Como melhorar o processo de tomada de decisões na construção civil?

Como melhorar o processo de tomada de decisões na construção civil?

Atualizado em 23 março, 2020
por Marcel Ribeiro

Ouça a versão em áudio deste artigo

Independentemente do tempo para a conclusão das obras de construção civil, a rapidez na tomada de decisões é determinante. Para que elas sejam bem-sucedidas, é imprescindível que esse processo seja veloz e assertivo.

Hoje em dia, questões como essas podem ser resolvidas com sistemas de gestão que ofereçam suporte eficiente às decisões. E isso se aplica a qualquer fase e viés de um empreendimento do tipo. Mas quais são, realmente, as vantagens em utilizar ferramentas automatizadas na construção civil? Continue a leitura para descobrir!

Entenda a necessidade de ferramentas de gestão

Muitas construtoras e escritórios de engenharia pecam quanto ao planejamento e ao uso da ferramenta de gestão apropriada. Isso ocorre, principalmente, porque o preço de decisões tomadas erroneamente é alto e interfere fatalmente nas obras. O desperdício nas construções é uma das consequências, por exemplo. Sem contar outros gastos que não são necessários no projeto.

Reduzir custos é um dos problemas que a boa tomada de decisões deve resolver. Com sistemas de gestão você não somente passa a contar com uma série de ferramentas voltadas às decisões. Você também terá um panorama mais abrangente das diversas áreas envolvidas na obra, podendo, assim, consertar empecilhos antes que eles ocorram.

Automatize a gestão da tomada de decisões

A seguir, vamos especificar em quais pontos a tecnologia melhora o processo envolvendo decisões na construção civil. São os principais motivos pelos quais você não vai querer ficar para trás:

Contribui para a redução de custos

É perfeitamente possível utilizar a tecnologia na prevenção e previsão de riscos, acidentes ou outros problemas na obra. O sistema em questão gerenciará todas as fases e fornecerá o resultado que você espera. A performance das equipes será mensurada e será determinado o quanto os materiais estão rendendo. Dessa forma você acompanha os gastos “ao vivo”.

Otimiza a sua produtividade

Há etapas em um projeto que exigem boa parte de seu tempo, caso realizadas manualmente. Porém, usando a ferramenta certa, pode-se diminuir o tempo demandado para concluir determinada atividade. Ou seja: você ganha em produtividade, no que compete à sua equipe e à tomada de decisões.

Melhora a segurança

Esses tipos de tecnologias, em construção civil, podem aperfeiçoar um fator tão crucial como a segurança. O local da obra precisa garantir isso ao trabalhador e ao entorno, concorda? Então, conte com um sistema que ajudará na gestão dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

Viabiliza o registro de dados

Em qualquer obra bem-sucedida, a comunicação também precisam estar em ordem. As inovações no setor já auxiliam você nesse aspecto, por meio do registro da informação. Boa parte dela é coletada e mantida de maneira autônoma. Isso vai garantir e fazer crescer a confiança no que é repassado entre você e a equipe.

Mede o resultado com eficácia

Melhorar a tomada de decisões envolve acompanhar o caminhar da obra, para que todas as etapas sejam realizadas adequadamente. Quando se tem toda a informação bem controlada, fica mais fácil captar tudo que ainda está por ser feito. Além disso, é possível saber o que precisa ser melhorado.

Conte com a tecnologia do Mais Controle

Você, provavelmente, já se viu envolto com algum destes problemas ao gerenciar obras:

  • excesso de planilhas;
  • tempo demasiadamente gasto com a organização de pagamentos e recebimentos;
  • dificuldades no controle de custo da obra;
  • descontrole sobre o processo de compras;
  • dúvidas sobre a assertividade do orçamento ou sobre a lucratividade dele;
  • dificuldades com fluxos de caixa.

Apresentamos, então, o Mais Controle, o software de gestão online para o setor da construção civil. Para pequenas ou microempresas, trata-se do meio mais eficaz de gerenciar obras. Além, é claro, de controlar com segurança as finanças do seu negócio.

Conclusão

Sabemos que a tomada de decisões precisa ser rápida e eficiente em seu setor. E comprovamos também que a tecnologia já nos ajuda muito com isso. Portanto, o melhor investimento que você pode fazer no momento para suas obras é nesse tipo de automação.

Esperamos ter ajudado você apresentando essa importante ferramenta disponível no setor da construção civil. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa solução!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!