Como melhorar a experiência do cliente na área de construção civil?

Como melhorar a experiência do cliente na área de construção civil?

por Marcel Ribeiro

O mercado evoluiu bastante nos últimos anos e vender deixou de ser uma atividade básica, apenas oferecendo produtos ou serviços. Nesse contexto, é imprescindível conhecer bem as necessidades e expectativas do público alvo para saber como melhorar a experiência do cliente.

O nível de exigência e a competitividade influenciaram os negócios e a experiência do cliente se tornou um diferencial importantíssimo. Afinal, é mais barato fidelizar e manter os clientes, vendendo mais ou havendo indicações, do que prospectar novos no mercado.

Se você deseja que o seu negócio cresça e alcance resultados expressivos, é fundamental ter foco total no cliente. Para ajudar, confira dicas valiosas neste post!

O que é a experiência do cliente?

Ela consiste nas percepções e interações que o consumidor tem com a empresa, desde o primeiro atendimento ao pós-venda. É um conceito que deixa de ser uma tendência e se torna uma necessidade para os negócios atuais. Basicamente, está relacionada com a qualidade do atendimento, serviços ou produtos, criando uma relação próxima e agradável.

Para a construção civil, nas suas mais diversas obras, os clientes buscam por segurança no momento da compra. Neste contexto, zelar pela experiência do cliente é uma forma eficiente para ter foco nos negócios e impulsionar os resultados.

Como melhorar a experiência do cliente?

Considerar um processo transparente de comunicação com o cliente desde o primeiro contato é peça-chave para o sucesso da operação. As etapas de contratação, manutenção até a entrega da obra devem ser claros e gerar satisfação para ambas as partes: cliente e empresa. Contudo, como melhorar os procedimentos internos e promover uma experiência incrível para os clientes?

Veja dicas infalíveis para alcançar esse objetivo!

Entenda a necessidade do cliente

O primeiro passo é entender, com detalhes, as necessidades do cliente com a obra, especialmente em relação a custos, prazos e qualidade. Com as expectativas alinhadas fica mais fácil gerar um orçamento para a obra e apresentar uma proposta competitiva.

Saber o que o cliente precisa vai orientar as ações da empresa para atender com eficiência, superando expectativas.

Crie um bom processo de vendas

O processo de vendas na construção deve ser claro e organizado para haver um padrão de atendimento e comunicação. Com a operação estrurada há espaço para uma abordagem personalizada ao cliente para entender suas expectativas sobre a obra.

É preciso estabelecer comunicação frequente com a equipe de vendas para garantir a satisfação do cliente em todas as etapas, como:

  • atendimento em todos os canais de comunicação;
  • marketing e relacionamento;
  • orçamento de obras e comercial;
  • entrega do produto;
  • pós-venda.

Conheça boas práticas do mercado

Uma maneira de aperfeiçoar a gestão é conhecendo boas práticas do mercado da construção civil, como por exemplo: estudar sobre cronograma de obras, medição de obras, organização financeira, etc.

Além disso, é fundamental formalizar contratos e buscar por o conhecimento profundo das normas e legislações para não haver surpresas.

Seja pontual e comunique-se bem

É muito comum ver clientes reclamando da falta de pontualidade e da comunicação por parte de profissionais da construção civil. Dessa forma, seja em uma visita técnica ou em uma mesa de negociação, a primeira impressão é a que fica.

Definitivamente, concentre suas forças em ter um cronograma de obras eficiente e uma comunicação de qualidade com o cliente. Assim, você conquista e gera confiabilidade nos serviços, um dos pilares para uma ótima experiência do cliente.

Esses fatores são determinantes para evitar manchar o relacionamento com o cliente e fazê-lo perder a confiança na marca.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Peça feedbacks dos clientes

Para garantir que as ações sejam promissoras, é fundamental monitorar a satisfação dos clientes após a entrega das obras. A melhor maneira para saber se a empresa realmente faz um bom trabalho é solicitar feedbacks dos clientes.

Para tanto, facilite as formas de comunicação e faça pesquisas de satisfação, analisando as respostas dos clientes sobre os serviços prestados. Essas informações são preciosas para saber os pontos que vão bem e onde é preciso melhorar.

Conclusão

Portanto, saber como melhorar a experiência do cliente é essencial para empresas da construção civil que desejam ter uma gestão moderna. Para tanto, é necessário entender as reais necessidades do cliente e pensar em formas eficientes para superá-las. Além de superar as expectativas, contribui para impulsionar os resultados do negócio. Isso contribui diretamente para a aquisição de novos clientes, por meio de marketing boca a boca.

Neste artigo, vimos que é preciso haver empatia para com as demandas e as expectativas dos clientes. Bem como haver processos, pesquisar por boas práticas, ter disciplina e boa comunicação para aumentar a experiência dos clientes.

Gostou do post? Viu como a experiência do cliente é importante para a construção civil? Agora que entendeu melhor o assunto, deixe aqui o seu comentário! Conte-nos como foi sua experiência com o assunto!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!