Saiba como realizar a avaliação de fornecedores na construtora

A avaliação de fornecedores é essencial para a construtora assegurar a qualidade da operação. É necessário se atentar a pontos como custo-benefício, regularidade fiscal e bom relacionamento. Afinal, fazer a escolha adequada garante melhores resultados na obra, evitando prejuízos.

O processo de realização de uma obra exige que a parceria entre construtora e fornecedores seja baseada na confiança. Para isso, é necessário avaliar bem suas opções antes de fazer uma escolha. Uma boa avaliação de fornecedores facilitará seu trabalho!

Portanto, há aspectos específicos a serem considerados na avaliação de fornecedores, de forma que sua construtora tenha suas necessidades atendidas. Assim, você assegura a qualidade dos seus serviços e constrói uma boa reputação no setor de construção civil.

Quer saber mais? Confira os requisitos necessários de um bom fornecedor!

Saiba o que nossos clientes falam sobre o Mais Controle

Veja se você recebe atendimento proativo

Disponibilidade é uma característica indispensável a ser considerada em uma avaliação de fornecedores, pois proporciona uma boa comunicação. Nesse contexto, o diálogo entre a construtora e o fornecedor é fundamental para falar sobre prazos, materiais, imprevistos etc.

Um bom atendimento por parte do fornecedor, então, torna a gestão desse processo mais ágil e eficiente, evitando possíveis transtornos. Além disso, um atendimento proativo demonstra a confiabilidade do fornecedor, revelando seu comprometimento com a obra e a empresa.

Busque por um bom custo-benefício

Não considere apenas baixos custos; o preço deve estar associado a bons produtos. Dessa maneira, é possível diminuir o orçamento sem abrir mão da qualidade. Uma construção bem feita deve levar em consideração as expectativas do cliente, por isso a importância da qualidade.

Logo, você deve prezar pelo uso de materiais que atendam às necessidades do projeto desde o início. Isso evitará danos e perdas futuras, o que trará credibilidade para sua empresa. Portanto, o fornecedor ideal é aquele que oferece bons preços e produtos de qualidade!

Verifique a obediência às normas técnicas

Um dos principais requisitos da avaliação de fornecedores é saber se seus serviços seguem as normas técnicas da ABNT. Essas normas estabelecem um padrão mínimo de qualidade e segurança de acordo com a legislação. Dessa forma, o fornecedor garante que a obra siga especificações do projeto e das necessidades estruturais.

Aqui, é importante reforçar: seguir as normas técnicas é uma condição obrigatória no fornecimento de materiais de construção civil. Atentando a esse requisito, você protege sua construtora de problemas que podem ser acarretados por um mau desempenho dos produtos.

Banner clicável para conhecer nossas funcionalidades e melhorar a gestão de suas obras

Avalie se a empresa segue corretamente a legislação ambiental

Em caso de produtos específicos, é importante que os serviços do fornecedor atendam às leis de proteção ao meio ambiente. Essa é uma exigência legal para qualquer empreendimento que utilize recursos naturais ou causem um impacto no meio ambiente.

Logo, você deve exigir do fornecedor o número de sua licença ambiental, de forma a assegurar o cumprimento da lei. Além disso, procure saber se ele possui certificados ambientais, pois isso comprovará que seus produtos seguem a legislação vigente.

Conclusão

Em resumo, realizar a avaliação de fornecedores pode trazer ganhos quanto à economia e a segurança das obras. Isso pois, bons fornecedores, geralmente são proativos e preocupados com as normas técnicas de qualidade.

A busca pelo melhor custo benefício pode ajudar a obter melhores preços durante o processo de cotação. Com esses requisitos na hora de realizar uma avaliação de fornecedores, é possível melhorar a qualidade e a produtividade da construtora. 

Afinal, assim é possível garantir um bom relacionamento com os fornecedores, economizar nos custos sem perder a qualidade. E ainda, assegurar o cumprimento das exigências legais da obra e do contrato com o cliente.

Esse conteúdo ajudou você? Leia mais 5 dicas para encontrar os melhores fornecedores na construção civil

Compartilhe

Marcel Ribeiro

Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

IMPORTANTE: Seu nome e e-mail não serão divulgados para o público.

Seja o primeiro a receber as novidades do Mais Controle