Conheça as tendências das construções do futuro
As tecnologias e modelos construtivos estão ganhando mais espaço no mercado e é preciso se atualizar para estar à frente da concorrência. Dessa forma, é importante se preparar para as tendências das construções do futuro que surgem diariamente.


O termo construções do futuro é usado para identificar obras que utilizam modernas técnicas inovadoras de gerenciamento de obras.
Este artigo abordará esses aspectos que estão mudando a forma como se atua em um canteiro de obras. Ao ler o texto, você conhecerá as principais novidades do setor, como o BIM e o recente Wearables. Além disso, saberá como se preparar adequadamente para participar dessa mudança disruptiva de modo a aumentar o faturamento de sua organização. Pronto para a leitura? Então prossiga!
Quais são as principais tendências das construções do futuro?
Existe uma infinidade de novas tecnologias aplicáveis ao setor de construção civil. Acompanhe a seguir as principais.
BIM ou Modelagem da Informação da Construção
Talvez essa seja a maior tendência recente da construção que é a mais seguida ultimamente. Trata-se de uma técnica de modelagem que considera os dados gerados durante o planejamento do empreendimento. Assim, é possível simular diversos cenários do início ao fim da obra, ocasionando uma condução de obra muito mais assertiva e eficiente.
Estruturas mistas de concreto e aço
A técnica é conhecida pelo termo steel frame e é referente à união de aço e concreto na construção de um empreendimento. Primeiramente, toda a estrutura da obra é confeccionada moldando a frio os perfis metálicos. Após feita, o “esqueleto” está pronto para receber as paredes que podem ser fabricadas em drywall ou mesmo com duplas camadas de concreto pré-montadas.
Automação dos processos
Cada vez mais utilizados nos canteiros de obras, os softwares de gestão ERP ajudam na organização de todos os processos necessários para a construção de um empreendimento. Com eles, é possível contar com módulos de organização de rotinas, além de ter acesso mais rápido a informações precisas, o que melhora a tomada de decisão. Isso é feito por meio de automação, fluxos e demonstrativos financeiros, além da geração de relatórios automáticos para acompanhar o progresso da obra.
Wearables
Esta é a tendência mais revolucionária presente nos canteiros atualmente. Trata-se de uma tecnologia composta por diversos sensores que são instalados nos equipamentos de trabalho dos funcionários. Isso permite a coleta de vários dados de monitoramento que contribuirão para a redução de tempo e mais segurança no trabalho. Alguns exemplos de Wearables são: capacete inteligente com controle de quedas, óculos 3D para revisão de projetos e até mesmo sensores que preveem gases tóxicos no canteiro de obras


Como se preparar para as mudanças vindas?
Com tantos avanços tecnológicos, não pode ser crível ficar de fora dessa grande oportunidade. No entanto, é preciso conhecer as novas técnicas desenvolvidas antes de adotá-las. Caso contrário, o investimento pode não se mostrar tão vantajoso.
Por isso, busque se informar ao máximo antes. Existe muita informação na internet e uma forma mais incisiva de participar desse meio é buscando eventos no setor, bem como entrando em contato com os fornecedores dessas tecnologias.
Conclusão
As construções do futuro já são uma realidade e estão presentes no dia-a-dia de muitas empresas da construção. Ainda que não sejam totalmente visualizadas pela maior parte da sociedade, diversas empresas estão colocando em prática as modernas técnicas e alcançando resultados muito positivos.
Técnicas como utilização de BIM, Wearebles e sistemas construtivos inovadores tem trazido resultados positivos para as empresas que já os utilizam. Por isso, é importante acompanhar a evolução do setor para investir no que há de mais moderno e funcional. Somente assim é possível atender cada vez melhor às novas demandas do mercado.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe o artigo com seus conhecidos nas redes sociais!