Sistemas construtivos: conheça os 5 principais e suas diferenças

Sistemas construtivos são parâmetros, processos, e atributos que estruturam uma edificação, definindo as matérias-primas usadas para a construção de uma obra. Nesse sentido, definir os métodos construtivos, antecipadamente, é indispensável para uma boa gestão.

A escolha do sistema construtivo não impede que a obra tenha características particulares, mas implica uma série de variáveis para a construção da obra. Adiante, este texto apresenta os 5 principais tipos de método para a construção, desde a alvenaria convencional até a alvenaria estrutural, passando pela parede de concreto, o wood frame e o steel frame.

Se interessou pelo assunto? Continue a leitura do texto para conhecer mais!

Banner clicável para baixar planilha calculadora de composições para engenharia civil

Quais são os principais sistemas construtivos?

Até aqui, você sabe como o conceito de sistemas construtivos é usado no mercado da construção civil. No entanto, a dúvida que fica é sobre os principais métodos aplicados à construção de edifícios no mundo, certo? Pensando nisso listamos os produtos e os parâmetros mais comuns na estruturação de um projeto.

Confira!

1. Alvenaria convencional

Bastante aplicada nas edificações no Brasil, é o método construtivo que se baseia no emprego de vigas, lajes e pilares, os quais são preenchidos com unidades menores, como o tijolo, a lajota e o bloco de concreto.

2. Alvenaria estrutural

Na alvenaria estrutural, que também usa peças como blocos, vigas e pilares, a estruturação e a vedação do imóvel ocorrem ao mesmo tempo.

O método pode ser do tipo estrutural armado (com blocos preenchidos de concreto e fixados com aço), não armado (paredes de alvenaria, reforçadas com vergas e cintas, mas sem armação) e parcialmente armado (com paredes construídas com alvenaria armada e outras com alvenaria não armada).

3. Wood frame

Wood frame (em tradução literal do inglês, significa “quadro de madeira”) é um sistema construtivo que usa perfis de madeira, formando placas estruturais que conseguem resistir à carga do telhado e do pavimento, transmitindo as forças para a fundação.

Esse método, que é bastante aplicado na construção civil nos Estados Unidos, é conhecido por acelerar o processo de edificação, tornando-o mais sustentável.

4. Steel frame

Steel frame, que, traduzido do inglês, significa “estrutura de aço”, é um sistema construtivo industrializado que usa como base perfis de aço galvanizado, produto resistente à corrosão.

Nesse caso, a estrutura de aço pode ser fechada com placas de madeira, drywall (composição de gesso, água e aditivos) e de cimento, por exemplo.

Banner clicável para conhecer nossas funcionalidades e não se perder em tantas planilhas

5. Parede de concreto

Nesse sistema construtivo, por fim, a estruturação e a vedação do edifício são feitas com concreto, que é moldado no local e pode ser incorporado, parcialmente, a outras instalações.

O método é bastante usual no Brasil devido à facilidade de planejamento e acompanhamento da obra, reduzindo os custos com mão de obra e evitando um trabalho improvisado.

Conclusão

Neste texto, você viu o que são os sistemas construtivos, por que têm uma importância decisiva para a construção civil e seus principais exemplos de aplicação. Falamos sobre alvenaria convencional e estrutural, wood frame, steel frame e parede de concreto. Agora basta você ver qual se adequa mais a cada obra a ser realizada. Por isso, antes de pensar na mão de obra e no orçamento, é necessário discutir com a equipe o método que melhor se aplica à estruturação do projeto.

O artigo foi útil para você? Então continue se informando sobre assuntos pertinentes à área da construção. Assine agora a newsletter do blog e receba em primeira mão outros textos sobre o tema.

Compartilhe

Marcel Ribeiro

Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle