o novo.

Apesar de algumas limitações, é natural que haja crescimento desse tipo de edificação em nosso país por haver diversos benefícios. Afinal, devemos considerar que o steel frame é um sistema já muito utilizado em outras partes do mundo. 

Você acha que o steel frame tem tudo para se tornar tendência no Brasil ou acredita que os modelos tradicionais são melhores? Precisa esclarecer mais alguma dúvida em relação ao tema? Então deixe aqui o seu comentário!

Guilherme Junqueira
Escrito por
Guilherme Junqueira
Administrador apaixonado por Gestão e Construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!