4 dicas para escolher o melhor ERP para sua construtora

4 dicas para escolher o melhor ERP para sua construtora

Atualizado em 24 agosto, 2020
por Marcel Ribeiro

ERP são softwares desenvolvidos para gerenciamento de negócios. Esses sistemas integram o contas a pagar e a receber, compras, vendas, emissão de notas fiscais, controle de estoque e da folha de pagamento dos funcionários em único lugar.

Atualmente, as soluções de ERP para pequenas construtoras vão muito além do simples controle financeiro. Os sistemas desenvolvidos para esse fim são cada vez completos e compatíveis com a realidade e a operação dessas empresas.

Por isso, a busca por esse tipo de ferramenta tem se tornado comum nesse mercado. Isso porque empresas da construção civil dependem de controles precisos para o gerenciamento das das obras e da empresa.

Entretanto, a escolha de um software ERP requer cuidados para encontrar o melhor serviço para as suas necessidades de gestão. Logo, para te ajudar a solucionar esse problema, elaboramos uma lista com quatro dicas que você precisa conhecer antes de tomar a sua decisão. Confira!

1. Avalie as suas necessidades

Antes de tudo, é recomendado identificar como sua empresa pode ser beneficiada com a adoção de um sistema de ERP. Essa avaliação começa com a identificação das áreas que representam gargalos.

Afinal, qual é o principal desafio da sua construtora? O controle das despesas precisa de melhorias? Ou é o controle de materiais que deixa a desejar? Você precisa se manter em dia com o andamento da obra?

Assim, reflita sobre esses questionamentos e busque entender como a aquisição de um sistema pode afetar os seus resultados.

2. Considere a praticidade e facilidade de uso

A aquisição de um ERP para pequenas construtoras tem o objetivo de otimizar a gestão da empresa e agilizar processos. Por esse motivo, uma ferramenta complexa e pouco intuitiva gera a situação oposta.

Pense em como a equipe vai interagir com a ferramenta tanto para registrar dados como para consultar relatórios. O seu objetivo é favorecer o planejamento das atividades e a tomada de decisão. Nesse cenário, simplicidade e praticidade são os pilares da escolha de um software, já que será um investimento importante para a empresa.

3. Analise o processo de implementação

Sem sombra de dúvida, essa é a etapa que requer mais cuidados para ser concluída dentro do prazo. Isso ocorre porque erros são identificados quando os primeiros testes começam a ser realizados.

Esse também é o momento de treinar os colaboradores para utilizar a nova ferramenta, o que demanda tempo e acesso a uma equipe de suporte qualificada.

4. Busque ferramentas remotas

Atualmente, ferramentas baseadas em nuvem são comuns e têm atraído usuários que prezam pela segurança das informações e facilidade no acesso. Essa é uma funcionalidade que se adapta positivamente à realidade do setor da construção civil, pois permite a consulta em tempo real mesmo nas obras.

Nesse contexto, as empresas requerem soluções capazes de controlar a execução das atividades em um nível operacional e estratégico. Um ERP para pequenas construtoras atua para suprir essa necessidade para quem busca ingressar em uma era de transformação digital.

Conclusão

Em conclusão, os software ERP são desenvolvidos para gerenciamento de empresas, que integram diferentes setores da operação. Com as novas tecnologias essas soluções estão cada vez completas e compatíveis com a realidade e a operação das empresas.

Dado isso, a escolha de um ERP requer avaliar as necessidades da empresa, avaliar o processo de implantação e buscar soluções em nuvem. Imediatamente, este tipo de sistema pode facilitar o dia a dia de empresas da construção civil.

Se a sua empresa procura praticidade na gestão e agilidade nos processos, você precisa conhecer as soluções de um ERP. Acesse o nosso site e entre em contato conosco caso queira saber como o Mais Controle pode te ajudar!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!