Padronização de processos administrativos na construção: o que é e como fazer?

No mercado de construtoras e empresas de serviços, ter uma gestão eficiente é necessário para haver controle e planejamento. Há métodos que ajudam as empresas da indústria da construção a padronizarem os processos e obterem melhores resultados. Essa estratégia surgiu no século passado e, até hoje, é fundamental para o sucesso das empresas da construção.

É comum ver gestores de obras a buscarem incessantemente por organização e controle das atividades. Isso pois é alto o fluxo de informações em uma empresa da indústria da construção, e qualquer descuido pode gerar prejuízos. Nesse cenário, vê-se a necessidade de aprender mais sobre a padronização de processos administrativos.

Entender o que é esse conceito e como ele surgiu ajuda a colocar em prática uma boa gestão da empresa e dos processos. Desde já, este artigo mostra os benefícios de manter os processos organizados na construção, de forma a obter melhores resultados.

Continue a leitura e aprenda um pouco mais sobre a padronização de processos administrativos na construção!

Saiba o que nossos clientes falam sobre o Mais Controle

O que é a padronização de processos administrativos?

Antecipadamente, vale lembrar que, o conceito de padronização dos processos tem origem nos termos da administração. Dessa forma, manter um padrão sobre os processos administrativos implica identificar, analisar e catalogar as diferentes tarefas exercidas pela empresa. Isso objetiva criar estratégias que solucionem os problemas internos e externos a fim de tornar sustentável o fluxo operacional.

Como surgiu o método de padronização de processos administrativos?

Ele surgiu no início do século XX, com as ideias de Frederick Taylor, um engenheiro estadunidense que escreveu o livro “Os princípios da administração científica”. De modo geral, o estudioso construiu um conceito para racionalizar as etapas de produção em uma empresa.

Anos depois, essa metodologia serviu para Henry Ford, fundador da Ford, melhorar a linha de produção na sua empresa. Nesse sentido, Ford utilizou uma política de valorização da mão de obra e segmentação das etapas de fabricação dos automóveis.

Qual é a utilidade da padronização de processos em uma empresa?

Ele resulta em vários benefícios para a empresa, que passa a se basear em um modelo de trabalho com definições claras. Assim, as atividades dos funcionários ou a relação com fornecedores passam a ter maior previsibilidade.

Dessa forma, métodos padronizados contribuem para a transparência das informações da empresa e criam uma cultura organizacional bem sucedida. Isso aumenta a responsabilidade dos trabalhadores e gera maior engajamento para que todos andem em um único sentido.

Nesse sentido, a padronização dos processos permite que você tenha maior controle sobre o que está sendo feito no cotidiano da empresa. Com isso, fica mais fácil medir resultados, solucionar problemas e tomar decisões assertivas.

Banner clicável para conhecer nossas funcionalidades e melhorar a gestão de suas obras

Como essa padronização pode ser feita na construção civil?

Primeiro, é preciso observar a fundo a operação da empresa e em conjunto mapear quais os responsáveis por cada atividade. Há ferramentas que podem ajudar neste mapeamento como o ciclo PDCA, 5W2H ou o diagrama de Causa e Efeito.

Em segundo lugar, promover um encontro com os responsáveis pelas atividades a fim de criar um cronograma de atividades. Dessa forma, com as atividades mapeadas e todos inteirados sobre as oportunidades de melhoria haverá maior engajamento das pessoas.

Em seguida, deve-se haver reuniões ou encontros periódicos com o objetivo de apurar se o que foi planejado está sendo realizado, Dessa forma, é esperado que as oportunidades de melhorias de processos que foram mapeadas junto equipe tenham passado por otimização.

Em todo caso, é importante buscar soluções tecnológicas para ajudar no controle financeiro de entradas e saídas. Hoje em dia, softwares facilitam esse processo, reunindo em um mesmo programa informações financeiras e administrativas.

Conclusão

Em resumo, a padronização dos processos administrativos na construção veio da necessidade de gestão no início do século XX. Desde então, surgiram métodos como o PDCA, 5W2H e o diagrama de Causa e Efeito que ajudam as empresas a atingirem melhores resultados.

Neste conteúdo, você entendeu o que é e como fazer a padronização de processos administrativos em uma empresa. Contudo, para ter sucesso com essa estratégia, você precisa atualizar a gestão, mapear processos e investir em soluções que registrem informações importantes e documentos importantes da construção civil.

O texto foi realmente útil para você? Se sim, compartilhe conosco a sua experiência com padronização de processos no setor administrativo de uma empresa. Deixe o seu comentário abaixo!

Compartilhe

Marcel Ribeiro

Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle