Saiba como aproveitar o crescimento do mercado da construção civil em 2021

Saiba como aproveitar o crescimento do mercado da construção civil em 2021

por Marcel Ribeiro

São boas as expectativas de crescimento do mercado da construção civil em 2021. Fatores como organização, planejamento, gestão financeira e a tecnologia podem auxiliar nesse processo de retomada.

O novo coronavírus deixou famílias desoladas no mundo todo e foi responsável por um verdadeiro tombo na economia global. Apesar do cenário desafiador, o mercado da construção civil atravessou o ano de 2020 com resultados animadores para construtoras e empreiteiras.

Pensando nisso, entenda como foi o ano de 2020 para o mercado da construção civil e o saiba das projeções para o setor em 2021. O final deste artigo mostra os próximos passos para aproveitar este crescimento através da gestão das obras e bons parceiros.

Continue a leitura!

ebook com dicas para gestão de obras e construção civil

Como foi o ano de 2020 para o mercado de construção civil?

É verdade que o ano de 2020 foi desafiador para todos os setores da sociedade brasileira e mundial. Isso devido às restrições sanitárias adotadas para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

No entanto, a construção civil obteve um rendimento superior à economia do Brasil. Para você ter uma ideia, de janeiro a agosto de 2020, o segmento abriu cerca de 60 mil postos de trabalho.

Quais são as tendências para o mercado da construção civil em 2021?

Em 2021, o mercado da construção civil deve ter a maior alta em 8 anos, de acordo com estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. A instituição prevê um crescimento de 4% no PIB referente ao setor no Brasil. Esse fato é algo que não ocorria desde 2013, quando o segmento registrou um crescimento de 4,5%.

Assim, a construção civil deve ter um rendimento superior ao restante da economia brasileira, mas pode enfrentar desafios referentes ao encarecimento de insumos e equipamentos. Algo natural devido à variação da inflação na construção civil, que somou uma alta de quase 18% de janeiro a novembro de 2020.

Como aproveitar o crescimento do mercado de construção civil?

Até aqui, você sabe que o mercado da construção civil deve continuar a crescer em 2021. Contudo, a questão que fica é como aproveitar esse cenário positivo para empreender no setor, certo?

Respondemos à pergunta com alguns passos que ajudam a ter controle financeiro e a despontar a empresa à frente da concorrência.

Assertividade nos Orçamentos de obras

Para dinamizar o rendimento da empreiteira ou da construtora, é preciso, inicialmente, melhorar o gerenciamento de obras. Nesse sentido, o primeiro passo é elaborar um bom orçamento, verificando cada etapa do projeto e prevendo despesas operacionais. Isso fará com que você tenha maior previsibilidade sobre a margem de lucro da obra e sobre o fluxo de caixa da empresa.

Acompanhamento Financeiro de Obras

Um rigoroso e regular acompanhamento de obras deve ajudar, também, a organizar as contas a pagar e receber da empresa. É necessário realizar esse processo com base no andamento das obras para verificar se o cronograma está sendo cumprido. Além de integrar as áreas que necessitam de um contato mais próximo, isso ajuda a reduzir conflitos de comunicação.

Gestão de Compras

Buscar novas parcerias no mercado é uma estratégia eficiente para aumentar a competitividade da empresa no mercado. Consequentemente, isso ajuda a fechar mais contratos para a execução de obras. Ao mesmo tempo, a gestão de compras torna o caixa da empresa mais previsível diante de um cenário desafiador na economia global.

Como a tecnologia pode ajudar?

Otimizar o orçamento, organizar processos e conquistar novos clientes são tarefas que demandam tempo do gestor. Por isso, uma dica é usar a tecnologia para auxiliar nos processos de gestão de obras.

Com um software de gestão, você pode ter as informações estratégicas do seu negócio em um só lugar, o que facilita o acompanhamento. Assim, é possível otimizar processos e ganhar tempo com lançamentos e atividades rotineiras. Além disso, as decisões de seu negócio são tomadas com base em dados, o que possibilita melhores decisões.

Conclusão

Neste texto, você percebeu que o mercado de construção civil deve ter, em 2021, um dos melhores resultados dos últimos tempos. Isso ainda considerando os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia brasileira. Por isso é importante se preparar internamente, seguindo esses passos que irão te ajudar a atingir melhores resultados. Contando sempre com o apoio da tecnologia, para te fazer ganhar tempo e diminuir erros.

Gostou do conteúdo? Então, ajude seus colegas a conhecer as tendências da construção civil em 2021. Compartilhe já este post nas redes sociais!

Marcel Ribeiro
Escrito por
Marcel Ribeiro
Engenheiro e cofundador do software Mais Controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja algumas postagens relacionadas

Saiba como o Mais Controle pode ajudar nas melhores decisões!