Proposta de orçamento de obra no Word: como fazer e gerar credibilidade ao seu cliente?

Proposta de orçamento de obra no Word: como fazer e gerar credibilidade ao seu cliente?

por Marcel Ribeiro

A proposta de orçamento de obra feita no Word, ainda hoje, é o processo mais utilizado pelas empresas devido à flexibilidade de criar modelos personalizados. Seja através do Word, ou por tecnologias que facilitam a emissão de propostas de obras, é preciso criar documentos profissionais a fim de passar credibilidade para os seus clientes.

A contratação de uma obra na construção civil começa com a formalização do processo, deixando claro para ambas as partes o objetivo da obra. Após isso, deve-se estipular prazo de conclusão e os custos envolvidos na execução das atividades, por exemplo. Pensando nisso, este texto mostra como a tecnologia pode facilitar essa etapa para a elaboração da proposta de orçamento de obra no Word.

Portanto, a seguir, você entenderá como fazer esse documento a partir dos modelos disponíveis no próprio programa. Começando pela escolha de um modelo previamente salvo no programa e preenchendo as informações importantes antes de revisar o documento.

Continue a leitura e descubra como simplificar esse procedimento na sua empresa!

Por que a tecnologia pode facilitar a proposta de orçamento de obra?

No setor da construção civil, a tecnologia facilita muitos processos internos e externos, através da automatização deles. Programas como o Word, por exemplo, servem para editar documentos importantes para a execução de obras, como é o caso da proposta de orçamento.

Além disso, outras soluções tecnológicas, específicas para empresas da construção, projetam informações financeiras e administrativas em uma plataforma integrada, melhorando a gestão.

Como fazer a proposta de orçamento de obra usando o Word?

Como dito, a tecnologia é uma excelente ferramenta de suporte para a gestão de empresas da construção. Porém, fica a dúvida sobre como elaborar a proposta de orçamento de obra usando o Word, certo?

Por isso, preparamos um passo a passo para você editar um modelo personalizado usando essa fantástica ferramenta!

Escolher o modelo ideal do documento

O Word é um programa que apresenta diversas funcionalidades como é o caso dos modelos de orçamentos e propostas. Dessa forma, essa ferramenta pode facilitar a emissão e edição de documentos no setor da construção civil.

Para acessar os documentos de orçamento disponíveis no Word, após abrir o programa, siga os passos a seguir:

1 – No menu principal clique para criar um “Novo” documento; 

2 – Digite no campo de busca os termos “Proposta” ou “Orçamento” para pesquisar os modelos existentes;

3 – Dentre os modelos existentes, escolha aquele que melhor se adapta ao seu negócio.

Preencher as informações mais importantes

O Word já oferece um modelo de proposta de orçamento, mas você deve conferir o que foi preenchido automaticamente no arquivo. E, dessa forma, adicionar os dados mais importantes.

Dados como, por exemplo, objetivo da contratação, prazo de validade da proposta e informações referentes à empresa e aos engenheiros envolvidos na obra.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Revisar o documento antes de enviar ou imprimir

Antes de finalizar a edição do documento, é importante conferir todos os dados que foram preenchidos na proposta de orçamento. Esse cuidado evita falhas operacionais, como erros de digitação, que podem comprometer a relação com o cliente.

Uma dica após revisar e ter certeza que a proposta está pronta para envio, é salvar o documento em arquivo PDF. Isso é uma boa prática, pois o documento em PDF não pode ser editado e serve de registro da negociação.

Em todo caso, uma dica para melhorar a gestão e as atividades administrativas em empresas da construção civil é investir em softwares. Sistemas como o Mais Controle organizam as obras e os processos internos para facilitar na geração de orçamentos e relatórios de gestão.

Conclusão

Neste texto, você viu como é fácil fazer a proposta de orçamento de obra utilizando os modelos existentes no programa Word. Os modelos estão disponíveis gratuitamente e com ele o gestor deve apenas preencher as informações sobre cada obra.

Contudo, para melhorar o controle financeiro e administrativo na sua construtora, o melhor mesmo é usar um software, que reúne todas as informações do negócio em uma única plataforma.

Não espere mais para automatizar os processos administrativos e financeiros da sua empresa. Agende uma demonstração do sistema da Mais Controle e melhore a gestão da sua empreiteira ou construtora!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

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