Dicas de como encontrar fornecedores na Construcao Civil

5 dicas para encontrar os melhores fornecedores na construção civil

A escolha dos fornecedores na construção civil influencia na qualidade e no andamento de uma obra. Além de manter um bom relacionamento com o seu fornecedor, existem alguns fatores importantes que devem ser levados em consideração.

Para que você possa contar com empresas confiáveis e que cumpram os prazos acordados, separamos 5 dicas para te ajudar. Logo, leia este artigo e saiba quais pontos devem ser levados em consideração na busca por fornecedores. Confira:

1. Estude a credibilidade da empresa

Muitas vezes, os gestores ficam focados e preocupados em reduzir os custos da empresa, principalmente em momentos de crise. Essa é uma prática que deve ser rotina em qualquer tipo de negócio. No entanto, a busca por fornecedores para a construção civil deve levar em consideração fatores tão importantes quanto fazer parcerias com organizações que tenham credibilidade no mercado.

Quando uma empresa é dita como de confiança, é sinal de que ela cumpre com as expectativas de seus clientes, ou seja, seu principal indicativo é a qualidade. Sendo assim, chegamos à conclusão de que a credibilidade é um fator de grande importância na escolha de um fornecedor.

Portanto, vale apostar em uma boa pesquisa de mercado, pois ela não tem relação com o porte da empresa. Existem fornecedores grandes que falham com os prazos e entregam produtos em mau estado de conservação. Assim como também existem empresas pequenas que são exemplo de pontualidade, e também podem atender bem à determinadas expectativas.

2. Faça pesquisas de preço

Com certeza, o primeiro ponto a ser pesquisado e levado em consideração na escolha de fornecedores para a construção civil é o preço. Entretanto, esse critério requer atenção e deve ser avaliado com cautela. Isso pois materiais e equipamentos baratos demais podem significar que o produto é de má qualidade. Ao longo de uma obra, isso pode gerar gastos com manutenção e desperdícios. É o famoso: “barato que sai caro”.

As pessoas estão cada vez mais dispostas a pagar um pouco mais em serviços melhores. Afinal, do que adianta escolher o fornecedor com o menor preço, sendo que a sua obra está constantemente atrasada ou parada pela falta de equipamentos ou materiais?

No entanto, também não estamos dizendo que você deve escolher o fornecedor mais caro, pois isso também não é garantia de um bom serviço. Um bom preço é aquele em que a qualidade do material e do serviço justifica o valor do serviço. Partindo dessa ideia, é preciso avaliar os preços junto com a qualidade dos produtos e da prestação dos serviços.

Para essa avaliação, faça a comparações de preços, entre em contato com as empresas e, se possível, tente negociar. Feiras, eventos e catálogos são ótimos meios de pesquisa para encontrar fornecedores de confiança.

3. Fique atento à qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos que são entregues pelos fornecedores influencia fortemente na qualidade e no andamento das suas obras. Devido a isso, esse é um dos fatores mais importantes na sua busca por fornecedores na construção civil.

Se você não conhece os produtos e materiais de um determinado fornecedor, vale solicitar amostras. Com isso, além de analisar a qualidade, será possível observar o cuidado na entrega, a forma de manuseio e armazenagem. A maior partes dos equipamentos, materiais e produtos na construção civil devem seguir os parâmetros de normas técnicas para a regulamentação. Então fique atento se a empresa cumpre com essas normas.

Na construção civil, é muito comum que as primeiras remessas de materiais venham impecáveis. Porém, com o passar do tempo  a qualidade pode se tornar baixa, como sacos de cimento rasgados e cerâmicas quebradas. Caso isso não se resolva com uma boa conversa, não hesite em trocar de fornecedor.

4. Acompanhe a entrega dos materiais

Como gestor, você sabe da importância de controlar, gerenciar e planejar as fases de uma obra. Para que nenhuma atividade seja prejudicada e afete seus prazos, os fornecedores também precisam cumprir com as datas de entrega. Caso contrário, todo o calendário poderá ser comprometido.

Diante disso, sempre verifique os prazos acordados e a disponibilidade de entrega antes de fazer uma parceria com um fornecedor. A agilidade e o comprometimento são fatores importantes para a sua escolha.

Para garantir que os prazos e a entrega estejam de acordo com a necessidade da sua obra, é importante observar o local de origem do produto, ou seja, de onde ele sairá. Isso porque, quanto mais distante estiver o seu fornecedor, maior poderá ser o prazo para a entrega e a probabilidade de receber produtos defeituosos.

A dica, aqui, é procurar por empresas locais ou planejar cautelosamente o uso dos materiais, de acordo com a data de entrega dos seus fornecedores. Deve sempre haver material disponível em obra para que os seus profissionais não fiquem sem insumos para realizar uma determinada atividade, o que ocasionaria a queda na produtividade e o atraso da obra.

Os fornecedores de materiais de construção estão cada vez mais preocupados em cumprir os prazos e entregar os materiais o mais rápido possível. Isso pois já perceberam que este é visto como um diferencial por parte das construtoras e empresas de serviços.

5. Peça a opinião de outros clientes

O “boca a boca” também pode ser um bom meio para encontrar fornecedores de confiança. Pedir a opinião de quem já é cliente de uma empresa ou já teve um relacionamento é uma ótima opção para conhecer sobre os serviços de um fornecedor.

Além de pedir opiniões, as buscas pela internet são valiosas. Pesquise se a empresa não apresenta reclamações e procure saber qual o nível de satisfação dos clientes. Procure referências sobre os serviços.

Conclusão

Listamos aqui algumas dicas para te ajudar na busca por fornecedores e a manter o nível de qualidade de suas obras. Vimos que o cumprimento de prazos e o estado dos materiais na entrega são fatores a serem avaliados durante o processo de escolha de um fornecedor.

Ser bem atendido em casos emergenciais pode fazer toda a diferença durante o andamento de uma obra. Esta variável pode garantir que o serviço seja entregue dentro do prazo e que a qualidade seja mantida.

A busca por fornecedores para a construção civil deve ser vista com atenção e muita pesquisa, pois o sucesso das suas obras e da sua empresa são diretamente influenciados por essa escolha.

Agora que você aprendeu dicas valiosas sobre como encontrar fornecedores, deixe nos comentários qual é a sua dica de ouro na hora de encontrar parceiros para a sua obra!


Marcel Ribeiro
Marcel Ribeiro
Engenheiro apaixonado por Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *