Por que o atendimento personalizado é tão importante em um negócio?

Por que o atendimento personalizado é tão importante em um negócio?

Atualizado em 30 outubro, 2020
por Marcel Ribeiro

O atendimento personalizado, diferentemente do atendimento padronizado, traz vantagens como a fidelização e a atração de novos clientes por indicação. Por isso, é preciso compreendê-lo melhor e conhecer as melhores práticas, tais como ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Há dois tipos de atendimento — o padronizado e o personalizado. O atendimento padronizado tem uma estrutura rígida que deve ser fielmente seguida. Já o atendimento personalizado se ajusta às demandas e escolhas de cada cliente. A questão é: por que o atendimento personalizado é tão importante?

Existem muitas razões, que serão apresentadas nos tópicos seguintes. Uma delas é que esse tipo de atendimento resulta em uma relação mais próxima dos clientes e negociações do tipo ganha-ganha. Portanto, empresa e clientes são beneficiados.

Diante disso, explicamos os benefícios do atendimento personalizado, suas melhores práticas e como a tecnologia pode ajudar. Continue atentamente a sua leitura!

Vantagens do atendimento personalizado

Há tantos benefícios quanto pode-se imaginar. E é exatamente por isso que o assunto é importante para negócios da construção civil. O atendimento personalizado permite que a empresa mantenha o foco no cliente, não somente no processo. Dessa forma, pontuamos aqui algumas vantagens, veja:

  • flexibiliza todo o atendimento;
  • permite que a empresa atenda melhor seus clientes;
  • gera mais satisfação no decorrer do processo;
  • revela um DNA empresarial mais centrado no cliente;
  • promove um grau maior de fidelidade;
  • aumenta a atração de novos consumidores.

A satisfação com o atendimento promove lealdade à empresa. Dessa forma, faz com que os clientes atuem como promotores da marca e tragam novos consumidores ao negócio. Ou seja, há um efeito “bola de neve” bastante positivo neste caso.

Principais características de um atendimento personalizado

A principal característica é o foco no cliente, o que é uma tendência nos dias atuais. Ou seja, deve-se tratar o consumidor como prioridade, e não o fluxo de trabalho ou as políticas do negócio. Assim, invariavelmente, ele estará no centro e todas as ações atenderão sua demanda.

Outra característica importante é a venda. É fundamental que o cliente seja ouvido e a solução seja desenhada pensando no seu problema. Se o processo não considerar a necessidade dele, o resultado pode ser negativo. Assim, a imagem abaixo representa as diferentes perspectivas em relação ao entendimento das necessidades do cliente.

Logo, não adianta ter processos e uma estrutura empresarial robusta se não houver escuta ativa sobre as necessidades do seu cliente. Quando há alinhamento entre as expectativas do cliente e a entrega final da obra, maiores são as chances de novas indicações.

Além disso, é necessário dar mais atenção à jornada do cliente. Um atendimento personalizado avalia como os contatos dele com o negócio podem ser aperfeiçoados. Isso ajuda a garantir um atendimento melhor e customizado de ponta a ponta, bem como uma entrega dentro das expectativas do cliente.

Tecnologia como recurso essencial para o atendimento

Para que o atendimento personalizado ganhe vida e seja funcional, é importante contar com a tecnologia. Bons sistemas tornam a empresa de construção mais flexível, ágil e consistente.

Há soluções como o Mais Controle que geram relatórios que podem ser enviados ao clientes sobre o andamento das obras. Isso cria maior relacionamento e personalização no atendimento. Sem essas características, o atendimento personalizado não existe.

Portanto, concentre-se na escolha de um bom software para seu negócio. O ideal é que ele cubra diferentes tarefas, como o controle de orçamentos e o financeiro. Além disso, ele deve fornecer uma ótima relação custo-benefício, aumentando a competitividade da empresa.

Melhore a gestão de obras com o Mais Controle

Conclusão

O atendimento personalizado gera maior relacionamento com os clientes e visa alinhar as expectativas entre as partes. Com clientes satisfeitos é maior a probabilidade de receber indicações, o que é ótimo para uma empresa da construção.

Agora que você está por dentro do tema, lembre-se sempre de que há muitas vantagens ligadas ao atendimento personalizado, como maior satisfação do cliente, sua fidelização e atração de novos consumidores.

Para promovê-lo, é importante investir em algumas características, como o atendimento consultivo, e adotar softwares específicos para isso.

Gostou do nosso artigo? Quer aprender mais conosco? É fácil. Siga nossas redes sociais e acompanhe nossas novidades. Estamos no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!