Como melhorar a fiscalização de obras e serviços de engenharia?

Como melhorar a fiscalização de obras e serviços de engenharia?

Atualizado em 21 novembro, 2019
por Marcel Ribeiro

A fiscalização de obras e serviços de engenharia é um processo que permite que o andamento das atividades sigam o planejamento. Ela pode ajudar a evitar que ocorram grandes prejuízos no curso das obras. O uso de tecnologia pode ajudar no controle e no aumento da produtividade e da segurança.

Ainda existe uma diferença grande entre o que está registrado no papel e o que ocorre na prática nas atividades da construção civil. Essa diferença se dá principalmente no que foi feito inicialmente no orçamento e posteriormente na fiscalização de obras. Um em cada seis projetos tem seu orçamento extrapolado em quase 70%, conforme o Harvard Business Review.

Nesse contexto, as ferramentas tecnológicas são uma ótima solução para modificar esse cenário. Ainda assim, há empresas da construção civil que resistem em aplicar essas mudanças em suas operações e processos. A tecnologia pode otimizar a produtividade de seus projetos e a realização de diferentes fases construtivas.

Que tal acertar cada vez mais nas futuras construções? Veja como a tecnologia pode melhorar a fiscalização de obras e serviços de engenharia!

Conheça o Mais Controle

A tecnologia na fiscalização de obras e serviços de engenharia

Certamente é um fato comum nas obras de engenharia, um profissional munido de planilha e caneta, fiscalizar o processo de concretagem das lajes. Trata-se de um momento de grande importância porque erros no processo podem gerar graves consequências futuras.

Por exemplo, considerando uma obra com 6 unidades de 100 metros quadrados por andar, tendo a lage uma espessura de 15 cm, seriam necessários aproximadamente 90 m³ de concreto. Assim, seriam necessários aproximadamente 9 ou 10 caminhões por pavimento. Dessa forma, realizar esse monitoramento de forma manual é um procedimento um tanto ultrapassado e, o que é pior, mais passível de falhas.

Contudo, sendo possível fazer o monitoramento de todos os dados da concretagem com o auxílio da tecnologia, o trabalho certamente seria otimizado. As informações poderiam ser salvas instantaneamente e também seria possível registrar outros pontos, como por exemplo: o tempo do despejo, a ocorrência de chuva ou sol no momento, o total de concreto aplicado, se houve sobra e assim por diante.

Com os dados nas nuvem, tudo é mais fácil para o gestor de obras, sabendo-se que a gestão depende da análise correta de um conjunto de fatores diversos. Assim, a tecnologia pode otimizar a gestão e oferecer recursos diferentes para suprir as necessidades de um engenheiro.

O controle de obras simultâneas

Uma das principais vantagens da fiscalização de obras e serviços de engenharia por meio da tecnologia é a possibilidade de monitorar diferentes obras simultaneamente em tempo real e sem afetar a produtividade. Isso não seria possível caso o processo dependesse de planilhas e outras operações manuais. Dessa forma, seria preciso que o gestor se deslocasse de uma obra à outra, o que traria desgaste e nunca garantiria a eficiência do trabalho em cada canteiro.

Acessando uma plataforma na nuvem, a gestão simultânea torna-se uma realidade acessível que não interfere na produtividade — ao contrário, contribui para otimizar o trabalho, agilizando as tarefas e tornando-as mais produtivas.

O gestor pode contar com recursos para tirar fotos (que servem como documentação para a empresa e também é um meio de colocar o cliente a par do andamento da obra) e emitir relatórios detalhados. Definitivamente, podendo ajudar a comparar o projeto original com o que está sendo efetuado e a tomar decisões mais acertadas.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

As características de um bom sistema de gestão

Um bom software de gestão deve oferecer bons recursos para a fiscalização de obras e serviços de engenharia, como:

  • orçamento e planejamento das obras;
  • controle dos pagamentos e dos recebimentos;
  • cronograma físico-financeiro;
  • controle do fluxo de caixa;
  • demonstrativo de resultados;
  • comparativos dos custos Planejado Vs. Realizado;
  • registro de imagens de evolução de obras;
  • cotação e ordem de compras.

Dessa forma, é importante que a empresa possa aumentar o controle e reduzir suas despesas. Além disso, as informações devem ser seguras no armazenamento em nuvem, protegidas por backups e criptografia.

Assim também, as informações gerenciais devem ser rápidas e precisas, o que favorece as decisões mais acertadas e ágeis. Igualmente, a mobilidade da plataforma deve permitir o acesso em qualquer local e em qualquer horário.

Portanto, usar a tecnologia na nuvem com diferentes recursos é uma das melhores maneiras de melhorar a fiscalização de obras e serviços de engenharia.

Se ficou interessado em uma solução completa, entre em contato conosco agora mesmo!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Uma resposta para “Como melhorar a fiscalização de obras e serviços de engenharia?”

  1. Rogério Sebastião Silva disse:

    Vocês teriam esse mesmo assunto na area mecânica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!