Quais são os tipos de canteiros de obras e as principais exigências? Confira!

Quais são os tipos de canteiros de obras e as principais exigências? Confira!

por Marcel Ribeiro

Na construção civil, o tipo de canteiro de obras depende do projeto a ser construído. Porém é necessário entender qual o melhor tipo de canteiro para cada obra, bem como o que dizem as normas, de forma a estar de acordo com as leis.

Contudo, de maneira geral, o canteiro de obras é uma área fixa e com prazo temporário onde ocorrem as ações de apoio e de execução da edificação. O local pode funcionar com espaços destinados à vivência (refeitório, sanitário, alojamento, etc.) e às operações de fato (portaria, almoxarifado, depósito, escritório, etc.).

Adiante, você entende por que é preciso planejar essa área e observa quais são os tipos de canteiros. Além disso, entende o que diz a Norma Reguladora sobre esse processo na execução da obra.

Continue a leitura!

planilha gratuita para mercado de construção civil

Por que é preciso planejar e projetar o canteiro de obras?

Ele é indispensável para a execução do projeto, uma vez que inclui áreas que ajudam a dinamizar os serviços no espaço a ser construído. Assim, o planejamento do canteiro de obras implica uma melhor organização do espaço físico, além de contribuir para a integração do pessoal. E dessa forma, otimizar o deslocamento de equipamentos e materiais na construção.

Quais são os tipos de canteiro de obras?

Até aqui, você sabe o que é e por que os canteiros de obras são indispensáveis para a conclusão de um projeto. Entretanto, a dúvida que fica é sobre os tipos usados para a execução de uma obra, certo? Respondemos à questão com os principais espaços destinados a essa finalidade no mercado da construção civil.

Canteiro restrito

Muito comum no espaço urbano, o canteiro restrito requer planejamento logístico para não atrapalhar a área de construção. Sendo caracterizado pelo uso de tapumes e muros, além de um portão para entrada de pessoal e de equipamentos na obra.

Canteiro amplo

O canteiro amplo, bastante usado em projetos de infraestrutura, a exemplo de usinas hidrelétricas, pontes e grandes obras. Ele é ideal para atividades nas quais a construção ocupa apenas uma parte do terreno. O motivo é que esse tipo de canteiro requer vários acessos ao local, o que não pode dificultar o trabalho na área a ser construída.

Canteiro linear

É como se chama o espaço restrito a uma dimensão, que, em geral, implica uma área estreita, onde existem opções limitadas para acessar à obra. Esse tipo de canteiro, bastante usado na canalização das cidades e rodovias, deve garantir o fluxo de pessoas e equipamentos, mesmo com uma estrutura menor.

O que as NRs explicam a respeito da gestão de processos e obrigatoriedades?

O canteiro de obras, independentemente do tamanho da construção, pode ser modificado ao lado da execução do projeto. Mas o processo deve priorizar o conforto, a higiene e a segurança da equipe, conforme as Normas Reguladoras (NRs). A NR 18, por exemplo, estabelece padrões de qualidade para o trabalho na indústria da construção.

Ela recomenda que a gestão da obra elabore um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), quando o projeto envolver, pelo menos, 20 trabalhadores. A norma estabelece que o espaço deve manter a ordem e a limpeza, incluir áreas de vivência, possibilitar o transporte de materiais e pessoas e tomar medidas de proteção contra erros operacionais.

Conclusão

Neste texto, vimos que existe um tipo de canteiro de obras para cada edificação, seja restrito, amplo ou linear. Assim, é preciso entender a importância de ter equipamentos de qualidade e de fazer parcerias que cumpram as Normas Reguladoras. Dessa forma é possível manter a segurança e a qualidade do trabalho na construção civil.

O artigo foi realmente útil para você? Se sim, aprenda, agora, a fazer a avaliação de fornecedores na sua construtora!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Uma resposta para “Quais são os tipos de canteiros de obras e as principais exigências? Confira!”

  1. Aumento da seguranca dos envolvidos na obra, ganho da praticidade e reducao do desperdicio e diminuicao dos riscos de acidentes sao os principais fatores importantes de um canteiro de obras adequado a realidade da construcao. Seguir a risca todas as etapas culmina em uma obra mais eficiente e, ao mesmo tempo, em que se economiza nos gastos e se mantem fiel ao cronograma planejado. Contudo, a gestao de um canteiro de obras organizado e um dos maiores desafios metodologicos para os profissionais da construcao civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!