Conheça os benefícios da integração de processos em empresas da construção

Conheça os benefícios da integração de processos em empresas da construção

por Marcel Ribeiro

O objetivo da integração dos processos é simplificar e organizar as tarefas a fim de obter melhores resultados.  São muitos os benefícios da integração de processos em empresas da construção, tais como: redução de custos, padronização da operação, maior produtividade e qualidade dos serviços, menor retrabalho e maior satisfação dos clientes.

Existem ferramentas de apoio para empresas da construção realizarem a integração de processos, a fim de tornar seu negócio mais eficiente. Integrar tarefas simplifica diversas funções na empresa, como cotações de compras, controle de pagamento e recebimentos, orçamentos, entre outras atividades.

Para que essa ação seja efetiva e confiável, há a oportunidade de se aliar às novas tecnologias disponíveis no mercado. Dessa forma, confira nossa lista abaixo com os principais benefícios da integração de processos!

A integração de processos ajuda na organização das empresas da construção

Não é um mistério dizer que uma empresa organizada é uma empresa lucrativa e provavelmente um bom lugar para trabalhar. Contudo, apesar de ser tão importante para os negócios, manter a organização é uma tarefa desafiadora que exige disciplina.

Definitivamente, é preciso que a empresa invista tempo até que possa usufruir dos benefícios da integração de processos. Ou seja, para vencer o momento de inércia é necessário focar a atenção nas atividades e fazer um acompanhamento próximo. Assim, até que haja integração de processos, manter os documentos em ordem se tornará uma ação simples com o tempo.

Desde já, isso também pode facilitar para os colaboradores da empresa, que podem fazer um trabalho mais tático. Afinal, a integração dos processos é também atrelada à padronização das atividades, o que gera fluidez na operação e maior produtividade.

Os gastos são controlados e podem ser reduzidos

Quando o assunto é construção, é importante que seja abordado o controle dos recursos para promover a sustentabilidade da operação. Antecipadamente, essa é uma das maiores prioridades das empresas, pois as tornam competitivas e as fazem permanecer no mercado.

É desejável que, ao integrar os processos e centralizar as informações, seja criado um banco de dados com informações organizadas. Dessa forma, com um histórico dos acontecimentos é possível prever situações nas quais os resultados podem ser maximizados. Através dessa reestruturação, busca-se aumentar a produtividade, através de um fluxo aprimorado e o controle de entrada e saída.

A otimização do tempo é um grande benefício

A expectativa dos clientes das empresas da construção é que suas obras sejam entregues com qualidade e dentro do prazo. Contudo, cumprir com o combinado exige disciplina e é necessário haver alto nível de comprometimento com o trabalho.

Assim, a integração de processos em empresas da construção ajuda a otimizar o tempo e garante a satisfação dos clientes. Dessa forma, com mais tempo é possível certificar-se da qualidade da operação e investir na gestão da empresa e das obras.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

A integração de processos diminui o retrabalho

Quando há integração de processos fica mais claro a sequência das atividades, o que pode ajudar a diminuir o retrabalho. Afinal, estar atento aos próprios passos fará com que os obstáculos e imprevistos sejam previstos e tratados com antecedência.

Geralmente, a causa de tantos retrabalhos na indústria da construção é a falta de um bom planejamento da obra. Logo, a integração de processos através de ferramentas específicas podem ajudar a empresa desde o orçamento ao controle das atividades. Assim, com os processos organizados as falhas da operação podem diminuir significativamente e as necessidades de retrabalhos são reduzidas.

Conclusão

Os benefícios da integração de processos em empresas da construção são inúmeros, e seu principal objetivo é  organizar as atividades. Dessa forma, torna-se possível fazer uma boa gestão dos recursos humanos e financeiros a fim de tornar a operação sustentável.

Trabalhar na melhoria contínua dos processos traz benefícios que proporcionam o aumento da produtividade e do controle. Essa prática mostra como a tecnologia é imprescindível para quem deseja ver sua empresa crescer cada vez mais de forma sustentável.

Ficou com interesse em conhecer mais sobre o assunto? Então, confira como um sistema de gestão ERP pode melhorar os resultados da sua empresa!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!