Saiba como utilizar a curva ABC na gestão de obras

Descubra o que é curva ABC e como pode ajudar na gestão de obras

Um dos grandes desafios das construtoras é realizar um gerenciamento de obras eficaz que permita que os gestores tenham informações seguras para tomar decisões estratégicas e que ajude a detectar o nível de atenção que se deve ter para cada tipo de produto. Por isso é essencial que você saiba o que é a curva ABC.

A utilização desse método permite que se verifiquem quais são os itens mais significativos e os produtos que trazem mais custos ao negócio. Essa classificação é simples de ser efetuada e providenciará ao administrador os dados fundamentais para aprimorar a eficiência de toda a cadeia de fornecimento.

Se você tem interesse em saber o que é a curva ABC e como ela pode ajudar em sua obra, não deixe de ler este texto. Confira!

O que é a curva ABC?

É uma avaliação de forma estruturada que tem como finalidade analisar os itens, mão de obra, materiais, equipamentos, dentre outros, que mais trazem custos na realização de uma obra ou prestação de serviço. Dessa forma, os itens de maior relevância se apresentam no topo da tabela, simplificando o seu monitoramento e controle.

A coluna de maior importância é a que demonstra o custo total dos itens relatados na tabela. A partir desse critério, os itens são distribuídos em ordem decrescente, do valor maior para o menor.

Com essa organização, é possível que você visualize os materiais e serviços mais consideráveis caso necessite diminuir os custos da obra.

Teorema de Pareto

A curva ABC também é conhecida como teorema de Pareto ou regra 80/20 por identificar que 80% das consequências são, normalmente, provocadas por 20% das causas. Por exemplo: 20% dos itens de um orçamento podem corresponder a 80% dos custos.

É um mecanismo que deve ser utilizado para solucionar problemas e também para compreender melhor os pontos que podem prejudicar o negócio. O método possibilita uma visão rápida, com base em dados numéricos, dos itens que precisam de mais atenção, permitindo a definição de planos de ação para combater as situações entendidas como prioritárias.

Como a curva ABC funciona?

  • Classe A: Itens com alto valor: 20% dos itens correspondem a 65% do valor total.
  • Classe B: Itens com valor intermediário: 30% dos itens correspondem a 25% do valor total.
  • Classe C: Itens com valor baixo: 50% dos itens correspondem a 10% do valor total.

Para que serve a curva ABC?

A curva ABC é útil na identificação dos elementos que carecem de maior atenção, limitando o foco do gestor a fim de direcionar os esforços de gerenciamento, cotações de compras de insumos e serviços.

Qual a importância da curva ABC na construção?

Grande parte das construtoras tem algum tipo de problema quando o assunto é administração dos custos e compras de materiais e contratações de serviços terceirizados. Usando a curva ABC, é possível conseguir melhores resultados no planejamento e gestão das obras.

Para elaborar um bom planejamento é necessário que você:

Identifique os elementos mais usados

Classifique os itens por importância, do maior para o menor custo. Assim, é possível visualizar os que utilizam mais espaço na sua estimativa.

Priorize a diminuição de custos

Na negociação de materiais e serviços, é preciso dar prioridade à classe A. Dessa forma, é possível moderar os gastos de forma mais significativa, mexendo em menor quantidade de produtos.

Analise os impactos

Com a ajuda da curva ABC, você pode medir os impactos na alteração dos preços de materiais. Certifique-se do quanto a variação de preços vai influenciar o seu orçamento. Isso auxilia na tomada de decisão e no modo de operar e mensurar os impactos na variação de preços de materiais.

Administre o seu orçamento

Geralmente, o gerente de obra é o responsável por administrar os custos. Então, é primordial que ele saiba outorgar pessoas para negociar e avaliar os preços. Assim, fica mais fácil conseguir a redução dos gastos.

Seguindo esses passos, será mais fácil que você realize o seu planejamento de forma garantida.

Como calcular a curva ABC?

  • crie a sua tabela descrevendo em quatro colunas o nome dos itens, as quantidades, os valores unitários e o valor total (este valor é descoberto por meio da multiplicação da quantidade com o valor unitário);
  • ordene os valores em ordem decrescente, do maior para o menor;
  • calcule a porcentagem do custo do item no orçamento total da obra, ou seja, o valor total do produto sobre a soma de valores de todos os produtos;
  • calcule a porcentagem acumulada — para isso, some o valor da primeira linha de porcentagem com o valor da segunda linha, e assim por diante;
  • com esses dados, classifique em grupos A, B ou C, a partir do percentual obtido, sendo A o grupo de elementos que mais pesam no orçamento, B o grupo intermediário, e C os elementos cujas variações de preços interferem menos no orçamento.

Dessa forma, fica fácil verificar o percentual equivalente dos itens em custos totais, saber quais precisarão de mais esforços de cotações de compras, de mais atenção no gerenciamento e nos controles de consumos/desperdícios.

Quais são os benefícios oferecidos pela curva ABC?

Quando a curva ABC é utilizada na gestão de um empreendimento, ela possibilita que o gestor se dedique de maneira mais voltada para as suas tarefas. Assim, a curva ABC gera a possibilidade de usar de forma mais racional o capital da empresa e aumentar a lucratividade.

Entre as diversas vantagens oferecidas para o seu negócio estão:

Melhoria no investimento

Com todas as informações sobre os custos, serviços e matéria-prima em mãos, você tem a viabilidade de usar o capital de giro de forma mais eficaz.

Maior lucratividade

Com planejamento organizado e redução dos desperdícios, é possível dizer que a curva ABC pode assegurar maiores lucros para a sua construtora.

Organização de estoque

Ajuda a saber quais produtos ainda estão disponíveis e quais necessitam ser adquiridos. Isso estipula a regularidade de consumo e qual quantidade deve ser requisitada ao fornecedor.

Diminuição de desperdícios

Com a estruturação do estoque e do planejamento de obras, é possível avaliar a quantidade de materiais necessários em cada serviço.

Qual a importância do uso de um software para fazer a curva ABC?

Essa tarefa consome muito tempo que poderia ser investido em atividades mais técnicas para o empreendedor. Um software específico pode realizar o cálculo da curva ABC de forma rápida, simples e segura, além de auxiliar na otimização do tempo usado para gestão, redução de custos e melhor organização do negócio.

Fazer a curva ABC inicialmente pode parecer difícil. No entanto, agora que você já sabe o que é a curva ABC, aplicá-la na sua empresa será bem mais fácil do que imagina.

As vantagens podem ajudar não somente na diminuição dos gastos como na utilização da quantia economizada para o desenvolvimento dos seus serviços. Investir no planejamento de obras traz mais produtividade, qualidade e lucros.

Você gostou deste texto sobre o que é a curva ABC? Então, deixe o seu comentário aqui. Gostaríamos muito que compartilhasse conosco as suas ideias sobre o assunto!


Guilherme Junqueira
Guilherme Junqueira
Administrador de empresas, apaixonado por gestão, finanças e construção civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *