Você sabe quais são as vantagens do monitoramento de obras?

Você sabe quais são as vantagens do monitoramento de obras?

por Marcel Ribeiro

O monitoramento de obras é o processo que garante que todos os serviços sejam feitos seguindo o que foi orçado e planejado. Por isso, esse mecanismo é crucial para a construção civil diante de um cenário cada vez mais competitivo no setor.

Pensando nisso, vamos mostrar qual a função e os principais benefícios em monitorar o andamento das obras. Qualidades como por exemplo, economia de tempo, otimização de processos administrativos e redução de desperdícios na construção. Ao fim, você ainda confere como a tecnologia aplicada a esse mercado pode facilitar o monitoramento de obras.

Continue a leitura!

planilha de relatório diário de obras gratis

Como funciona o monitoramento de obras na construção civil?

Esse processo é indispensável para a boa execução de obras e serviços na área da construção civil. Isso porque abrange uma série de estratégias, como a inspeção de gastos diretos e indiretos, e uma prévia planificação do orçamento. Além disso, o monitoramento deve considerar o cronograma da obra, levantando informações sobre as etapas de construção e o tempo médio de realização das tarefas.

Para um monitoramento eficaz, deve-se, também, administrar a programação de compras e fiscalizar as responsabilidades trabalhistas no local. Dessa forma é possível ter certeza de que as normas de segurança são cumpridas no trabalho da equipe.

Quais são as principais vantagens do monitoramento de obras?

Você pode se perguntar agora, por que investir no monitoramento de obras, certo? Para responder à questão, listamos as principais qualidades associadas a esse detalhado acompanhamento da construção civil.

Economia de tempo

Para ser competitiva, uma empreiteira ou construtora deve ter controle sobre a qualidade na execução da obra, evitando a perda de tempo. No entanto, para entregar o empreendimento dentro do prazo, respeitando as normas reguladoras, é preciso manter um constante monitoramento da obra.

Otimização de processos

Por outro lado, monitorar a qualidade da execução de uma obra ajuda a identificar falhas nas diversas etapas da construção. Isso facilita as decisões operacionais para corrigir erros de forma a otimizar processos no projeto atual e, consequentemente, melhorar o planejamento para edificações futuras.

Diminuição de desperdícios

Com um planejamento de obra, baseando-se na vistoria e acompanhamentos diários, é possível diminuir desperdícios e procedimentos menos eficazes na construção. O resultado se reflete no controle de orçamento, que pode abrir margem para investimentos diretos na empreiteira ou construtora.

Use a tecnologia

Atualmente, existe tecnologia para melhorar a organização, aumentar a produtividade e reduzir os custos na edificação de projetos. É o caso do software Mais Controle, que oferece organização das finanças da construtora ou da empreiteira, e um eficiente controle dos serviços e dos processos construtivos. Além disso, o Mais Controle é uma ferramenta 100% online, o que permite que você a acesse de qualquer lugar e a qualquer hora.

Conclusão

Neste texto, você viu o que é e por que adotar o monitoramento de obras, um procedimento que garante que todas as etapas da edificação sejam feitas de acordo com o planejamento. Permitindo assim, que a empresa diminua desperdícios, ganhe tempo e execute projetos de acordo com as Normas Reguladoras. Esse processo se torna ainda mais eficaz com a ajuda de softwares específicos, identificando possíveis erros e otimizando a gestão na construção civil.

O que você espera para sofisticar o monitoramento de obras na sua empresa? Entre em contato agora com a equipe da Mais Controle e saiba como funcionam os nossos planos.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!